Pesquisar este blog

domingo, 26 de setembro de 2021

Está certo

 

Está Certo

por Antonio Wantuil de Freitas

Reformador (FEB) 16 Outubro 1936

                 Constantemente ouvimos, em rodas espíritas, comentários sobre esse ou aquele livro escrito por adversários do Espiritismo. Uns se sentem irritados com tantas inverdades insertas em tais livros, perplexos com a coragem e com a deslealdade dos autores. Outros se admiram da ousadia com que eles se põem a escrever sobre um assunto que não conhecem. Enfim, todas as rodas espíritas comentam, mas raramente alguém se lembra de que tudo isso está certo, certíssimo.

            Cada livro que lançam é uma propaganda que fazem da nossa doutrina, sendo até de lamentar que tenham tiragem reduzida e fiquem, assim mesmo, com a metade encalhada nas livrarias.

            Tais são os disparates e as contradições que elas encerram, que muitas simpatias tem produzido para o Espiritismo e mesmo atraído céticos para o seu estudo.

            Conhecemos um amigo, hoje espírita, que foi trazido ao nosso convívio pela leitura de um livro editado pela Livraria Católica – “Casos Reais a Registrar”.

            Parece-nos que ultimamente os padres e os pastores inteligentes vêm percebendo que os seus livros têm produzido efeito inverso do que imaginaram, chegando alguns, como o ver. Dr. Otoniel Motta, a declarar: - É um perigo negar-se os fenômenos espíritas.

            É fácil compreendermos como os fatos se passam: Um católico lê um livro editado pelos padres, onde afirmam que os fenômenos espíritas são truques. Dias depois lê outro, como o “Casos Reais” acima referido, e pelos mesmos padres publicado e recomendado, asseverando que os fenômenos existem, mas produzidos pelo diabo.

            Ora, esse católico que naturalmente tem cérebro, verifica logo que os padres argumentam com mentiras e contradições e, se mentem, é porque o Espiritismo é inatacável.

            Está, portanto, certo.

            Certo sim, pois se tivessem estudado o Espiritismo, tê-lo-iam compreendido e assimilado. E quem quer que seja, que realmente o estude, jamais o combaterá, tal a pureza, a perfeição e a lógica dos seus ensinamentos.

            Se conhecessem o Espiritismo e o atacassem, o que nos parece impossível, então diríamos – está errado, porque mentiriam conscientemente, mentiriam a si mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário