Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Blihetes



Bilhetes
G. Mirim (Antônio Wantuil)
Reformador (FEB) Novembro 1943

            Fui criado no Catolicismo. Deste, passei para o meio protestante e, deste outro, para o numeroso grupo dos indiferentes. Por todo lado se me apresentavam os mistérios e dogmas recheados com aquela obediência cega e quase servil ao sacerdote, padre ou pastor, e, por isso, aconteceu comigo o que se verifica hoje com quase todos, senão todos, que nascem neste país, dito católico,

            Sempre me disseram que eu tinha uma alma e que esta possuía qualquer coisa de divino, porque fora formada pelo Criador. No entanto, não deixavam a essa alma e direito de raciocinar, subordinando-a às suas irmãs que vestem batina ou sobrecasaca preta, com colarinho branco e ares de santidade, sob pena de a enviá-la ao inferno, entregue a Satanás, para ser queimada eternamente, entre ranger de dentes e caldeiras a ferver.

            E eu, nascido assim com franca tendência a crer num Ser Superior, aos poucos me ia deixando levar para o numerosíssimo grupo dos indiferentes gozadores, conduzido indiretamente por aqueles sacerdotes que deviam encaminhar-me para esse Deus que o meu espírito ansiava por compreender para amá-lo com o cérebro e com o coração.

            E os anos se foram passando, Quanto mais se desenvolvia a minha acanhada inteligência e quanto menor deixava de ser a minha cultura, mais exigia o meu raciocínio e mais e pedia essa alma que Deus me deu, até que, finalmente, passei a fazer parte, definitivamente, quanto à Religião, dos noventa por cento dos habitantes do meu Brasil.

            Sacerdotes e pastores me evitavam. Minhas perguntas não lhes agradavam e lhes apresentavam dificuldades por obrigá-los a responderem sempre com evasivas, que eles próprios julgam deprimentes para teólogos iluminados que deviam ser, ao menos diante das ovelhas que contribuam para a “maior glória de Deus”, como diziam “santíssimos” inquisidores dos séculos que se foram.

            Um dia, um desses “loucos” que nos são conhecidos, através dos sermões religiosos convidou-me para assistir a uma sessão de Espiritismo. Tive pena do “louco”, mas como era um homem de idade avançada, por isso mesmo, e pela sua vastíssima cultura literária, aceitei o seu convite,

            Formei os meus planos e segui para a sessão do nosso amigo, disposto a demonstrar-lhe, com provas científicas e indestrutíveis, o erro em que se encontrava.

            Entrei no ambiente em que se achavam reunidas pessoas que me eram estranhas e fiquei, no meu canto, a sentir piedade de todos aqueles “loucos”, que se comportavam, quais os frades que nos falam as histórias religiosas, com respeito, silêncio e atitude de religiosidade.

            A “coisa” começou. Falam espíritos daqui, replica um senhor que se encontrava na cabeceira da mesa, grita um outro, queixa-se um terceiro de dores, e eu, sem nada compreender, já sentia desejo de rir, quando uma senhora, voltando-se para mim, recordou de tantos fatos de que me esquecera com
o passar dos anos, tantos conselhos e tantos nomes que me eram caros, que eu, meio tonto, ao sair, levava no bolso um papelzinho com a indicação do livro que me serviu para voltar ao Criador de que me afastara - O Livro dos Espíritos.

            Tornei-me, com a observação e com a leitura de centenas de obras espíritas, um entusiasta do
Espiritismo, mas, ao fim de algum tempo, já me inclinava ao afastamento, pelas mesmas razões de sempre, comuns a todas as religiões: - Pregam o ensino e repetem a palavras do Cristo, sem documentação que satisfaça ao raciocínio do homem do século XX, que tudo quer examinar, discutir e compreender.

            E se não fui no novamente estacionar entre os adeptos, dos gozos da Terra, creiam, meus amigos, que foi por conselho daquele mesmo velho “louco”, que me falou novamente: "Alia, meu caro, Kardec com o complemento de sua obra - Os Quatro Evangelhos de Roustaing".

            Aí tem, meus companheiros, o meu bilhete de hoje. Não é bilhete de loteria, porque é bilhete que, adquirido e assimilado, produzirá a sua fortuna, a fortuna que a traça não corroí e que os ladrões não roubam.
 ................................................
Nota do Blog: 
Antônio Wantuil foi o presidente mais longevo da FEB. Cerca de 23 anos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário