Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

De Pedro Richard para nós...

De Pedro Richard (Espírito) para nós...

Reformador (FEB) Setembro 1924

 A Propaganda espírita e as teorias humanas

Como deve o crente proceder antes e depois de qualquer resolução.

 

            Companheiros caros, à Virgem imploro que vos ampare e abençoe.  

            Todos vós, quando palestrais sobre pontos da doutrina, costumais dizer que a propaganda é feita pelos Espíritos. Podeis acrescentar: sempre que o homem procura executar as suas próprias teorias na propagação das ideias espíritas, o fracasso é certo. Isto vem a propósito de algo que acabastes de ler e que é muito de molde ao ser comentado com habilidade, fazendo-se ressaltar a necessidade da base evangélica na criação das casas espíritas.

            Meus amigos, nenhum de vós poderá dizer, se não por inspiração, o que se fará em prol da propaganda da verdade no dia de amanhã, nem igualmente dizer de que meios se servirão os encarregados de tal propaganda e até que ponto atingirá ela. Tudo são trevas, no mundo em que viveis, para aqueles que não estão em comunhão com os seus guias.

Estas verdades vos são repetidas todos os dias, os livros estão delas saturados; apesar disto, porém, aqui as repito, porque nunca é demais faze-lo.

            Quando aí entre vós, na estacada, eu só temia uma coisa e era não ser, em determinados casos, o fiel intérprete dos que são os diretos mensageiros do Senhor.

            Perguntava então a mim mesmo: Estarei com n verdade? Serei realmente inspirado pelo meu guia? E nestas interrogações consumia longas vigílias até que era levado a assumir certas atitudes cujos resultados foram sempre benéficos, porque elas eram do meu guia e não minhas.

            Assim devem os espíritas considerar os seus casos; medita-los, pesa-los, procurando receber por inspiração o modo de resolve-los. Não se admitem nas fileiras espíritas ideias preconcebidas, desde que o homem, falível, nada produz que não seja susceptível de exame e reforma. Isto deveis ter em mira, cristãos em Cristo, mesmo porque é um ato de humildade confessar a si próprio o seu erro, quando a luz da verdade bateu à consciência, iluminando-a.

            Estes preceitos, meus amigos, se postos em prática na Casa de Ismael, serão suficientes para tornar fácil a escalada do progresso. Também a vossa união em torno das resoluções tomadas será fator decisivo na execução da vossa tarefa.

            Meditai sempre no vosso papel, nas vossas responsabilidades, nos exemplos que deveis dar, para poderdes marcar com segurança a vossa ação.

            Deus vos inspire, meus caros companheiros de todos os tempos, e crede-me sempre vosso colaborador dedicado e fiel.

            Maria vos abençoe. Richard.


Pedro Richard

Nenhum comentário:

Postar um comentário