Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de março de 2018

Saudades




S a u d a d e s
por Vinícius
Reformador (FEB) pág. 199 Ano 1934

               Sentimos, por vezes, necessidade de render culto aos nossos queridos que nos precederam na jornada para o Além. É o reconhecimento das qualidades que os distinguem; qualidades essas que nem sempre soubemos apreciar devidamente, quando os tivemos ao nosso lado.
             Os maus, quando partem, deixam no meio em que viveram uma impressão de alívio; os bons, uma sensação de vácuo.
              Esse vácuo é a saudade.
              A saudade tem gamas e tonalidades como o som, nuanças como a cores refletidas pela luz.
              A saudade é um sentimento agridoce, isto é, um misto de doçura e amargor. Entre essas duas propriedades, ela oscila como o fiel da balança.
              A saudade pode compor-se de amargor e doçura nas mesmas proporções. Isto se dá, quando jamais ofendemos aqueles que ora se encontram no Além.
             A saudade é mais amarga que doce, sempre que a consciência nos acusa de termos sido injustos com aqueles que hoje se acham separados de nós, no outro plano da vida.
             A saudade, finalmente, será muito mais cheia de doçura que de amargor, quando fizemos todo o bem ao nosso alcance aos seres ora ausentes; quando, em suma, realmente, lhes demos o nosso amor, reconhecendo suas aptidões e relevando seus senões.

***

             Porque havemos de reservar o melhor do nosso afeto àqueles que o destino colocou ao nosso lado, para depois de sua partida?
             Membros das famílias terrenas - estes ou aqueles - amai-vos uns aos outros, desde já, aqui na terra, para que o vosso amor continue no céu.
              Assim procedendo, a saudade que vierdes a experimentar um dia, será doce e suave; será um sentimento que contribuirá para aumentar a vossa ventura quando, de novo, vos reunirdes aqueles que vos são caros e cuja ausência tanto lamentais.
              Jamais alguém se arrependeu de amar e de haver perdoado. Das injustiças e do desamor resultam as lágrimas que se choram na Terra e os lamentos que ecoam nos profundos recôncavos do espaço.


2 comentários:

  1. Oi, Aron, aqui é Julio Damasceno, da Casa de Recuperação e Beneficios Bezerra de Menezes, no Rio de Janeiro (www.crbbm.org). Gostamos muito de seu trabalho, e lhe enviamos essa mensagem para lhe convidar a conhecer o nosso site, especialmente o Museu Virtual Roustaing. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Sr. Júlio, De quando em vez estamos visitando vocês de forma virtual. Dr. Damas é merecedor de nossa admiração da mesma forma que seu sogro. Seguimos no esforço de levar a vera Doutrina Espírita até onde alcançarmos. Muito pouco de nós. Quase tudo daqueles que fizeram o Espiritismo crescer no século XX. Saudações fraternas,

    ResponderExcluir