Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A Grande Missão


A grande Missão
por Augusto Cesar Linhares da Fonseca
Reformador (FEB) Maio 1947

Com o início da Nova Era, dentro da qual o planeta em que habitamos irá passar por profundas e radicais transformações, as responsabilidades que assistem aos missionários da Luz, sem dúvida, crescerão de vulto e precisarão ser encaradas sob todos os aspectos durante tão cruciante e difícil fase de transição.

As dores e os sofrimentos, como provações necessárias à Evolução espiritual dos indivíduos, dos povos e Nações, dominam todos os recantos da Terra. O Apocalipse vem cumprindo-se em seus mínimos detalhes.

O problema da Paz, formulado dentro dos postulados do Direito Internacional, tornou-se inexequível.

Disso todos nós bem sabemos.

Os acontecimentos mundiais, de que dão notícias os meios modernos de comunicação entre os homens, se verificam em progressão geométrica dentro de uma desordem nunca registada pela História da Civilização.

Findou um ciclo e inicia-se outro, que irá ser totalmente diferente do anterior. Creio pois que cabe aos espíritas-cristãos e a todos os espiritualistas, de um modo geral, a ingente tarefa de lançar as bases da nova Civilização, dentro da Pátria do Evangelho - o nosso querido Brasil.

Torna-se imprescindível, mais do que nunca, a mobilização espiritual e espontânea de todos os adeptos da Terceira Revelação, através da formação consciente de forças mentais, a fim de serem neutralizados e eliminados os efeitos destruidores e maléficos das Trevas exteriores.

Nisso consistirá o primeiro passo a ser dado na grandiosa obra de União Cristã de todos os espíritas do Brasil.

A nossa ação tem de realizar-se em harmonia com a ação dos planos superiores dos nossos mentores espirituais. Pensamento e Vontade dirigidos para a meta Divina, eis as duas forças que aliadas à da Fé serão capazes de construir a grande muralha de defesa e sustentação contra a investida das forças inimigas do Evangelho do Cristo já elucidado pelas lições fecundas da Espiritualidade.

Ao Espiritismo e à Federação Espírita Brasileira, em particular, coube a Missão Sublime de preparar operários humildes e sinceros. A esses operários, pois, cabe, nesta hora de perigos e apreensões internos e externos para todas as nações, uma outra missão, tão sagrada quão a primeira, qual seja a de construírem um mundo melhor.

Pelas vibrações superiores dos nossos próprios espíritos devemos oferecer a mais absoluta resistência às ideias invasoras do Materialismo desagregador.

Lembremo-nos, constantemente, das parábolas do Mestre e das epístolas de Paulo, apóstolo dos gentios, para- nelas encontrarmos o cimento necessário à construção da poderosa muralha de Luz, Amor e Justiça.

O Espiritismo já nos despertou do sono letárgico de tantos séculos. Cumpre-nos, agora, pensar, sentir e agir com os nossos espíritos evangelizados e iluminados pelo Alto.

A nossa ação, deve ser positiva, real, concreta, porque o seu objetivo primordial é o Bem em todos os sentidos, sob todas as suas modalidades.             
Despertemos nossas forças íntimas e eduquemo-las segundo a orientação e ensinamentos dos nossos protetores espirituais. Estudemos e meditemos, porque a Humanidade inteira se acha mergulhada no Caos e a hecatombe se aproxima.

A Salvação se encontra, não no meio exterior, mas dentro de nós mesmos. A Salvação está na nossa Caridade, porque, fora desta, aquela não existe.

O mundo atual atingiu o paroxismo da dor e se acha envolvido pelas trevas porque se guiou pelo materialismo, desprezando as riquezas incomensuráveis da Espiritualidade.

A Lei que vai reger o homem do futuro é a Lei Divina, natural e eterna.

Daí caber a nós espíritas o trabalho constante de nos mantermos vigilantes e encaminharmos nossos irmãos para a preparação da futura humanidade.

Devemos ensinar, aos que nos ofereçam oportunidade, as sábias lições recebidas dos espíritos luminares acerca da Lei de Justiça Divina, da chamada Lei de causa e efeito.

Demonstremos-lhes que a Justiça Divina não se exerce através de aparelhamentos judiciários ou organizações similares, dotadas do poder de coerção, próprio das leis humanas, e, sim, por uma predeterminação Superior,

Desde o Princípio da Criação, Ela se vem executando mediante um processo simples e perfeitamente natural no sentido de reajustar e reequilibrar, permanentemente, os mundos e os seres que neles habitam, com o fim magnânimo de assegurar a todos, indistintamente, a evolução física, moral, intelectual o espiritual. Objetivando a harmonia do Universo e proporcionando os meios para que as criaturas atinjam a Perfeição, a Justiça Divina, por isso mesmo, tem por base a Onisciência do nosso Pai.

De sorte que, quando todos os filhos de Deus, nossos irmãos, vierem a encontrar a verdade dentro de seus próprios corações, dentro de si mesmos, terão encontrado, simultaneamente, a verdadeira solução do problema da Paz.

As nações são compostas de indivíduos! Quando esses tiverem a paz interior, em seus espíritos, aquelas também a terão no exterior.

A solução do problema da Paz, portanto, não se encontra em fórmulas jurídicas, nem tampouco em transitórias convenções de natureza econômica.  

No dia em que cada homem tiver a coragem, a bravura moral de travar a terrível batalha contra seus próprios erros, defeitos e imperfeições, extirpando decididamente e por completo o mal de dentro da sua alma, então começará
real e definitivamente a realizar a mais bela, efetiva e perfeita regeneração.

Sejamos, Ó meus irmãos, fortes e bastante fortes nos tempos que correm. Formemos a cadeia sacrossanta de forças invisíveis. O mundo não nos deve vencer mas nós devemos vencer o mundo com o Cristo.

A grande missão do Espiritismo continua e continuará a cumprir-se.

Para a sua ação de ressuscitar as verdades eternas não há obstáculos e prescinde do tempo porque é eterna. Confiemos nos Espíritos mensageiros do Senhor.         

Colaboremos com Eles, sem desfalecimentos, na construção da fortaleza inexpugnável da Fé, da Esperança e da Caridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário