Pesquisar este blog

domingo, 28 de julho de 2019

Domínio material e domínio espiritual



Domínio material e domínio espiritual
Emmanuel por Porto Carrero Neto
Reformador (FEB) Janeiro 1951

Amigo: a paz do Senhor esteja contigo e com todos. No momento em que debatam forças em ataques violentos, na luta duma sobrevivência difícil, uma vez que poucos entendem o que seja a Vida, precisamos entrar em maior contato com os terrícolas, abrindo-lhes os olhos para que seus corações também se descerrem às Verdades Eternas e recebam o Orvalho que o Senhor lhes envia.

Preparemo-nos para grandes lutas, maiores talvez do que as antigas. Em todos os tempos os homens se combateram pelo predomínio material. Não lhes bastou, no entanto, essa regência material, essa conquista de terras, que haveriam de proporcionar-lhes o necessário e o supérfluo. Esse domínio material sempre o acompanhava esse outro, muito maior, que é o espiritual. E hoje essas forças se levantam, cada vez com maior ousadia, fingindo uma soberania  espiritual, no terreno das ideias, para disfarçar o trono material por trás dos bastidores.

Neste particular, todavia, encontram-se homens ainda nas trevas da matéria, submetidos às mesmas regras do mundo material, que é bem diferente do espiritual. Não se podem transplantar conceitos e leis dum terreno paro outro. Não se constrói uma sociedade como se erguem edifícios; não se governam os espíritos pela mesma soma de dinheiro com que se assalariam servos, que nada mais tenham que fazer senão obedecer; e ainda nessa obediência, fala o interesse material, que visa o imediatismo das situações, tão mutáveis quanto os ventos que sopram, ora do norte, ora do sul.

lnfelizmente o conforto material só chamou o homem ao bem terreno, naquilo que mais escraviza o espírito. Além desse conforto nada ou quase nada veem os próprios dirigentes, incapazes de prometer a seus concidadãos - pelos quais de certo modo respondem - a paz no trabalho frutífero, mas - por ironia - trazendo-lhes o desassossego, a ânsia da ambição, a cegueira do haver passageiro, consumindo-lhes a alma com o fogo da intemperança, em vez de acender lhes no coração a lâmpada da renúncia, do serviço a bem de todos, da conquista de si mesmos.

Não há agora senão relembrar-lhes, com energia mais viva, a maior lição da História no capitulo do serviço que visa ponto mais alto que o planeta da dor. Cada qual há de ter ouvido ou ter sido cientificado das lições do Cristo e de conhecer-lhe o exemplo admirável. Fazem-se, porém, surdos a essa voz que, como a de João,
clama no deserto.

Mudar-se-á a face da Terra ao Orvalho que vai pouco a pouco descendo. Cumpre-nos dar-vos a orientação para a conquista de vossos destinos e, por isto, estamos anunciando o trabalho que já está a caminho e que cada vez mais se desenvolverá para a transmudação do planeta.

Estejamos, pois, em posição de sentido, para obedece à voz do comando, Marcharemos sem temor para a frente, após a estagnação que há muito consome a Humanidade. Descerraremos o véu que empana o brilho do Sol da Vida e sentiremos, então, a pujança dessa Força Infinita que nos aguarda para nossa edificação definitiva.

Alerta, portanto, amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário