Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Esquemas de Segurança


Esquemas de Segurança


            A tecnologia atual tem facilitado sobremaneira a vida material do homem na Terra. São inúmeras as conquistas feitas pelos cientistas e que beneficiam, diretamente, o ser humano. Descobertas surgem diariamente, solucionando problemas, prevenindo doenças, estimulando a vida, lutando contra a morte.

            Mas a técnica não dá virtude ao homem e, por isso mesmo, o homem de hoje ainda não se despojou do orgulho, do egoísmo, da vaidade e de tantos outros males que o atormentam. É o mesmo homem que perambula pelos milênios da História, sempre a matar, a roubar, a trair, a cobiçar.  Apenas refinou a técnica de ação e as armas usadas; continuou com os mesmos objetivos.

            Então, vemos os governos preocupados com inúmeros "esquemas de segurança", isto é, determinando providências para evitar que a ação destruidora do homem se manifeste na plenitude de suas forças.

            Aqui são policiais encarregados da manutenção da ordem, impedindo vândalos de depredarem o bem público; ali são agentes do trânsito incumbidos de forçar o homem a obedecer às leis e regulamentos vigentes; mais adiante são fiscais para todos os tipos de impostos, para que haja equânime distribuição das responsabilidades sociais, vez que ninguém quer cumprir o que a lei determina: uns burlam no peso, outros no total a recolher, outros no preço. Há, até, fiscais da qualidade de produtos de alimentação, porque o homem, na sanha do lucro, do ganho maior, não se importa de vender algo estragado ou fora do prazo de validade, mesmo que isso esteja comprometendo a saúde do seu irmão.

            A importância monetária que se gasta com fiscalização, repressão, impedimento e tantas outras coisas é impressionante, subindo à casa dos trilhões ...

            Tudo por quê?

            Porque o homem ainda não se evangelizou! Ainda não compreendeu o ensino do Cristo: "Fazer aos outros o que queremos que nos seja feito", que é a "Lei Áurea" da vida.

            E vemos tantos correrem atrás de cultura, valores mundanos, posição, dinheiro, destaque, quando uma só coisa é importante: a evangelização da criatura humana.

            Muitos objetarão: mas o homem deve estudar! As leis de segurança são necessárias, dado o atraso do mundo em que vivemos!

            Sim, são objeções ponderáveis; o que afirmamos, entretanto, é o descuido com que temos olhado para a evangelização da criatura humana. Há até, às vezes, quem tenha vergonha de dizer que estuda o Evangelho ... E é no Evangelho que estão todas as normas indispensáveis à sublimação do homem. Ali repousam as chaves da nossa libertação. Da libertação de toda a humanidade, por isso que quando o homem se evangelizar todas as medidas de segurança, todas as fiscalizações, todas as leis coercitivas não terão razão de ser, já que por si mesmo ele reconhecerá que antes de reclamar direitos precisa cumprir seus deveres.

            Teremos, então, inúmeros recursos voltados para o bem da humanidade, no
esclarecimento da mente humana e na busca da nossa redenção, porque o dinheiro que ora se gasta e se aplica na repressão, à falta de evangelho no homem, será revertido ao lazer, ao aprendizado que constrói e edifica.

            Terá chegado, assim, o momento em que o homem poderá dizer-se verdadeiramente irmão do próprio homem.  


Felipe Salomão

inReformador’ (FEB) Maio 1974



Nenhum comentário:

Postar um comentário