Pesquisar este blog

sábado, 16 de maio de 2020

Cuidado! O inimigo!



Cuidado! O Inimigo!
I. Pequeno (Antônio Wantuil)
Reformador (FEB) Fevereiro 1944

            Quando os espíritas afirmam que a religião dominante no País, atualmente, é o Espiritismo, muitos, que desconhecem por completo o seu desenvolvimento, que se efetua silenciosamente, sem foguetórios, sem bandas de música e sem qualquer ostentação, supõem que a nossa afirmativa ainda está longe da realidade; todavia, continuamos a asseverar, com bases reais, que o Espiritismo, nos dias que correm, não só é a religião dominante no País, mas, também, aquela que conquistará a totalidade dos brasileiros, porque fala à razão, à ciência e à fé, revivendo e documentando, com fatos, todos ensinos, versículo por versículo, anunciados pelo Cordeiro de Deus, pelo Cristo e Senhor-Nosso.

            Constantemente nos são enviados, de todos os pontos do Brasil, artigos em que o clero, apesar da sua excelente organização política, de uso interno e externo, confessa que o Catolicismo vai desaparecendo dos lares, Substituído pela “praga” do Espiritismo. E confessam mais, porque, afirmando que o povo é ignorante, confessam, inadvertidamente, que o clero, em quatrocentos anos, nada fez senão viver dessa ignorância, que eles, os Vigários, sempre se esforçaram por conservar entre as suas ovelhas, para dela se aproveitarem.

            Esquecem-se, no entanto, de que homens de elevada cultura, e de completa independência social, já fazem parte desse imenso grupo de construtores de asilos, de orfanatos, de abrigos, de creches e de hospitais.

            Assim, para os que ainda duvidem, transcrevemos do jornal católico – ‘A Voz de Santo Antônio’, de Petrópolis, número de dezembro de 1943, da autoria do reverendíssimo padre Ascânio Brandão, o seguinte artigo:

            “CUIDADO! O INIMIGO!

            O espiritismo e o Círculo Esotérico do Pensamento, irmãos gêmeos, vêm causando no Brasil tanto mal, tanto mal, que nem sei aonde chegaremos.
            Nosso país, está povoado com estatísticas desoladoras, é um dos maiores centros do espiritismo mundial.
            Como disse o nosso Tristão de Ataíde, agora, sim, t; que o “mundo se curvou ante o Brasil.”
            Triste glória! Dura realidade!
            E a propaganda espírita é intensa, metódica, ativa em toda parte, até nos vilarejos mais pobres do sertão.
            Há nos espíritas um zelo diabólico, um proselitismo de uma audácia incrível. Não perdem ocasião. Empregam todas as armas, mas a imprensa, e principalmente a imprensa, é que lhes merece mais carinho.
            E tudo com cores sedutoras, explorando miserável e vergonhosamente a credulidade de nosso povo tão simples e de tão má fé! Como isto me dói n’alma:
            Num país sem clero, e consequentemente de organização católica deficiente, que fazer?
            Ah! Mas não podemos e não devemos cruzar os braços! ... É um crime! O doce e sorridente otimismo de nossos católicos não quer acreditar na propaganda espírita, não reage, não tem espírito de propaganda e de apostolado. Contenta-se com as devoçõeszinhas de oratório, com a Sua lrmandadezinha idolatrada, e ... a Igreja se arrume com seus inimigos!
            Combater o espiritismo...
            - Que intolerância!      
            - Os espíritas rezam e creem em Deus...
            - Posso ser católico e espírita...
            É o que se ouve a cada passo. Estúpida ignorância!
            Ignorância funesta, que acaba levando às práticas do espiritismo centenas de família católicas, O espiritismo explora o sentimentalismo do brasileiro, a sua boa-fé e coração generoso.
            É, em nome da caridade, do amor, da luz, da bem-aventurança e até dos santos mais queridos e populares entre nós que o espiritismo prega a sua doutrina e ganha prosélitos.
            Corre por ai uma enxurrada de livrecos, de orações e preces espíritas, de folhetos e revistas, que na verdade impressionam e entristecem a quem tem um pouco de zelo pelas almas e amor à Santa Igreja!
            Nos bairros operários das grandes metrópoles civilizadas, a par da propaganda bolchevista, há a propaganda espírita!
            Exagero? - Percorrei casa por casa, tende cuidado de visitar os cortiços e bairros operários!..
            As revelações serão dolorosas! A realidade vos fará tremer!
            E por quê deixamos assim que o espiritismo domine e se propague? Por que?
            Porque nossas devotas se contentam com o seu terçozinho de madrepérola em genuflexório de veludo e com os sermões literários, e a piedade elegante. São incapazes de uma obra de caridade pelo operário que sofre, não se abalam da sua fidalguia para descer até aos casebres humildes e dar a esmola de um pão ou de um sorriso ao desgraçado!
            É verdade, consola-nos ver tantas senhoras da alta sociedade, almas verdadeiramente piedosas, que sabem se inclinar à miséria e têm almas de apóstolo, mas creiam, são raríssimas exceções!!
            Porque... enquanto o espírita fanático toma os seus livrecos, folhetos, revistas e preces e vai de casa em casa propagá-los com uma tenacidade e perseverança incríveis, o católico devolve o jornal católico, nega-se a ajudá-lo, murmura da boa imprensa, rasga as folhas de propaganda como papéis inúteis, e nunca se dá ao trabalho de oferecer aos amigos boas leituras e instrução religiosa. Em matéria de imprensa e de vocações... Nem é bom falar!
            Os nossos métodos de apostolado têm graves defeitos. Desperdiçamos energia, falta-nos unidade de vista, disciplina, enfim “ação católica”...
            O espiritismo se propaga, estamos já cansados de o saber, pela grande, a incrível ignorância religiosa do nosso povo.
            Demos ao povo a má imprensa! Que os filhos das trevas nos ensinem. Aprendamos do protestante, do espírita, a fazer propaganda!
            Imprensa contra imprensa!
            De nada vale gritar, clamar, discutir, passar descompostura no espiritismo...
            Vamos aos fatos.
            Imprensa contra imprensa! Jornal contra jornal! Livro contra livro! Catecismo, muito catecismo ao povo, um olhar para os humildes, um olhar de caridade, de proteção, de socorro!
            A caridade cristã e boa imprensa nos livrarão da praga do espiritismo.
            Armas contra armas!
            Pe Ascânio Brandão.”

            Aí tem os nossos leitores o artigo do distinto sacerdote, elemento de destaque do clero nacional, a repetir os mesmos discos da vitrola dos países “católicos”, com os seus conceitos, verdadeira confissão da falência espiritual, e de temores de falência material, da sua Igreja.

            Não há dúvida de que o reverendo tem razão. O Espiritismo domina; e domina porque o
povo já possui escolas, colégios e ginásios, que o retiram daquela prisão que o encarcerava no
"quod quid absurdum".

            Temos pena do ilustre sacerdote; no entanto, ao invés de se queixar dos espíritas, deveria “queixar-se ao Bispo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário