Pesquisar este blog

domingo, 23 de março de 2014

Incompreensão


Incompreensão
Martins Peralva


Reformador (FEB) Janeiro 1962

            Sim, amigo, a incompreensão dilacera-te a alma.

            Desejarias que o teu pensamento, as tuas ideias e os teus sentimentos fossem os sentimentos, as ideias e o pensamento dos que, junto de ti, palmilham o caminho evolutivo, as veredas da redenção.

            Mas tu, que lês e meditas, que estudas e raciocinas sobre o Evangelho e o Espiritismo - tu, que falas e escreves, não tens mais o direito de alimentar semelhante ilusão.

            Esperar entendimento não mais se justifica em ti, porque não desconheces a Doutrina, nem ignoras as lições da Boa Nova da Imortalidade.

            O Evangelho e o Espiritismo te cassaram o direito de exigir compreensão, porque ambos te ensinaram, te induziram a ser compreensivo.

            Desejarias - bem o sinto! - que o lar fosse o tranquilo refúgio onde pudesses, esgotado, descansar dos labores de cada dia, em noites em que o cansaço não é mais cansaço, porque se transformou em exaustão, convertendo-te num trapo humano.

            Gostarias - oh, como o percebo! - de te entreteres em palestras edificantes com aqueles que, contigo, mais de perto transitam nas redentoras estradas da vida.

            Sentir-te-ias feliz - imensa e profundamente feliz, suave e liricamente venturoso! - se a tua delicadeza e se o teu carinho tivessem ressonância junto a todos os caminheiros terrenos.

            Sim, amigo, seria agradável e reconfortante, mas, bem o reconheces, em tuas silenciosas reflexões: não tens direito, por enquanto, a essa ventura.

            O teu mundo, o nosso mundo não comporta, ainda, a felicidade sem mescla.
"O meu reino não é deste mundo" - asseverou o Mestre.

            Resgata, primeiro, os teus débitos.

            Acerta, antes, as tuas contas.

            Corrige, agora, os erros de ontem.

            Reconcilia-te com aqueles a quem feriste, suporta aqueles a quem fizeste chorar, abraça aqueles cujas esperanças esfacelaste.

            Foste livre na semeadura? Sê, agora, escravo na colheita...

            Não sonhes com a reciprocidade afetiva, uma vez que, no momento que passa, no relógio de tua vida, ela é uma flor que não pode medrar no jardim do teu idealismo, no canteiro de tuas aspirações. 

            Oferece tua ternura, dá algo de ti mesmo, mas não esperes retribuição, porque a Lei está funcionando junto a ti, contigo, em ti mesmo, nos escaninhos da tua consciência.

            Os teus companheiros de jornada, guardando, ainda, dolorosas e amargas reminiscências de ti, desconfiam do teu afeto, repelem o teu carinho. Tem, pois, paciência.

            Resigna-te.

            Ama e sofre, perdoa e procura servir.

            Não é isso que tens aprendido no Espiritismo?! Não te tem o Evangelho indicado essa conduta?!..

            Lembra-te do Cristo, quando te sentires fraco no exercício da compreensão.

            Ele espalhou alegria e paz, consagrando-as, jubilosamente , nas Bodas de Caná da Galileia.

            Distribuiu, por onde passou, saúde e bom ânimo, esperança e fé.

            Reabilitou mulheres infelizes, corrigiu homens equivocados.

            No entanto, no seu último dia entre nós, ofertamos-Lhe, por lembrança do Mundo, o vinagre e o fel, a coroa de espinhos e a cruz.

            Recorda isso, amigo, a fim de que a incompreensão te não doa n’alma; a desafeição dos teus não te incomode tanto; a rebeldia dos companheiros não te deprima a vida.

            Ora e trabalha, confia e espera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário