Pesquisar este blog

domingo, 31 de maio de 2020

Tua fé te salvou!


O Leproso Agradecido  /  Tua Fé te Salvou!          
                  
         17,11 Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia. 17,12 Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando: 17,13 -Jesus! -Mestre! -Tem compaixão de nós! 17,14 Jesus viu-os e disse-lhes: “ -Ide, mostrai-vos ao sacerdote!”
17,15 Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. 17,16 Prostrou-se aos pés de Jesus e Lhe agradecia. Era um samaritano. 17,17 Jesus lhe disse:
“ -Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove? 17,18 Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?” 17,19 E acrescentou:
“ -Levanta-te e vai, tua fé te salvou!”


         De  “A Gênese”, de Allan Kardec, no seu Cap. XV,  extraímos o trecho que se segue, para
Lc (17,11-19) -O Leproso Agradecido / Tua fé te salvou!:
       
            “Os samaritanos eram cismáticos, mais ou menos como os protestantes com relação aos católicos, e os judeus os tinham em desprezo, como heréticos.

            Curando indistintamente os judeus e os samaritanos, dava  Jesus, ao mesmo tempo, uma lição e um exemplo de tolerância; e fazendo ressaltar que só o samaritano voltara a glorificar a Deus, mostrava que havia nele maior soma de verdadeira fé e de reconhecimento, do que nos que se diziam ortodoxos.

             Acrescentando: “-Tua fé te salvou”, fez ver que Deus considera o que há no âmago do coração e não a forma exterior da adoração.

             Entretanto, também os outros tinham sido curados.

             Fora mister que tal se verificasse, para que ele pudesse dar a lição que tinha em vista e tornar-lhes evidente a ingratidão.

            Quem sabe, porém, o  que daí lhes haja resultado; quem sabe se eles terão se beneficiado da graça que lhes foi concedida?

            Dizendo ao samaritano: “-Tua fé te salvou” dá  Jesus a entender que o mesmo não aconteceu aos outros.”
           
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário