Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Conclusão da pesquisa

 


Conclusão da pesquisa

Ignácio Bittencourt por W. Vieira         Reformador (FEB) Março 1963

 

            Companheiro espírita, que não entendes ainda nos princípios do Espiritismo?

            A singela pergunta surge com imensa importância, porque sem o necessário entendimento do Espiritismo há sempre falhas na utilização do estágio terrestre.

            É imprescindível assimilar a Doutrina Espírita, nas entranhas da própria alma, para que seja vivida nas ações cotidianas.

            Para senti-la, porém, urge compreendê-la, raciocinando.

            Com todos os ensinamentos excepcionais divulgados pelas ciências e pelas filosofias da atualidade, não encontrarás a explicação das Leis que orientam a Vida Eterna, tanto quanto na intimidade da fé positiva que esposamos.

            Quase todos os setores da existência humana já foram motivos para revelações espirituais.

            Quase todos os fenômenos que sensibilizam a consciência já receberam na Terra essa ou aquela palavra esclarecedora do Mais Além.

            Mas o ideal espírita só abrasará o mundo se o acendermos no imo do próprio ser. Evitemos a derrota prévia das almas amodorradas na rotina e construamos o tempo do estudo.

            Ócio é coágulo da vida.          

            Não te contentes em declarar que conheces os postulados que abraças. Aprendizado não decorre de geração espontânea.

            Analisa o teu conhecimento doutrinário nas horas de decisão. Em tais circunstâncias é que demonstrarás para ti mesmo e para os outros como se te gradua o brilho do Espiritismo no âmago da razão.

            E faze testes rigorosos contigo, medindo a própria aplicação: abre indiscriminadamente um compêndio básico de Doutrina e verifica se dominas o assunto tratado nas páginas descerradas.

            Visita uma biblioteca espírita e observa quantos volumes já analisaste com atento.

            Ouve um orador e repara se estás percebendo o conteúdo das palavras pronunciadas.

            Considera qual o esforço que despendes por dia, por semana ou por mês, para realizar esse ou aquele estudo pessoal dos princípios que esposas.

            Sopesa como e quanto já favoreceste, sem imposição, a benéfica renovação dos parentes, amigos e colegas que te cercam.

            O homem não deve ser espírita apenas por inclinação.

            Os Emissários Espirituais dos Planos Divinos não ditam mensagens, desde os albores da Codificação Kardequiana, somente com interesse literário. Visam a elevado fim: a instrução da Humanidade.

            Por esses e outros motivos, reconhecemos o acerto da opinião indiscutível dos Excelsos Dirigentes do Espiritismo, nas Esferas Superiores, que, após minuciosa pesquisa, chegaram à conclusão de que, junto às calamitosas quedas morais e às deserções deploráveis de numerosos companheiros responsáveis pelo serviço libertador, entre todas as causas que dificultam a marcha da Nova Revelação na Terra, destaca-se, em posição de espetacular e doloroso relevo, a preguiça mental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário