Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de março de 2018

A prece recompõe


Esflorando O Evangelho
Emmanuel por Chico Xavier
Reformador (FEB) Junho 1946

A prece recompõe

"E tendo orado moveu-se o lugar em que estavam reunidos." (ATOS, 4:31).   

Na construção de simples casa de pedra, há que dispender longo esforço para ajustar ambiente próprio, removendo óbices, eliminando asperezas e melhorando a paisagem.

Quando não é necessário acertar o solo rugoso, é preciso, muitas vezes, aterrar o chão, formando leito seguro à base forte.

Instrumentos variados movimentam-se, metódicos, no esforço renovador.

Assim, também, na esfera das cogitações de ordem espiritual.

Na edificação da paz doméstica, na realização dos ideais generosos, no desdobramento de serviços edificantes, urge providenciar recursos ao entendimento geral, com vistas à cooperação, à responsabilidade, ao processo de trabalho imprescindível. E, sem dúvida, a prece representa a indispensável alavanca renovadora, apagando obstáculos no terreno duro da incompreensão.

A oração é divina voz do Espírito no grande silêncio. Nem sempre se caracteriza por sons articulados na conceituação verbalística, mas, invariavelmente, é prodigioso poder espiritual, comunicando emoções e pensamentos, imagens e ideias, desfazendo empecilhos, limpando estradas, reformando concepções e melhorando o quadro mental, em que devemos cumprir a tarefa a que o Pai nos chama, onde estivermos.

Muitas vezes, nas lutas do discípulo sincero do Evangelho, a maioria dos afeiçoados lhe desentende os propósitos. 0s amigos desertam, os familiares cedem à sombra e à ignorância; entretanto, basta que ele se refugie no santuário de si mesmo, emitindo energias benéficas de amor e compreensão, paz e fraternidade, a fim de que se mova, na direção de mais alto, o lugar onde se encontra com os seus.

A prece tecida de inquietação e angústia não pode distanciar-se dos gritos desordenados de quem prefere a aflição e se entrega à imprudência, mas a oração tecida de harmonia e confiança é movimento positivo na bússola da fé viva, recompondo a paisagem em que vivemos e traçando rumos novos para a vida superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário