Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Definições



Definições de
“Agênere”,
“Materialização” e
“Ectoplasma”


por  ADGMT[1]

inDicionário de Doutrina Espírita’  – 1ª Ed – 1963)

Publicado pelo Grupo Espírita Regeneração, RJ, RJ
fundado pelo Dr.Adolpho Bezerra de Menezes em 1891    


            AGÊNERE - modalidade de aparição tangível; estado de certos Espíritos, quando, temporariamente, revestem as formas de urna pessoa viva, ao ponto de produzirem ilusão completa. (OK2[2] XXXI).

            1- É de notar-se que as aparições tangíveis só têm da matéria carnal as aparências; não poderiam ter dela as qualidades. Em virtude da sua natureza fluídica, não podem ter a coesão da matéria, porque, em realidade não há nelas carne. Formam-se instantaneamente e instantaneamente desaparecem, ou se evaporam pela desagregação das moléculas fluídicas. Os seres que se apresentam nessas condições não nascem, nem morrem, como os outros homens. São vistos e deixam de ser vistos, sem que se saiba donde
vêm, como vieram, nem para onde vão.

            Ninguém os poderia matar, nem prender, nem encarcerar, visto carecerem de corpo carnal. Atingiriam o vácuo os golpes que se lhes desferissem. Tal o caráter dos agêneres, com os quais se pode confabular, sem suspeitar de que eles o sejam, mas que não demoram longo tempo entre os humanos e não podem tornar-se comensais de uma casa, nem figurar entre os membros de uma família.

            Ao demais, denotam sempre, em suas atitudes, qualquer coisa de estranho e de insólito que deriva ao mesmo tempo da materialidade e da espiritualidade; neles o olhar é simultaneamente vaporoso e brilhante, carece da nitidez do olhar através dos olhos da carne ... a aproximação deles causa uma sensação singular e indefinível de surpresa ... e quem com eles se põe em contato ... é levado a dizer involuntariamente: ali está uma criatura singular. (OK5[3] - XIV – nº 36 e notas).

            2 - Se um Espírito tem o poder de tornar visível e palpável uma parte qualquer de seu corpo etéreo, não há razão para que não possa proceder do mesmo modo com os outros órgãos. Suponhamos, pois, que um Espírito estenda essa aparência a todas as partes do seu corpo, creremos ver uma entidade semelhante a um de nós, enquanto que será apenas um vapor momentaneamente solidificado ..... A, duração dessa aparência está sujeita a condições que nos são desconhecidas; essa duração depende, sem dúvida, da vontade do Espírito que a pode produzir ou fazer cessar a seu gosto, mas dentro de certos limites que ele não tem sempre a liberdade de transpor.

            Interrogados sobre isso, como sobre todas as intermitências de quaisquer manifestações, os Espíritos sempre disseram que procedem em virtude de permissão superior ..... Um Espírito, cujo corpo fosse assim visível e palpável, teria para nós todas as aparências de um ser humano, poderia conversar conosco, assentar-se como qualquer pessoa em nosso lar, porque, para nós ele seria um dos nossos semelhantes ...
           
            Interrogado sobre esse ponto, um Espírito superior nos respondeu que, de fato, podemos encontrar seres dessa natureza, sem suspeitarmos que não sejam homens normais; e acrescentou ele que isso é raromas se dá. Como, a fim de nos entendermos, precisamos de um nome para cada coisa, a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, chamou-lhe agêneres, para indicar que sua origem não é produto de geração, não são gerados ... o agênere, propriamente dito, não revela sua natureza e aos nossos olhos é somente um homem como os outros; sua aparição corporal, quando necessário, pode ser de duração bastante longa para que ele possa estabelecer relações sociais com um ou diversos indivíduos...

            Os exemplos clássicos na Bíblia são o do anjo que viajou com Tobias e o do aparecimento de Jesus Cristo sobre a Terra ... algumas vezes há sobre a Terra, Espíritos que revestem essa aparência e são tomados como homens normais ... .

            O Agênere não tem corpo vivo sobre a Terra; só o seu perispírito toma forma palpável, (AUTE[4] 8 - págs. 38/47 – 1ª Ed. FEB).

            3 - Os melquisedequianos eram no século III os discípulos de Theodato de BIzâncIo, também chamado Theodato, o Banqueiro. Viam em Melquisedeque o verdadeiro mediador entre Deus e os homens, superior a Abraão, a Moisés e mesmo a Jesus Cristo. Esta doutrina, fundada numa falsa interpretação da Epístola aos hebreus (V, VI, VIII), foi renovada por um herético do começo do século V, chamado Hierax. Vários autores católicos, por outro lado, julgaram poder afirmar que Melquisedeque, sacerdote e rei de Salem, não era um homem, mas sim um anjo, Esta opinião, sem ser herética, é comumente rejeitada por teólogos católicos. (ENC. 1 - Vol. XII). VER: MATERIALIZAÇÁO.

Bibl. - Elos Doutrinários, de I. Gomes Braga, Ed. FEB.

Etimo - do Grego, a, privativo, e geiné, genomai, gerar;  que não foi gerado.





MATERIALIZAÇÃO - Diz-se quando o Espírito atua sobre a matéria. (OK2 – nº 129).

            1 - Da matéria cósmica universal tira (o Esp. ) os elementos de que necessite para formar, a seu bel-prazer, objetos que tenham a aparência dos diversos corpos existentes na Terra. Pode igualmente, pela ação da sua vontade, operar na matéria elementar uma transformação íntima, que lhe confira determinadas propriedades. Esta faculdade é inerente à natureza do Espírito, que muitas vezes a exerce de modo instintivo, quando necessário, sem disso se aperceber. Os objetos que o Espírito forma, têm existência temporária, subordinada à sua vontade, ou a uma necessidade que êle experimenta. Pode faze-Ias e desfaze-las livremente. Em certos casos, esses objetos, aos olhos de pessoas vivas, podem apresentar todas as aparências da realidade, isto é, tornarem-se momentaneamente visíveis e até mesmo tangíveis. Há formação; porém, não criação, atento que do nada o Espírito nada pode tirar. (Fnt. cit).

            2 - Trata-se de serviço de elevada responsabilidade, porquanto, além de exigir todas as possibilidades do aparelho mediúnico, há que movimentar todos os elementos de colaboração dos companheiros encarnados, presentes às reuniões destinadas a esses fins. Se houvesse perfeita compreensão geral, respeito aos dons da vida, e se pudéssemos contar com valores morais espontâneos e legitimamente consolidados no espírito, essas manifestações seriam as mais naturais possíveis, sem qualquer prejuízo para o médium e assistentes ..... na incerteza de colaboração eficiente, as sessões de materialização efetuam-se com grandes riscos para a organização mediúnica e requisitam número dilatado do cooperadores do nosso plano (espiritual), (OAZ3[5] - pág. 107 – 3ª' Ed. FEB).

            3 - Para a produção deste fenômeno, o Espírito operante, tendo conseguido tirar do médium, dos assistentes e do ambiente que lhe é próprio, o volume necessário de fluido pesado, combina-o
com fluido mais fino, oriundo do plano espiritual, condensa-o ao ponto que baste para revestir com ele o pertspirIto do Esp. que vai manifestar-se, tornando-o assim visível aos olhos materiais. (AUTE[6] 3 - pág. 93 – 7ª Ed. LAKE).

            4 - O caso mais notável de materialização vamos dizer “a longo prazo” foi estudado e descrito pelo sábio inglês William Croockes que, operando com a médium Miss Cook, teve sob seu contrôle e análise, durante alguns anos, o Espírito materializado de Katie King. Deste campo são também os casos de materializações luminosas em que os fluidos empregados são mais do próprio mundo espiritual ..... Nos trabalhos deste teor reclamam-se processos acelerados de materialização e desmaterialização de energia ..... O ambiente para a materialização de entidade do plano invisível aos homens requer elevado teor de ozônio e, além disso, é indispensável semelhante operação a fim de que todas as larvas e expressões microscópicas de atividade inferior sejam exterminadas. O ectoplasma, ou força nervosa, que será abundantemente extraído do médium, não pode sofrer, sem prejuízos fatais, a intromissão de certos elementos microbianos. (Op. cit. - págs. 93 e 95).

            5 - De todos os casos de materialização, estudados e observados, o mais importante e extraordinário foi o de Katie King. A importância deste caso resulta de ter sido ele estudado, durante anos, pelo professor WiIliam Croockes ..... Florence Cook tinha 15 anos em 1872. No dia 21 de abril de 1872, em casa de seus pais, uma forma se materializou parcialmente e disse ser Katie King. O fantasma, nessa primeira vez, era muito imperfeito; admitia apenas a iluminação produzida por uma garrafa com óleo fosforado ..... O fantasma dizia ter sido uma moça, chamada Annie Owen Morgan, falecida aos 23 anos de idade ..... Em uma sessão em que Katie estava inteiramente materializada, um imbecil, ignorante dessas coisas, segurou-a com grande força e violência, para provar que o fantasma era o próprio médium. Katie não se debateu, escapou do abraço
violento e desapareceu : .... Em consequência dessa agressão estúpida, Florence Cook foi. atacada de violentas convulsões, e sua vida correu perigo. (AUD11[7] - XVII -  pág, 170 - Ed. 1955), Ver ECTOPLASMA E EFEITOS FÍSICOS.

Bibl. - Materializações Luminosas, de Ranieri, Ed. LAKE e Missionários da Luz, de A. Luiz, Ed. FEB.



 ECTOPLASMA - é um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. Pode ser comparado a genuína massa protoplásmica. (OAZ9[8] - pág. 244 – 2ª Ed. FEB).

1 - O ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza. Em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos físicos sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se subordinam, invariavelmente, ao pensamento e à vontade do médium que os exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não que sintonizam com a mente mediúnica, senhoreando-lhe o modo de ser. Infinitamente plástico, dá forma parcial ou total às entidades que se fazem visíveis aos olhos dos companheiros terrestres ou diante da objetiva fotográfica, dá consistência aos fios, bastonetes e outros tipos de formações, visíveis ou Invisíveis nos fenômenos de levitação, e substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium ou dos companheiros que o assistem mentalmente afinados com ele. Exige-nos, pois, muito cuidado para não sofrer o domínio de Inteligências sombrias. (Fnt. cit.) ,

            2 -  Richet (o criador do termo) diz: é urna espécie de geleia esbranquiçada que sal da boca de Marta (médium) ou do seu peito, e organiza-se, pouco a pouco, adquirindo o aspecto de um rosto ou de um membro ..... Geley diz: a subtância sólida, constituida por uma massa protoplásmlca amorfa, quase sempre branca, sai do médium especialmente pelos orifícios naturais, pelos flancos ou dedos. A substância gasosa ou nevoeiro parece fraca nuvem fosforescente; é, sobretudo, da cabeça do médium que parece formar-se. Às vezes, tem pontos brilhantes de condensação. (AUDI1[9] - pâg. 164 - Ed. 1955).

            3 - Até presentemente, as experiências com o ectoplasma tem sido orientadas em um sentido mais fenomênico do que físico-químico. Têm-se observado mais as suas propriedades psicodinâmicas e ideoplásticas. Inexplicavelmente, o rigor e o método científico não foram totalmente empregados na análise, seleção e classificação dessa extraordinária substância. sob o ponto de vista da sua constituição química, de sua estruturação molecular, paracristalina ou cristalina, etc. ..... já consideramos como ponto pacífico com relação ao ectoplasma: a) a existência; b) a variedade; c) a natureza material; d) a motilidade; e) a plasticidade. (AUTE11[10] - págs. 191/3 1ª Ed. Gráfica Betivegna).

            4 - Os fluidos espirituais, que constituem um dos estados do fluido cósmico universal, são, a bem dizer, a atmosfera dos seres espirituais; o elemento donde eles tiram os materiais sobre que operam; o meio onde ocorrem os fenômenos especiais, perceptíveis à visão e à audição do Espírito, mas que escapam aos sentidos carnais, impressionáveis somente à matéria tangível; o meio onde se forma a luz peculiar ao mundo espiritual, diferente, pela causa e pelos efeitos da luz ordinária; finalmente, o veículo do pensamento, como o ar o é do som. Os Espíritos atuam sobre os fluídos espirituais ..... como os homens manipulam os gases ..... Pelo pensamento, eles imprimem aqueles fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam,  organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas .....  Sendo o perispírito dos encarnados de natureza Idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma esponja se embebe de um líquido ..... Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular. (OK5 [11]- XIV - ns, 13/ 4 e 18). “Fundamento doutrinário da substância modernamente conhecida como ectoplasma”. (ADGMT).

Etimo. - grego, ektos, por fora e plasma de plassein, formar.





[1] Do Blog: Os organizadores deste Dicionário resolveram ocultar seus nomes sob a sigla ADGMT, resultante das iniciais dos respectivos nomes próprios.
[2] Do Blog: Os autores usam uma Convenção que demanda esclarecimentos: OK2 = O Livro dos Médiuns’ (1861)
[3] OK5 = A Gênese (1868)
[4] AUTE8 – ‘Elos Doutrinários’ (FEB), de Ismael Gomes Braga.
[5] OAZ3 –Missionários da Luz
[6] Mediunidade, de Edgard Armond
[7] AUD11 – Primeiros Passos em Metapsíquica, de Roberto Lisboa.
[8] OAZ9 – Nos Domínios da Mediunidade.
[9] AUDI1 - Primeiros Passos em Metapsíquica, de Roberto Lisboa.
[10] AUTE11 – Teoria Corpuscular do Espírito, de Ernani G Andrade.  
[11] OK5 – A Gênese (1868).


Nenhum comentário:

Postar um comentário