Pesquisar este blog

sábado, 28 de julho de 2018

Misericórdia



Misericórdia
 Emmanuel por Chico Xavier
Reformador (FEB) Agosto 1955

 Não aguardes a queda espetacular do próximo nos despenhadeiros do crime ou do sofrimento para exercer o dom da misericórdia que o Senhor cultivou em nossa fé.
Mais vale o amparo previdente na preservação do equilíbrio, que o remédio de efeito problemático no reajuste.

Não desperdices teus minutos na expectação inoperante, exclamando à frente dos problemas difíceis:

- Amanhã, farei alguma coisa.
- Depois, tentarei realizar.
- Um dia chegará...
- Quando a oportunidade surgir...

Ataca, hoje mesmo, o serviço da fraternidade para que a compaixão não seja em teu espírito um ornamento inútil.

Sê misericordioso para com os que te cercam.

Inicia a obra de benemerência, em tua própria casa, distribuindo algumas palavras de incentivo com quem comunga teu cálice de luta.

Ajuda aos velhos abnegados de teu caminho com algum sorriso de compreensão, restaura a coragem na alma da esposa, restabelece o bom ânimo do companheiro, auxilia os irmãos, usando acha chave milagrosa do carinho, e não te esqueças do apoio que os corações juvenis reclamam de tua boa vontade e de tua experiência que o Cristo enriqueceu.

Há mil meios de praticar a misericórdia cada dia...

Não olvides o silêncio para a calúnia, a bondade para com todos, a gentileza incessante, a frase amiga que reconforta, a roupa que se fez inútil para o teu corpo, suscetível de ser aproveitada pelo irmão mais necessitado, o pão dividido, a prece em comum, a conversação edificante, o gesto espontâneo de solidariedade...

Ninguém é tão pobre que não possa dar alguma coisa aos semelhantes, e aquele que se compadece e ajuda cede ao próximo algo de si mesmo. Não te detenhas, portanto. Não admitas que a incerteza ou o temor lhe imobilizem o passo. Vale-te das horas e auxilia sempre, sem ostentação de virtude, sem reclamação, sem alarde e a vida entesourará as tuas migalhas de amor, delas formando a tua riqueza imperecível na bem-aventurança do Céu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário