Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Campeões de Vigilancia


Campeões de Vigilância
Roque Jacinto
Reformador (FEB) Janeiro 1965

A porta do Espiritismo-cristão levará a criatura a um dos múltiplos setores nos quais a Doutrina se materializa a benefício do próprio homem, sendo que a voz da afetividade, falando alto na alma, determinará a sua inclinação:
           
Há os que adentram pela reuniões mediúnicas e se afinizam com esses trabalhos evangélicos, entrelaçando-os com a espiritualidade no campo de socorro e orientação aos desencarnados menos felizes. E recolhem a doutrinação para si mesmos, pelos exemplos vitalizados que o Mundo Maior lhes favorece.

Há os que se aproximam dos passes curativos, transfundindo-se em energias magnéticas, em favor dos que se encontram em desequilíbrio físico ou psíquico, movimentando recursos salutares dos Planos Celestes no atendimento aos que sofrem e choram. E recebem para si mesmos a assistência primeira de que se fazem medianeiros.

Há os que se entregam à caridade material aos desfavorecidos pela fortuna, multiplicando-se em gêneros alimentícios e agasalhos, em remédios e abrigos, a estômagos vazios e a corpos enregelados, a organismos minados e a famílias sem teto. E carreiam para si mesmos os favores dos Céus.

Há os que se utilizam do verbo para a sementeira da luz consoladora, do pão do Espírito, do manancial inesgotável da alma, desdobrando-se qual maná divino para os famintos de esclarecimentos, para os aflitos e desconsolados, para os amargurados e os cansados do mundo. E retém no seu íntimo benefícios da claridade de que se tornaram condutores e filamento.

Há os que se dão ao estudo fraterno, à conversação nobre, à difusão textual dos princípios doutrinários, à edificação de templos e instituições de benemerência.

Cumpre reconhecer, porém, que embora entregues a setores aparentemente tão diversificados entre si, todos se encontram no desempenho de nobilitantes tarefas que fazem parte desse grande todo que é o Espiritismo-Cristão.

São os chamados para o Cristianismo-redivivo.

Contudo, devem ser campeões de vigilância, para não chegarem ao ponto desequilibrante de supervalorizar o seu setor, porque daí em diante passarão a combater e condenar os demais tarefeiros, buscando restringir a Doutrina apenas às suas tarefas preferenciais.

Todas as funções são dignas e necessárias, ajustadas ao degrau evolutivo e às tendências em sublimação de cada seareiro, cabendo, pois, guardar respeito e carinho, acatamento e cooperação com os que estejam entregues às outras faces do mesmo labor dentro da Doutrina dos Espíritos.

"Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um,  como nós o somos." João. (17:22)


Nenhum comentário:

Postar um comentário