Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

A Doutrina Espírita


A Doutrina Espírita
por Jayme Braga
psicografia de Porto Carreiro Neto
Reformador (FEB) Maio 1947

ADVERTÊNCIAS    Não farás para ti imagem de escultura, forma alguma do que há em cima no céu, ou em baixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes dará culto; porque eu, Jeová teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, na terceira e na quarta geração daqueles que me aborrecem. - Deut. V-8 e 9.

A doutrina espírita é a doutrina cristã; é a doutrina da tolerância e do amor: da compreensão das leis divinas e da submissão aos decretos do Eterno Soberano; da fraternidade em Cristo, o que vale dizer da interpenetração dos corações num mesmo coração universal; de entendimento da Natureza em âmbito mais vasto que o pequenino terreno; da extensão do pensamento para além fronteiras; da continuação do afeto no espaço livre, como no cárcere onde se fazem amizades por sorte comum; do prosseguimento desse afeto entre encarnados e desencarnados, num laço contínuo que se não desfaz, antes se estreita cada vez mais que nos afastamos aparentemente.    

Sim! Essa afeição, que nos liga a todos os filhos do Pai Celestial, antes se exalça que míngua, ao se separarem os corpos, que nada têm com o Espírito. A amizade aqui, como a entendemos, é qual o vinho, que, quanto mais antigo, melhor sabe, e não somente o sabor, senão a essência se vai mais e mais refinando. Os simples mortais estão longe de compreender, o que sejam as ligações espirituais. A simples afeição, cultivada na Terra, misto de sentimentos inerentes à matéria, não pode traduzir o que sentimos, do espaço, pelos que ainda se prendem à argila infamante.  

Comparais muitas vezes a ligação entre os seres humanos com a sinfonia de cordas: se estas vibram em sintonia, sentis atração e casamento. Longe imagem essa, que haveríeis de tomar por traduzir vosso sentimento. Aqui, porém, no espaço, temos novos recursos e novos sentimentos, intraduzíveis na linguagem humana e no sentir dos homens.

Quando o Cristo disse: "Amai-vos uns aos outros, e, acima de tudo, ao vosso Pai que está nos Céus", que sublime pensamento exprimiu, mas, na verdade, que mais sublime sentir lhe lá n’alma! Vós traduzis esse amor à vossa maneira; ele, contudo, muito mais quis exprimir, mas não tinha palavras compreensíveis para vós. Inútil é procurar imaginar que quis ele dizer; contentar-vos em sentir esse afeto, que conheceis, e outros modos de sentir vos serão dados, à maneira que vos eleveis na escala do sentimento.

A evolução do homem é a evolução do sentimento. O progresso a que vos concitamos é o de vosso sentimento das coisas e de tudo quanto criado. Precisais sentir para viver; precisais aumentar esse sentir para viver mais perto de Jesus; precisais ter esse sentir real, para viver a vida verdadeira. Viver é sentir.

Viver é sentir: e daí todo cultivo de orgulho e de egoísmo é o do joio no meio do trigal. Por isto, profligaram, no tempo de Kardec, os Espíritos doutrinadores esses dois destruidores da obra do Cristo, da obra do Pai. Ainda por isto, o isolamento, em que se põem certos indivíduos, a pretexto de meditação, é contrário a toda a obra do Universo, não só pela ausência da caridade, isto é, do auxílio que deveriam prestar à comunidade, como porque não sentem, em toda a extensão, esse mesmo Universo, que pretendem perscrutar, sem lhe sentir a vibração; não vivem, portanto, antes morrem pouco a pouco.

Todo exclusivismo é vicioso, como todo excesso; porque exclusivismo é excesso. Tanto peca o materialista quanto o espiritualista, este mesmo que despreze a matéria, criatura também do mesmo Deus. Têm ambos sentimento imperfeito, e longe, pois, se acham de abarcar o Universo. Um se apega à matéria, porque palpável, donde a única coisa que fosse real; outro se alcandora em regiões nebulosas, que de fato não existem, pois existe a luz, tão viva ou mais viva do que a obscura matéria (em seu sentido mais geral).

É esta a dura experiência que têm de sofrer todos, desde o nascer, Hão de sentir todas as vibrações, desde as mais grosseiras até as mais sutis. Hão que enlamear-se no lodo, para resplandecer depois à luz vivida do sol da perfeição. Hão que baixar às misérias humanas e extra-humanas, pura lhes participar da essência, aspirando-lhes o odor nauseabundo, no qual se comprazerão ou que repelirão, pela sua exclusiva vontade. Virão à sua presença e penetrar-lhe-ão no ser os males, que o atormentem ou com os quais se sintam afins; hão de sofrer tentações, como Jesus no alto do penhasco: resistirão ou cederão. Subirão, de vez em quando, ao Céu, para lhe ouvir notas estranhas: a essas serão indiferentes ou mesmo as tomarão como sons bárbaros, ou com elas se deleitarão, num ímpeto de ouvi-las eternamente. Tocar-lhes-ão a pele sensível do Espírito vícios e virtudes, todos coexistentes, em conluio, em entrechoques, para que seu diapasão distinga o bom do mau, para que se amolde a uns ou a outros, deformando-se ou aperfeiçoando-se. Hão de ter senoides, mais violentas que as agitadas ondas de oceano proceloso. Passarão vertigens nos máximos da curva, como se amodorrarão nas baixezas lutulentas. Hão que “nascer” e "renascer", sem cessar, indefinidamente. Ora aqui, ora ali, sentirão a pulsação da Natureza, ouvindo-lhe os anseios, descobrindo-lhe os segredos, imiscuindo-se nos atros abismos da Terra e do homem, conhecendo-a palmo a palmo; instruindo-se em todos os setores, dominando-a, enfim.

Tal o ensino dos vossos irmãos maiores, tais os conselhos de Jesus. Como, porém, poderia este Instruir coisas inatingíveis aos homens, e ainda a homens sem qualquer conhecimento da ciência terrena? Vãos não teriam sido aqueles conselhos, como ainda o são muitos dos que nós, de boa vontade, ministramos? Por isto mesmo, lembrai-vos, proferiu o Mestre hipérboles, que, sem atingir a compreensão humana, de qualquer sorte se aproximava às verdades eternas.

Notai que o Mestre quase sempre buscava imagens e comparações; em certos pontos, entretanto, declarava, com pesar, que a Verdade não poderia ser então revelada. Como, efetivamente, poderia ser traduzida expressão celeste em linguagem humana? E acrescentava que tais pontos haveriam de ser esclarecidos quando o mundo houvesse atingido maior progresso; haveriam de ser "sentidos", pouco a pouco, à proporção que os homens "vivessem" mais tempo. Pouco a pouco, mas seguramente, as almas sentiriam a profundeza de seus ensinamentos, novas palavras surgiriam para traduzir o sentimento, que evoluía com a vida; melhor penetrariam as vibrações extraterrestres, à maneira que encontrassem ambiente mais adequado, corações mais abertos, sentimentos mais afins.

Por isto falou o insuperável Instrutor por figuras, que ainda terão de ser interpretadas em toda a sua significação: os tempos ainda não são chegados plenamente para que a criatura as entenda em toda a plenitude. A dissenção ainda será estado de muitos séculos, por Isto mesmo que ninguém ainda sente que "coisa" seja a Verdade; e ainda há exclusivistas. Se, aí, na Terra, não podeis exprimir certos sentimentos - bons ou maus -, quanto mais certo não será que não possamos do Espaço traduzir o que vos temos a dizer! Certas vezes havemos de dizer coisas que ninguém entenda: argumento este poderoso, para terdes a certeza de que não engendrastes, por vós mesmos, o que afirmais. Não haverá, estai certos, qualquer portento de cérebro humano ou de imaginação a mais exaltada, capaz de conceber algo fora do seu âmbito. O que digam os materialistas a respeito, alegando "exaltações", não passa de fantasia, maior que o que eles supõem seja fantástico. Nenhum selvagem será capaz de imaginar o que ignora da ciência moderna. Assim também vós, homens mortais, sois incapazes de vislumbrar, sequer, o que entre nós se passa, como também nós, mais próximos de vós, não temos poder, por maior vontade, de idealizar o que se passa nas altas regiões mais próximas do Criador. Ainda não "sentimos" em todos os quadrantes do Universo, como vós não vedes além do horizonte.

Ora, é esse "sentir" que cumpre experimentar em todas as partes do Universo, onde seja necessário. Se nos falta alguma experiência, temos que buscar o local adequado. Se não conhecemos o lodo, insta procurar o charco. Se não sabemos que seja luz, devemos olhar o Sol. É bem claro que conforme a região variará o clima; como haveríamos de sentir temperaturas abaixo de zero no centro d'África, e como teríamos noção de calor sufocante se não nos afastássemos do Polo?

Ficar, portanto, em determinado ponto, ainda que tendo experimentado milhares de sensações, não é conhecer tudo quanto existe nesse terreno de sensação, o que equivale a dizer; no campo da vida; a fieira, como disse Kardec, há de ser toda atravessada. Mas insiste: não num mesmo lugar. O próprio Espaço, tão amplo e variado, não basta. Não há remédio senão procurar um "mundo", onde se encontre o que falte, para cada vez mais adquirir de experiência. Por muito aprendamos em liberdade, não seremos completos se não nos jungirmos em encarnação diversa da anterior: eis o que afirmam os vossos irmãos mais conhecedores, e quem diz "conhecedor" refere-se a alguém que viveu, experimentou, sentiu, não avançando hipóteses, mas informando realidades.

A "lição" há que ser sabida, mas absolutamente sabida. Nenhum ponto há de ficar obscuro, ou mal tratado. Ensinam os mestres, aqui ou ali, mas nem tudo o discípulo assimila. Deve-se fazer por suas próprias mãos; tem-se de apalpar, em seu sentido mais lato, não superficial, mas profundamente. Tem-se de adquirir novas faculdades, incompreensíveis no débil estado em que se acha cada um que aprende.

Os mestres assim evoluem, e vão transmitindo seu saber aos dedicados e atenciosos alunos. Usam, por vezes, expressões que hão fatalmente de ser incompreensíveis à primeira audição, mas, como haveriam de proceder doutro modo? A pouco e pouco os discípulos se vão habituando aos novos termos, conquanto não os compreendam bem: criam-se, por outro lado, expressões para designar certos fatos, sem que, entretanto, se conheçam tais fatos em toda a sua profundeza: tal é, por exemplo, por ser agora comum, a "alergia", que, em si mesma, não se explica; e assim dizendo, quero dizer que não se lhe conhece a causa, que a causa, que se revela, não exprime o fundo da questão. Os próprios cientistas, como se vê, Ignoram os fatos mais comuns, e, mormente, suas causas primeiras. Como se abalançam, pois, a negar algo que lhes não esteja debaixo dos olhos?           

Se o Mestre falou em Amor, e classificou-o como a virtude excelsa, deu-vos uma primeira noção de "sentimento" que deve ser vosso guia perene e verdadeiro na vereda do progresso. É uma primeira noção, a fim de que buscásseis um sentimento que fosse, de algum modo, semelhante ao que sentis aí na Terra. Mas aquele sentimento, a que o Mestre assimilou o Amor, ainda está muito e muito longe daquele outro que nos liga a todos e, principalmente, daquele que levou o Supremo Criador a fazer tudo o que há e que e que O leva a manter o Universo debaixo da Lei Universal.

Perdoai-me se me não faço de todo compreendido. Não é somente defeito vosso, senão meu também. Não posso, por um lado, exprimir o que me vai n'alma, nem, tampouco, o que vai pela Natureza, em toda a sua pujança. Ignoro muito e muito; e não sei se entre mim e vós haverá muita diferença. Não pretendo ter muitos conhecimentos, e todo o meu desejo é adquiri-los mais e mais; não com fim egoístico de meu contentamento próprio, mas por aumenta-los distribuindo-os entre todos os que sejam ávidos, como eu, do verdadeiro saber.

Para isto, rogo ao Pai de Bondade me conceda meios, que eu desça, como Dante, aos infernos, onde me ilustre com o sofrimento, como aqui encima estou, banhado de luz que sei não será perene, antes passageiro estado, um dos máximos da senóide, mas desses máximos ainda muito pouco salientes - bem o sei!   
                  
Incompetência, ignorância, cegueira - ó atributos daqueles que ensaiam os primeiros passos, e estes hão de ser por muito tempo, e não sei bem quando se acabem!

Diante duma estrada infinita, que valem léguas e léguas? Ó orgulho, ó vaidade! Como brilhais falsamente aos olhos iludidos das criaturas! Que sois, senão enganos, erros de apreciação, ignorância do Bem e do Belo, do Alto e do Sublime, do Real e do inatingível? Real e Inatingível! Que disse eu? Inatingível, para vós, é fantasia; para nós, entretanto, é que é real! Ilusão é o que vedes, que se desfigura consoante a luz da apreciação; o real não precisa de ser apreciado sob qualquer ângulo, e existe de toda a eternidade, e para essa eternidade viva!

Que vos tenho eu dito, porém, da "doutrina espírita"? Mas - tudo! Tenho-vos falado das coisas do Universo, que devem ser sentidas para serem vividas. Se viver é sentir (e é que vos posso dizer), tendes, como afirmei, de com tudo entrar em contato - bom ou mal - e a vossa escolha decidirá de vosso destino. Tudo haveis de saber, para serdes "perfeitos como o Pai que está nos Céus". Ó sonho belo e tão longínquo.  

Tendes de aprender e de instruir; de ser escravos e senhores; ignorantes, sendo humildes: sábios, sendo prudentes. Compreender para vibrar - e quão diferente é isto do que dizeis vulgarmente: vibrar para entender! Assimilar o que vos toca e despedir vibrações, que sejam úteis a outros, antes que a vós mesmos!

Seja toda a vibração um sentimento de benefício, não se afunde na alma, onde morre inteiramente sem proveito. Se não compreendeis o sentimento que vos nasça no íntimo guardá-lo-eis avaramente; será um tesouro de avarento, que nem a este mesmo satisfaz.

Deveis, pois, compreender toda a significação do adquirido, para que sejais úteis, disseminando tesouros, que a todos enriqueçam, que só assim sereis ricos. Se sois ricos entre pobres, sereis mais pobres do que aqueles que nada possuem de seu. Quem diz riqueza, diz bem comum, e por isto é Deus o mais rico, e o mais rico não tanto porque "possua" todo o Universo, mas justamente porque distribuiu todos os seus bens a quantos Ele mesmo criou e fez herdeiros.

Olhai esta magnificência! Vede essa fortuna, que se esbanja ao léu dos espaços, entre as constelações. Não tem senhor senão aqueles que a desejem; não é do Creso Celeste, que dela abriu mão em favor dos seus descendentes! Vede que generosidade de Quem tudo pudera guardar para SI! E porque assim o fez? Porque sabia que o que mais tem é aquele que mais dá. Quantas vezes isto mesmo ouvis, e trancais os tesouros de Bondade, de Auxílio, de Caridade!


Eis, meus caros, a doutrina espírita, aquela que proclamamos sem cessar, para a compreensão da Natureza. Pena é que não possa eu dizer-vos tudo, tanto por mim, quanto por vós. Se a luz, porém, considerais como criação sublime, aquilo sem o qual sais cego em meio às trevas, seja a Luz Divina vosso fanal e objetivo; seja o amor o sentimento mais nobre que conheceis, impulsionador das vossas obras, na continuação da Obra do Arquiteto Supremo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário