Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de março de 2018


por Marcílio Gonzaga
Reformador (FEB) Junho 1946

Um Espírito de grande elevação moral pode descer de alta esfera, em missão, e encarnar-se na superfície da Terra. Pela sua afinidade com o Mundo Espiritual superior, terá ele, mesmo durante a encarnação, grande poder, mas não saberá explicar aos homens de onde lhe provém essa força invencível que lhe permite realizar coisas impossíveis aos outros homens. Não saberá explicar, porque não tem lembrança analítica de sua ligação com Deus, com os Espíritos superiores que movem as forças cósmicas; em vez de consciência analítica, conserva apenas intuição, que é uma espécie de memória sintética que se manifesta em forma de pendores, confiança em si e em Deus, certeza inexplicável do triunfo final do bem. Por falta de outra palavra que melhor o dissesse, damos a esse poder o nome de Fé.

A Fé perfeita, portanto, só existe nos grandes Missionários e realiza prodígios; na palavra de Jesus, ela transporta montanhas. Para o comum dos homens, a Fé é ilógica, insensata, porque não segue os caminhos tradicionais, não respeita princípios consagrados, realiza ou luta para realizar coisas utópicas, abre caminhos novos que parecem loucuras. Para os contemporâneos do Missionário, sua Fé é cega e por vezes perigosa, pode levar os homens a grandes lutas. Não raro o homem de Fé termina sua encarnação pelo martírio, mas sem fraquejar, sem esmorecer, sem se arrepender de tudo que fez. Para as massas, ele é um louco, um fanático, do qual a Sociedade se deve libertar pelos seus meios normais de repressão: prisão ou morte. Um exemplo: Joana d'Arc, uma jovem analfabeta, da aldeia de Domrémy, nunca tinha visto um exército; tinha certeza de que poderia vencer os exércitos ingleses e expulsá-los da Pátria, sagrar o Rei e assim salvar a França. Tudo isso era uma série de absurdos, pensamentos ilógicos. Então iriam confiar o comando supremo dos exércitos àquela menina ignorante de arte militar, sem força alguma para se fazer obedecer? Seria evidente que cairia em ciladas e pereceria com todas as tropas; seria o suicídio da França em muito boa lógica. Impossível, portanto, obter a posição de Comandante em Chefe dos exércitos franceses. Sua fé em si mesma e em Deus era rematada loucura diante do bom senso. Seria inútil deixar suas ovelhas no campo e partir para Vaucouleurs, porque ninguém lhe daria ouvidos. Era isso que em boa lógica deveria pensar qualquer pessoa sensata. Porém, ela partiu. O governador de Vaucouleurs, Roberto de Baudricourt, achou absurda a sua pretensão e não quis atender-lhe: ela, porém, não desistiu e por fim foi atendida, foi levada à presença de Carlos VII que também se opôs à sua pretensão, mas teve que ceder. Aos 17 anos de idade comandava ela as forças; levantou o cerco de Orléans, bateu os ingleses em Patay, fez sagrar o rei Carlos VII em Reims. Estava terminada sua missão. Foi traída pelos seus, vendida aos ingleses, julgada por um tribunal eclesiástico sob a presidência do Bispo de Beauvais, Pedro Cauchon, condenada como feiticeira e queimada viva, em 1431, aos 19 anos de Idade. Em 1920 foi canonizada e hoje é Santa Joana d'Arc.

A Fé de Joana d'Arc operou milagres.

Outro exemplo da vitória da Fé de um grande Espírito: Lázaro Luiz Zamenhof, nascido em 15 de dezembro de 1859, em Bialystok (cidade do oriente da Polônia), cuja população fala quatro línguas diferentes e vive em lutas de raça, de religião, de língua. Aos cinco anos de idade compreendeu ele que todas aquelas divergências partiam da incompreensão recíproca e que sua cidade era apenas a miniatura do mundo; porém, que ele poderia elaborar uma língua artificial, comum de todos, e fazê-la aceitar pelo mundo para compreensão e confraternização dos homens. Fazer o mundo egoísta aceitar uma língua artificial e inútil nos primeiros tempos, quem seria o primeiro a tomar esse trabalho? É evidente que o mundo só aceitaria tal língua quando ela fosse útil, porém, ela só seria útil depois que o mundo a aceitasse. Impossível romper esse círculo vicioso. Sensatamente deveria desistir logo da empresa; mas a Fé lhe dizia que não, que era necessário elaborar a língua artificial e divulgá-la no mundo. Trabalhou com fé dez anos na elaboração e a obra chegou à sua conclusão teórica, mas, para iniciar a divulgação? Não encontrou editor para a primeira brochura de 40 páginas que tinha de publicar de início e essa brochura teria que ser traduzida e publicada em todas as línguas do mundo para começar a divulgação. Dois anos andou o jovem à procura de editor para a primeira das mil brochuras que teria de publicar e não encontrou. Finalmente, revelou toda essa penosa história à sua noiva e esta a expôs ao pai, um negociante de pouca cultura mas foi este que entendeu todo o alcance da iniciativa e promoveu a impressão do primeiro e de outros opúsculos. Depois dessa publicação e de toda a zombaria do mundo e ataques de toda sorte, Zamenhof perseverou trinta anos sem esmorecer um momento, com a mesma Fé inicial. Já são decorridos 61 anos do tempo em que anelava ele pelas ruas de Varsóvia mendigando inutilmente um Editor, e hoje em todos os países há Editores, os esperantistas contam-se por milhões, milhões de cruzeiros gastam-se anualmente com livros em Esperanto. A Fé de Zamenhof venceu o mundo; já não existe uma só pessoa sensata que negue a existência e a utilidade do Esperanto.

Desnecessário multiplicar os exemplos. Cada leitor conhecerá e juntará outros. Um preferirá Colombo, outro se lembrará de Edison, um terceiro conhecerá a vida de Pascal, alguém incluirá Paulo de Tarso sem nos atrevermos a lembrar de pôr na lista o Divino Modelo, Jesus - o Cristo. 

Se a Fé perfeita só pertence aos grandes Missionários e só eles podem operar esses prodígios, é porque não perdem, durante a encarnação, a afinidade que os liga ao Mundo Espiritual superior; e nós, pobres pecadores que nunca fomos a esferas superiores da espiritualidade?! De onde vamos haurir Fé? E como havemos de viver sem a luz da Fé?

            Ficaremos nas trevas da negação e da dúvida? Como havemos de obter a Fé sem a qual nada se faz, nada se move?

Efetivamente não podemos adquirir aquela Fé de Joana d' Arc, de Zamenhof e de outros grandes Missionários, porque não viemos das altas esferas espirituais; mas não necessitamos dela por enquanto, porque não nos foram confiadas as grandes Missões que reclamam aquela força moral. Nossas missões - porque todos nós as temos - são pequenas, são guiadas por Espíritos bons, porém, mais próximos da Terra e com estes nós temos inteira afinidade, conservamo-nos em contato durante toda a nossa encarnação. Tenhamos boa vontade em nossas pequenas tarefas e para elas não nos faltará Fé; teremos todo o auxílio de bondosos Irmãos invisíveis que são igualmente executores dos desígnios de Deus nos trabalhos menores, ao nosso alcance. Não há diferença essencial, mas apenas de grau, entre nós e os grandes Espíritos.

Zamenhof cumpriu, ou está cumprindo ainda Iá do plano espiritual em que se acha, uma missão que tem de vencer séculos e milênios e transformar o mundo. Joana d'Arc teve a missão de libertar a França e elevá-la à nação líder do pensamento humano, ao ponto de onde deveriam partir todas as grandes ideias durante séculos. São missões imensas, para a quais desceram à Terra Espíritos elevadíssimos.

Outro terá a missão de construir ou orientar uma cidade e virá de uma esfera menos elevada, mas ficará em afinidade com essa esfera, dela haurirá a Fé necessária a cumprir sua missão (se não se desviar da tarefa que trouxe).

            Ainda um terceiro terá por missão construir prédios; e tudo ocorre do mesmo modo, em escala menor. Desde que se conserve fiel à sua tarefa, não lhe faltarão Fé, auxílio, perseverança.
Este terá nascido para exercer pequena função pública, ou para agricultor, ou operário, porque todas essas tarefas são necessárias e ajudam o progresso, mas não reclamam o mesmo grau de Fé necessário a um reformador social, a um inventor, a um sacerdote, a um sábio.
O cumprimento fiel de um pequeno dever é ato que conserva a afinidade com os nossos Guias e, portanto, fortalece a Fé. Contrariamente, a desonestidade, a irritação, a impaciência, a rebeldia no cumprimento do mínimo dever, rompe a afinidade com os bons Espíritos e nos projeta nas trevas da dúvida.
O estudo honesto do Espiritismo - não o estudo com finalidades de crítica e polêmica contra as Igrejas (1) - é excelente fonte de Fé. Aprendemos a lei das afinidades que governa o Mundo Espiritual e ficamos certos que estamos sempre atraindo Espíritos para nos ajudar a praticar o bem ou o mal, conforme nossos próprios sentimentos e aspirações; mas que só os bons nos podem dar Fé e conduzir à felicidade real. Ficamos cientes de que cada pensamento nosso encontra sua afinidade no Mundo dos Espíritos e atrai um parcela de força para nos ajudar, ou infelizmente , para nos prejudicar, se o pensamento for egoísta e mau.

Pelo cumprimento honesto dos nossos deveres, vamos recebendo tarefas maiores e com elas o aumento de Fé para executá-las. Por esse crescimento lento através das sucessivas encarnações, um dia chegaremos à Fé que transporta montanhas e desloca mundos.

           (1) É evidente que o estudo de uma doutrina somente com finalidade de combater outras, não é obra de amor, porém, de orgulho, de ódio, e não atrai o auxílio dos Espíritos bons; chama apenas os violentos e combativos, aos quais só a luta interessa. Assim, compreende-se que alguns intelectuais, mesmo com bons conhecimentos da Doutrina, nunca chegam a possuir Fé; permanecem sempre combativos e sem afinidade com ninguém, vendo unicamente a parte má da coisas, dos homens e até de seus companheiros de ideal. A Fé sabe esperar com a certeza de que o bem triunfará do mal tão fatalmente como a criança tem de crescer, tornar-se adulto e abandonar as travessuras infantis: não declara guerra à criança para que se transforme repentinamente em adulto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário