Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

As 3 pedrinhas



As Três Pedrinhas
por José Brígido (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Outubro 1947

No alto do monte Kiskut, perto de Medina, na Arábia, viviam dois pastores: Mameiik, ancião de setenta invernos bem contados, e Ahmed-Nahra, no estouvamento dos seus belos dezoito anos.

Certa noite, inquieto, Ahmed-Nahra bateu nervosamente à porta do velho. Cometera uma falta e temia sofrer-lhe as consequências. Apesar de a noite ir adiantada, achava-se Mameiik acordado, lendo à luz vacilante de uma candeia, versículos do Livro Sagrado do Profeta. Interrompendo a leitura, pôs-se a ouvir Ahmed-Nahra, cujas palavras, no silêncio tumular daquela hora, estrepitavam, muito embora o rapaz as pronunciasse quase à meia voz.

Todo esse tempo Mameiik permaneceu calado, sem fazer um gesto. Voltando a manusear o vetusto livro, procurou um trecho que se adaptasse à situação do jovem amigo. Leu-o em voz alta, vagarosamente, como que pretendendo gravá-lo o no coração irrequieto do traquinas.

Cabisbaixo, Ahmed-Nabra suportou humildemente a admoestação, ouvindo as considerações de Mameiik, que conservava ainda o dedo pousado em certo ponto do sagrado eucológio (livro que contém as orações cotidianas).

E o velho começou a falar:

-  “Ahmed: Estás ficando um homem. É preciso que te habitues a sofrear os impulsos desordenados da tua natureza rebelde. A ocasião é propícia para começares vida nova, porque teu coração se encontra em sobressalto e receias a punição severa do cádi (juiz muçulmano que julga segundo a Charia). Sirva-te de escarmento (corretivo) o que hoje te aconteceu. Deixa em paz as tamareiras de Abid-Amam e volta teus olhos para o Livro Sagrado do Profeta, onde está escrito o destino de cada um de nós."

Passando a mão espalmada pela cabeça do jovem, Mameiik confortou-o com um sorriso cheio de bondade. E continuou:

- “Ahmed: Não tenho filhos; todos os membros da minha família já foram chamados por Alá. Todavia, não me encontro só, como imaginas, porque tenho a companhia das minhas melhores recordações, e a bênção do Profeta enche os meus últimos dias de vida. Sinto em volta de mim os amigos que os meus olhos não podem ver, mas que o meu coração percebe. Conheço todo o Livro Sagrado e posso dizer-te tudo quanto ele contém, do começo ao fim, de trás para diante. Entretanto, Ahmed,
isto não basta. É preferível trazer as Santas Palavras no coração - e não somente nos lábios - para que os nossos atos e dizeres não as contrariem."

Após breve interregno, rematou:

- "Em vez de invadires o pomar de Abid-Amam para roubar tâmaras, vem para cá, todas as noites. Ensinar-te-ei alguns dos mistérios do Livro Sagrado do Profeta; aprenderás a senti-lo, a interpretá-lo, a ler, através da linguagem poética dos versículos, muitas vezes alegórica, o pensamento profundo e sutil que Alá soprou a Maomé.

           E, então, se fores fiel a esses ensinos, tua vida mudará para melhor, novos horizontes se desdobrarão ante os teus olhos. Aprenderás a compreender a Vida e a dar as coisas da Terra seu justo valor. Acharás as Santas Palavras do Livro Sagrado infinitamente mais doces do que os belos frutos maduros das tamareiras de Abid-Amam ... "

Assim fez Ahmed-Nahra. Longas e longas noites, do verão ao inverno, do inverno ao verão, frequentou ele a choça de Mameiic, estudando e aprendendo que as ambições do mundo são tolas e que somente nos deixamos seduzir por elas porque não estamos preparados espiritualmente para a vida. A lição do velho místico fora-lhe proveitosa. Três anos decorreram após aquela noite agitada e Ahmed-Nahra estava completamente modificado. Guardava bem vivas na lembrança as palavras de Mameiic:

- "Ahmed, Ahmed, meu filho, toma tento. Todas as graças do mundo não valem um momento de real tranquilidade. Os homens se esfalfam, brigam e se matam pelo poder, pela riqueza, pela dominação dos outros homens. Insensatos! Vai um dia ouvir o ulemá (Teólogo muçulmano especializado em leis e religião) Abdul-ben-Abdullah e verás, Ahmed, como a vida é muito mais bela do que parece. Mas sua beleza é tão simples que a maioria dos homens não a enxerga nem compreende... Vai ouvir Abdul-
-ben-Abdullah. Ele te dirá como alcançar a Paz Interior. Começa por não pensar mal nem fazer mal a quem quer que seja. Mas faze o bem a todos, indistintamente. Ser bom, além de constituir intransferível dever, é direito que o Espírito adiantado adquire, pois a bondade é índice seguro de elevação espiritual. Trabalha por ti, ajudando os teus semelhantes. É fazendo pelos outros que nos ajudamos melhor. O primeiro passo para o bem é não fazer o mal. O segundo é fazer e pensar sempre o bem."

        Quando o ex apreciador das tâmaras de Abid-Amam decidiu visitar a cidade de Meca, para realizar o seu "abdest" (purificação legal) e ouvir o sábio Abdul-ben-Abdullah, amigo de Mameiik, este lhe ofertou um alquicé (tecido para cobrir mesas, banco e etc) e uma sacola, dizendo conter três pedras pequeninas. As lágrimas visitavam
os olhos do rapaz, na hora da despedida. Então, Mameiik lhe disse, docemente:

        - "Toma, Ahmed-Nahra, estas pedrinhas. Leva-as contigo onde quer que vás, para que te não esqueças de teus deveres."

Ahmed abriu o saquinho e segurou a pedra maior. Advertiu-lhe o velho:

- "Essa pedra significa que a ingratidão do mundo é a mais comum das recompensas que podemos esperar do bem que fizermos. Isto quer dizer que não se deve fazer o bem senão por amor ao bem, ainda que nos façam mal; nunca, porém, para recebermos qualquer paga ou agradecimento."

Ahmed enfiou de novo a mão na sacola e dela retirou outra pedra, um pouco menor que a anterior.

- "Sábio Mameiik, e esta?"

Mameiik olhou demoradamente para o jovem e tornou:

- "Esta é a segunda pedrinha. Não é grande nem pequena demais. Quer dizer que deves sempre vigiar as tuas ações e controlar os teus pensamentos, evitando excessos e deficiências. Ela representa o meio-termo. A verdadeira virtude está no equilíbrio. Foge dos elogios fáceis e abundantes, como das censuras e acusações levianas. Sê sóbrio, discreto, paciente, tolerante, Ahmed-Nahra; sê justo."

Ahmed, então, rebolcou a sacola pela última vez, procurando a derradeira pedrinha, que deveria ser a menor das três. Não a encontrando, olhou, surpreso, para Mameiik, que lhe prestou o esclarecimento final:

- "Ahmed-Nahra, filho meu: A pedrinha que não encontras representa o que fizeste de bom até agora, em favor dos teus semelhantes... Não a vês, é certo, porque ela ainda é ... imaginária. Não importa, porém. Trabalha com o pensamento em Alá; faze o bem, de preferência a quem te fizer mal; serve ao teu próximo com boa vontade e sincera alegria no coração e, um dia, quando procurares de novo a pedrinha dentro da sacola, encontra-la ás, porque ela crescerá simultaneamente com
o teu progresso moral."

               Cinquenta anos depois, Ahmed-Nahra voltou ao alto do monte Kiskut, onde vivera com Mameiik. A cabeça branca era como que uma auréola de prata fulgurante. Trazia ele ainda, com acendrado carinho, a sacola com as duas pedrinhas que o velho amigo lhe dera. A terceira ele a encontrara, depois de anos de intensa labuta. Seu nome se fizera conhecido da Arábia inteira e era pronunciado com respeito geral.
  
Dizem as crônicas daquele tempo que Ahmed--Nahra não pode trazer consigo a terceira pedra porque ela crescera tanto, tanto, que, então, já pesava algumas toneladas ...

Nota do Blog: Os trechos em negrito não existem no original. Foram destacados na estória acima pois resumem os ensinamentos nela contidos.

Um comentário: