Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de março de 2019

Allan Kardec



AIIan Kardec
Editorial
Reformador (FEB) Setembro 1925

            Muito se há escrito a propósito da personalidade do Mestre a quem rendemos vivas homenagens de gratidão e respeito, toda vez que se comemora o aniversário da humanização de seu alevantado Espírito. Já não há mister, quando celebramos o transcurso de cento e vinte anos de sua reencarnação, realçar de novo os dotes do ínclito missionário, que de todos nós são conhecidos, mas reputamos da maior necessidade evocarmos, nesta quadra difícil da nossa vida de propugnadores da doutrina que nos ele legou; a regra a que se cingiu, no labor árduo da implantação da doutrina espírita no mundo, malgrado a veemência da pirronice (desconfiança permanente) e à intolerância dos espíritos fortes e árbitros do progresso.

            Queremos, ainda uma vez, relembrar a fórmula vitalizadora do seu esforço: trabalho, solidariedade e tolerância.
             
            Também nossa deve ser essa regra de ação. Se temos a missão de vulgarizar o Espiritismo nos rincões de Santa Cruz, jamais o faremos sem a solidariedade dos nossos Espíritos sem o trabalho perseverante, que desconhece fadiga e desânimo sem a tolerância, que é o apanágio dos Espíritos esclarecidos.

            Não, de certo, a implantação do Espiritismo no seio das grandes coletividades, exige que os seus obreiros se unam em vasta cadeia, onde todos operem para um mesmo fim, de tal sorte, porém, que a atividade seja impessoal e uniforme.

            É contra o Insulamento que devemos reagir sempre, porque no próprio instante em que da cadeia romper-se um só elo, a confusão se estabelecerá e com ela a divisão. Todo o reino dividido não subsistirá, diz Jesus; não poderá, pois, a operosidade divergente dos que propagam o Espiritismo contribuir para a sua generalização, vencendo a barreiras dos que o combatem.

            O exemplo da união é eloquente mesmo entre os adversários das nossas crenças. Ninguém contestará a supremacia do fraco contra os fortes, quando arrimados uns nos outros, unidos pelos sentimentos heroicos. Dificilmente desbaratam, porque o espirito de  solidariedade sabe despertar-lhes em a natureza profunda a energia vitoriosa.
             
            E, quando a luta é em prol da verdade, quando se busca servir a Jesus Cristo, esclarecendo a Cristandade, restaurando o Evangelho, os coxos e esfarrapados a quem foi assignada tamanha tarefa, deverão permanecer unidos como o foram outrora os apóstolos e primeiros cristãos. Unidos pois, solidários, coesos c firmes, a coberto dos assaltos do homem velho, devemos nós nos encontrar, colocando a doutrina acima dos interesses, servindo-a como o nosso Mestre desejava dos espíritas do seu tempo.

            Essa a forma expressiva de comemorarmos dignamente e a data da reencarnação desse gênio benfazejo: é inspirando-nos nos exemplos de abnegação de que deu sobejas provas.

            E, se difícil foi a revelação da doutrina ao mundo, pelo que se abroquelou (resguardou) no lema que deixou á posteridade, ele o Espírito de escol, quão mais difícil não o será para nós outros o cumprimento do dever que temos de propaga-la, sentindo-nos, como nos sentimos, ainda tão presos a um passado de paixões! Acolhamo-nos à sombra do estandarte: trabalho, solidariedade e tolerância, e teremos feito, na hora presente, o que de nós pode e deve ele esperar e com ele Jesus, seu e nosso Mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário