Pesquisar este blog

domingo, 20 de setembro de 2020

A ressurreição de Cristo

 


A Ressurreição de Cristo

A Redação

Reformador (FEB) 31 Março 1907

             Jesus anunciara antecipadamente aos seus discípulos o que com ele havia de suceder, confirmando ao demais o que a seu respeito se achava contido nas Escrituras: que “importava que o Filho do homem fosse levantado, (para designar de que morte havia de morrer) (1);” que o “Filho do homem seria entregue para ser crucificado (2);” que, porém, ressurgiria dos mortos, e “depois que ressurgisse, iria adiante deles para a Galileia (3).”

             Entretanto, ou porque o seu entendimento de homens ainda se não achasse aberto para a penetração do sentido espiritual das palavras do Mestre, como aconteceu depois do Pentecoste, em que pela portentosa manifestação espírita que então se deu (4) foram confirmadas em suas diferentes e respectivas mediunidades; ou porque, à força de o verem realizar prodígios e escapar sempre à desordenada sanha do que contra ele mais de uma vez haviam investido, tentando prendê-lo ou lança-lo abaixo do monte, acabassem por acreditar invulnerável e intangível a pessoa do idolatrado Mestre, o certo é que, quando o o viram cair inerme e sem defesa nas mãos dos quadrilheiros, dir-se-ia que uma súbita desilusão daquele prestígio, que tanto os fascinara, lhes invadira a mente, e um insopitável terror se lhes apoderou o coração.  

 (1) João, XII, 32 e 33

(2} Mateus, XXVI, 2 

(3) Idem, XXVI, 32

(4) Atos dos Apóstolos, II, 1 a 4

             Daí a fuga e o abandono, “a dispersão das ovelhas” e a dolorosa peregrinação do Pastor, de tribunal em tribunal, até ser, pela pusilanimidade de Pilatos entregue aos furores da turba, insuflada pelos príncipes dos sacerdotes e os fariseus, para a ignominiosa suspensão no alto madeiro, que ao contato do seu corpo angélico se deveria de então em diante transformar em símbolo e penhor de redenção.

             E foi preciso que um ilustre e rico senador, dispondo desse duplo prestígio da posição e da fortuna, se atrevesse a afrontar a atmosfera de hostilidades que se fizera em torno do Crucificado, até mesmo depois da consumação do sacrifício, para que o seu próprio corpo inanimado não fosse abandonado aos derradeiros desabafos do ódio impenitente. Somente, pois, José de Arimatéia, “que também esperava o reino de Deus,” como discípulo de Jesus, posto que apenas o fosse ocultamente, por uns restos de respeito humano que o retinham, teve a coragem de reclamar de Pilatos os despojos do Salvador, dando-lhe piedosa sepultura no coração da rocha, que fizera abrir, em meio do horto que possuía próximo ao calvário.

             E ali ficaram eles – os preciosos despojos – sob a pesada lousa, que o rancor vigilante dos algozes ainda obteve de Pilatos a permissão de fazer guardar pelos pretorianos, tendo tido o prévio cuidado de colocar-lhe selos, para assegurar melhor a inviolabilidade da sepultura.

             Mas – refere a Escritura:

             “No primeiro dia da semana veio Maria Madalena ao sepulcro de manhã, fazendo ainda escuro: e viu que a campa estava tirada do sepulcro.  

            Correu, pois, e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo a quem Jesus amava e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram.  

            Saiu então Pedro e aquele outro discípulo e foram ao sepulcro.

            Ora eles corriam ambos juntos, mas aquele outro discípulo correu mais do que Pedro, e levando-lhe a dianteira chegou primeiro ao sepulcro.  

            E tendo-se abaixado, viu os lençóis postos no chão, mas todavia não entrou.

            Chegou, pois, Simão Pedro que o seguia e entrou no sepulcro e viu postos no chão os lençóis e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, o qual não estava com os lençóis, mas estava dobrado num lugar a parte.  

            Então, pois, entrou também aquele discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro, e viu e creu.

            Porque ainda não entendiam a Escritura: que importava que ele ressuscitasse dentre os mortos.

            E voltaram os discípulos outra vez para sua casa.” (João, XX, 1 a 10)

             Prossegue o evangelista narrando, ato contínuo, a primeira aparição do Cristo ressuscitado a Maria Madalena, e outra em seguida, na tarde desse mesmo dia, aos discípulos que se achavam a portas fechadas, “por medo que tinham dos judeus” e uma terceira aparição, oito dias depois, nas mesmas condições, aos discípulos, para confundir a incredulidade de Tomé, a quem consentiu que examinasse com o dedo os orifícios dos cravos em suas mãos e o lançaço que lhe produzira no lado o soldado romano; ainda outra aparição à borda do mar de Tiberíades, etc. Os demais evangelistas referem ainda outras aparições de natureza semelhante que não se acham contudo mencionadas no quarto evangelho, de cuja omissão se faz cargo o próprio autor, afirmando que “outros muitos prodígios ainda fez Jesus em presença de seus discípulos, os quais não foram escritos neste livro.”(XX, 30).

 ***

             A ressurreição do Cristo, coroamento lógico de sua missão e de seus ensinos imortalistas, pode ser encarada como fato histórico e no ponto de vista do ensinamento do ensinamento moral ou religioso que contém.  Seja-nos lícito examina-la em cada um desses aspectos, hoje que por toda a parte comemora a cristandade.

             Como fato histórico, ela tem permanecido sem contestação digna de crédito, a menos que se queira atribuir a umas vagas insinuações forjadas, até aos nossos dias, pelos adversários do Cristianismo, que de resto nunca chegaram a documentar com provas o seu desmentido.

             É certo que a história não atesta positivamente; antes, em sua incapacidade de a apreciar com os elementos puramente terrenos de que dispõe, limita-se a opor-lhe umas tímidas reticências. É assim que no compêndio universal de César Cantu, de que pelo seu caráter popular, facilmente acessível, preferimos socorrer-nos, encontra-se esta referência:

             No domingo, porém, Maria de Magdala e as outras mulheres foram de madrugada ao jazigo. Viram com assombro que a pedra que tapava a entrada da gruta havia sido deslocada. Entraram: o corpo havia desaparecido! Foram contar o estranho caso, a pequena comunidade galileana soltou um grito uníssono: Ressuscitou! E a crença na ressurreição de Jesus radicou-se no coração dos que o haviam amado em vida, para ser transmitida à Igreja cristã como um dogma.

             “Jesus ressuscitado pertence à religião, não à história. A história deixa-o no túmulo, porque os seus olhos profanos só podem ver nele a natureza humana; porque a razão, que a guia, não invade os domínios da fé.(1)

                 (1) C. Cantu, Historia Universal, vol. V, págs. 106

             Ao que podemos, por nossa parte, objetar que, tendo chegado a época da fé raciocinada, em substituição da fé passiva e cega, esses domínios deixaram de lhe ser inacessíveis, Hoje acreditamos no que é sancionado pela razão, e só acreditamos naquilo que nos seja demonstrado, quer pelos fatos quer pelos dados da análise do raciocínio.

             Ora, a ressurreição do Divino Mestre é um fruto universalmente aceito pelos adeptos da Revelação moderna, não como um artigo de fé imposto, à fortiori, mas como o resultado de seus conhecimentos da fenomenologia espírita. Nem todos, contudo, entendem do mesmo modo. Uns, com efeito, acreditam que Jesus ressuscitou com o mesmo corpo que revestira durante a sua passagem pela Terra e que, composto de fluidos sutis, compatíveis com a pureza perfeita e imaculada, apenas condensados para dar-lhe a aparência corpórea, similar à das materializações espíritas, não sofrera decomposição e por isso não deixara vestígios no túmulo abandonado. Outros entendem que o Cristo apenas ressurgiu com o seu corpo astral, fluídico, ou perispirítico, e com ele se mostrou aos seus discípulos.

             Esses porém, não conseguem resolver as múltiplas dificuldades que se apresentam para explicar os atos propriamente de vida de relação praticados pelo Divino Mestre nos dias subsequentes à ressurreição, aos olhos pasmos dos discípulos – para já não falarmos de outros fatos enigmáticos ocorridos durante a sua vida, inexplicáveis a não admitir-se uma corporeidade especial para o Enviado do céu.

             Antes de passar adiante, seja-nos lícito fazer aqui uma ressalva: trazendo mais uma vez para estas colunas a análise deste ponto, nem de leve nos passa pela mente a ideia, de que Deus nos livre, criminosa que seria, de fazer da personalidade de Jesus um motivo de separação ou de discórdia entre os espíritas.

             Sem dúvida – e neste ponto felizmente estamos todos de acordo - o que acima de tudo nos interessa na história e na vida do meigo Nazareno são os seus ensinos morais e os seus atos de amor e humildade; porque de observar aqueles e imitar estes dependem nosso adiantamento nesta vida e a nossa felicidade espiritual na outra.

             Isso, porém, não exclui o interesse que nos devem despertar todas as circunstâncias de que se revestiu aquela vida incomparável. Se nos agrada e convém a doutrina, porque nos não há de interessar também a pessoa do seu instituidor?

             Encarando-a, pois, no ponto de vista sob que nela faz conhecer a Revelação da Revelação, defendemo-nos vivamente da ideia de criar um partido ou originar um cisma e não pretendemos de modo algum impor a quem quer que seja o nosso modo de ver. O que pedimos aos que não pensam como nos é que, não somente não nos queiram mal por isso, mas que esclareçam e dissipem o nosso erro, dando-nos com a indispensável clareza uma explicação satisfatória, quer dos atos maravilhosos praticados por Jesus durante a vida, como o súbito desaparecimento das mãos dos que o haviam agarrado para lança-lo monte abaixo, o trajeto sobre as águas, a transfiguração do Tabor, o sentido, em relação a ele, das palavras sobre João Batista, como o maior “dentre os nascidos de mulher,” etc., etc. quer do atos posteriores à ressurreição a começar pelo desaparecimento do seu corpo do sepulcro, o que não pode ser atribuído a uma sonegação praticada pelos discípulos; primeiro porque se achavam eles ocultos e amedrontados; e segundo porque os judeus vigilantes teriam desmascarado essa burla, caso tivessem tido a coragem de leva-la a efeito.

             São estas dificuldades - e aqui retomamos o fio interrompido pela digressão - que não resolvem os nossos irmãos em crença adversos a admitir no Cristo uma corporeidade peculiar à sua natureza, ao grau de sua perfeição.

             Porque, a menos que se queira adotar um duplo arbitrário critério analítico das Evangelhos – um para adotar as doutrinas outro para impugnar os fatos – aceitando-se, pois, como verídica a palavra dos evangelistas, vemos que Jesus praticou, depois da ressureição, atos idênticos aos que antes praticara:

             Caminhou ao lado de dois discípulos que se dirigiam a Emaús, sentou-se com eles à mesa e, tendo-se feito por eles reconhecer ao partir do pão, desapareceu subitamente (1); apresentou-se logo depois em Jerusalém, entre os onze apóstolos reunidos e, para testemunhar-lhes a mesma corporeidade de sempre, os advertiu: Olhai para as minhas mãos e pés porque sou eu mesmo; apalpai, e vede que um espírito não tem carne nem ossos como vos vedes que eu tenho.” E como eles ainda se mostrassem hesitantes, comeu e provou à sua vista da posta de peixe e do favo de mel que eles lhe apresentaram (2)

             A esses fatos ainda se podem acrescentar os que se acham no capítulo XXI do Evangelho de João.  

             Do seu exame o que resulta é que o corpo com que Jesus se apresentou aos seus discípulos depois da ressurreição, reatando a série dos prodígios, é o mesmo com que antes os havia produzido, o mesmo ainda com que elevou-se nos ares, ou aos céus, na Ascenção, desaparecendo às suas vistas.

             (1) Lucas, XXIV, 15 a 34.

                (2) Lucas, XXIV, 33 a 43. Quanto à ingestão do alimento, o que se deu - é claro – é claro – foi uma dispersão dos seus elementos, operada por eles.

             Ora, teria Jesus remontado às altas regiões, de que baixara, com um corpo de matéria corruptível? – Assim o acreditaram, em sua simplicidade e limitado conhecimentos, muitos dos seus primeiros continuadores e discípulos. Hoje, porém, graças aos esclarecimentos que já possuímos, esse fato da ascensão, como os acima assinalados, só pode ser admitido como a derradeira manifestação espírita daquele que, puro espírito, da matéria grosseira, tal como a conhecemos e sentimos em nós mesmos, não poderia suportar o esquálido contato. Com ele só era compatível a condensação de fluidos etéreos que bastassem à 'corporeidade necessária aos fins de sua missão messiânica na terra.

 ***

             No ponto de vista moral, ou religioso, a ressurreição é o remate glorioso e indispensável das doutrinas imortalistas que Jesus, das quais foi, por assim dizer, a comprovação documental. Sem ela, a fé dos seus continuadores e discípulos teria faltado o elemento vivo que a fez subir às culminâncias do assombro e do delírio.

             Certos, porque tinham visto, de que ressuscitariam, como ressuscitara o Mestre, não houve fadigas a que não expusessem, nem perigo que não arrostassem, para pregar à face do mundo as doutrinas de redenção e vida eterna de que se haviam constituído portadores.

            Considerando hoje, a vinte séculos de distância, aquele fato e essas doutrinas, podemos também compreender que ele encerra ainda uma alta significação espiritual. Corporificação viva dos ensinos que trouxera ao mundo, para a regeneração de sua humanidade, o Cristo ressurgido vale pela afirmação de que a coligação dos ódios e dos interesses subalternos pode por alguns instantes obscurecer o brilho da verdade e aparentar sobre ela um efêmero triunfo. Mas, como a Verdade, que é de Deus, é invencível, esse breve eclipse não terá servido senão para faze-la fulgurar de novo, com duplicada intensidade.

             Na ressurreição do Cristo, vemos o triunfo da Verdade sobre o erro, do Bem sobre o mal, da inocência sobre o crime. Despedaçando a lousa que por um momento o sepultara, emergindo de novo com a fronte aureolada pelas claridades do céu, Jesus é ainda e sempre para nós um símbolo e um modelo.

             Veneremos esse símbolo e, copiando esse modelo, mostremo-nos dignos da herança de Bem, de luz e de Verdade que nos legou o seu amor inimitável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário