Pesquisar este blog

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Quando nasceu Kardec


Quando nasceu Kardec
por Zêus Wantuil
 Reformador (FEB) Abril 1947

Um dos nossos leitores encontrou em "O Principiante Espírita", página sete, a certidão de nascimento de Allan Kardec, datada de doze do vindemiário do ano XIII, dando-lhe o nascimento como ocorrido às dezenove horas do dia onze do mesmo mês das vindimas, E como o Pequeno Larousse e o Séguier informam que o vindemiário começava em 22 de Setembro, concluiu o nosso leitor que o nascimento se deu no dia dois e não no dia três de Outubro.

Além dessa conclusão, pergunta-nos o distinto confrade se foi no ano de 1803 ou em 1804 visto que o livro "Les Pionniers du Spiritism en France", o Grande Dicionário de Larousse "La Grande Encyclopedie", a Enciclopédia Quillet e todos os demais dicionários franceses apresentam o ano de 1803.

Quanto à pergunta, afirmamos haver engano dos que o apresentaram como nascido em 1803, porquanto o ano XIII do Calendário Republicano começou em Setembro de 1804, logo, nascido em Outubro do XIII ano Republicano, Kardec veio ao mundo em Outubro de 1804.  

Quanto à conclusão a que chegou o nosso leitor, de que foi em dois de Outubro, pedimos licença para expor as seguintes considerações, que nos parecem suficientes para demonstrar o engano da conclusão.

O ano Republicano era iniciado pelo mês vindemiário (época da vindima). O primeiro dia do vindemiário não se iniciava em 22 de Setembro, como ensinam aqueles dois autores, mas, sim, no equinócio de outono. Dessa forma, o vindemiário começava ora em 22, ora em 23 e às vezes em 24 de Setembro, e, conforme verificámos nos quadros comparativos dos dois calendários, o dia primeiro do vindemiário do ano XIII correspondeu ao dia 23 de Setembro de 1804.

Como sabemos, o primeiro ano Republicano se iniciou em 22 de Setembro de 1792, dia da Proclamação da República e, por singular coincidência, dia em que o Sol chegava ao equinócio de outono; mas também sabemos que tal Calendário, além dos doze meses de trinta dias, tinha cinco ou seis dias chamados sans-culottides, formados da sobra natural de cinco dias e um quarto, do ano solar.

Foi exatamente a exigência de cálculos astronômicos para a determinação do primeiro dia do ano, o motivo da revogação, em 9 de Setembro de 1805, do Calendário Republicano voltando-se ao Gregoriano em 1º de Janeiro de 1806,

O assunto é realmente interessante e muito poderíamos escrever se não fora a falta de espaço com que luta o nosso órgão; todavia, cremos que só o fato de a "Revue Spirite" (pág. 130 de 1869) haver afirmado ter o nascimento ocorrido em três de Outubro, ser suficiente para que aceitemos esta data como verdadeira; no entanto, em vista da necessidade de este ponto ficar perfeitamente esclarecido, citaremos um documento mais claro que o registro civil, porque não obediente ao Calendário Republicano, documento esse cuja cópia foi publicada, na íntegra, na "Biographie d'Allan Kardec", obra de Henri Sausse, prefaciada por Gabriel Delanne. Nesse documento, assinado pelos padres Barthe e Chassin, encontramos: "No dia quinze do mês de Junho de mil oitocentos e cinco foi batizado nesta paróquia Hypolite Léon Denizard nascido em Lião em três de Outubro de mil oitocentos e quatro, filho de Jean-Baptiste Antoine Rivail...”  

E como certamente o prezado leitor estranhará as diferenças de nomes, devemos informá-lo de que a "Revue Spirite" registou à página 130 da coleção de 1869: Léon-Hippolyte-Denizard Rivail; o escrivão do Registro Civil, Denizard-Hyppolyte-Léon Rivail; e o padre, Hypolite Léon Denizard.


Aí estão, pois, os esclarecimentos que podemos oferecer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário