Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

05 'Doutrina e Prática do Espiritismo'


05                   * * *


II - Estudo sobre o homem. Método para a investigação dos elementos que o compõem. A observação direta nem sempre é um critério seguro e muito menos Infalível. O sentido psíquico e as faculdades supranormais.

            Se o problema que mais deve interessar ao homem é o de sua existência neste mundo, o estudo de sua própria natureza deve ocupar o primeiro lugar na ordem das indagações tendentes à solução de tal problema. Para bem se inteirar, com efeito, quer dos motivos por que está na terra, quer das suas relações com os demais seres e das leis a que devem os seus atos se subordinar, necessita ele antes de tudo saber o que realmente é.

            Com razão tem sido o homem considerado um microcosmo, isto é, um resumo ou miniatura do universo, de que faz parte, nele devendo, portanto, se encontrar os mesmos elementos, senão idênticos, análogos pelo menos, de que se compõe o grande todo.

            E é por isso, porque o conhecimento dos elementos que constituem o ser humano, quer em si mesmos, quer na íntima conexão que entre si mantêm, representa a chave da sabedoria que, há cerca de vinte e quatro séculos, não cessava de recomendar o grande Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo. "



Nenhum comentário:

Postar um comentário