Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Cristãos sem Cristo


Cristãos sem Cristo
Túlio Tupinambá (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Maio 1953

A quem se entregue com indispensável serenidade ao estudo da evolução das relações entre o Catolicismo e o Estado, se deparará o quadro inequívoco da diminuição moral da Igreja como resultado de concordatas que lhe outorgaram, compensativamente, maior poder temporal. As transigências do clero católico com a política, sua indiferença para com os legítimos problemas de assistência espiritual, dentro da pureza do pensamento de Jesus; seu silêncio em face de atos ostensivamente perniciosos à causa do Cristianismo; sua complacência com os poderosos, sua cumplicidade evidente nas resoluções anticristãs capazes de beneficiar os interesses materiais da Igreja, semearam a descrença, desmoralizaram os objetivos primaciais da doutrina cristã, enfim, todo um estendal de concessões, de recuos, de negaças e, sobretudo, de desrespeito ao verdadeiro conceito doutrinário contido no Evangelho, criaram o ceticismo que aleitou e fortalece o materialismo dos nossos dias.

O Catolicismo ausentou-se do Cristo, em virtude de buscar as comodidades da vida material, fugindo à exemplificação rigorosa dos princípios cristãos, negando, letra por letra, o itinerário evangélico . O Sermão da Montanha foi esquecido por aqueles que se inculcaram o título de representantes de Deus na Terra e vigários do Cristo perante a Humanidade. Bem-aventurados os humildes de espírito, bem-aventurados os mansos, bem-aventurados os misericordiosos, bem-aventurados os limpos de coração, bem-aventurados os pacificadores... No entanto, o sacrifício de Hipatia, (Hipátia nasceu em Alexandria por volta do ano de 370 d.C. Era uma oradora carismática e manteve-se solteira declarando-se "casada com a verdade". Em termos filosóficos, era neoplatónica, uma escola que na sua época e em Alexandria tinha a oposição dos grupos cristãos. No ano 415, Hipátia foi brutalmente assassinada por uma turba de cristãos que a considerava herege. Hipátia foi atacada na rua quando regressava a casa na sua carruagem. A multidão arrancou-lhe os cabelos e a roupa, depois os braços e as pernas e queimou o que restava do seu corpo. Do Blog.), a perseguição aos huguenotes, (Huguenotes era o nome dado aos protestantes franceses durante as guerras religiosas na França (segunda metade do século XVI). Cerca de 300.000 deles deixaram a França, após as dragonnades (perseguições contra as comunidades protestantes, sob Luís XIV) e a revogação do Édito de Nantes, em 18 de outubro de 1685. Eram majoritariamente calvinistas e membros da Igreja Reformada. Do Blog.), os dramas terríficos da Inquisição, a insinceridade e o ódio aos espíritas, as manifestações mais inequívocas de falseamento da doutrina de amor de Jesus demonstram à saciedade que o clero católico traiu o Divino Mestre e até hoje persiste no grave erro de desmentir pelos atos -o que é enfaticamente pregado nos púlpitos e nas publicações clericais. Mas
Jesus, suave e sábio, mesmo no Sermão da Montanha indicou a consolação para as vítimas da prepotência e do sectarismo: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados ... Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque eles serão fartos...  Bem-aventurados os que tem sido perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus... Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.

A humilhação de Galileu, o sacrifício de João Huss e Savonarola, a desventura de Giordano Bruno e tantos outros que foram imolados pela política clerical, em nome de um deus que não é o Deus que os discípulos de Jesus aprenderam a amar e respeitar, de um deus que era a negação do Deus, do Pai amoroso, infinitamente bom e infinitamente misericordioso que ressalta das páginas maravilhosamente fecundas do Evangelho!

De quem a responsabilidade pelo panorama de intranquilidade espiritual dos nossos dias? De quem a responsabilidade pela descrença que tem levado incontáveis criaturas ao desespero? De quem a responsabilidade pelo poder extraordinário do materialismo nocivo, que envenena a alma, entorpece a razão e destrói no coração do homem o respeito devido a Jesus e a Deus? Do Catolicismo, através do seu clero farisaico. Na verdade, não foi o Cristianismo que falhou, conforme a afirmativa de autores famosos, que alinharam erros sobre erros dos pretensos cristãos. Não foi o Cristianismo que desmentiu os princípios cristãos. Em absoluto. Quem falhou foi o Catolicismo, desmantelado moralmente pelos desmandos de seu clero ávido de poder temporal. O Cristianismo foi atingido pela desmoralização porque, a partir do século XVIII, não se procurou distingui-lo do Catolicismo. Chegamos, finalmente, a uma encruzilhada. É quando Allan Kardec, reencarnação de João Huss, (nascido em Husinec, 1369 — Morto em Constança, 6 de julho de 1415) Foi um pensador e reformador religioso. Iniciou um movimento religioso baseado nas ideias de John Wycliffe. O seus seguidores ficam conhecidos como os Hussitas. Executado em 1415 - foi queimado vivo e morreu cantando um cântico [cântico de Davi" Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim. Do Blog.] um precursor do movimento protestante, recebe de Jesus a missão grandiosa de restaurar na Terra o verdadeiro Cristianismo, transfigurado no Espiritismo Cristão! Abre-se, desde aí, uma nova era para a Humanidade. Em menos de cem anos, a obra espírita alcançou uma divulgação espantosa. Milhões de seres já retificaram seus rumos através do Espiritismo Cristão e o trabalho prossegue, na Terra e no espaço, para que seja jugulado o materialismo que lança povos contra povos, espalha a dor, o luto, a miséria, desenvolve o ódio, espicaça o egoísmo malsão, realizando, enfim, tarefa negregada, completamente inversa daquela que está consubstanciada no Evangelho de Jesus.

Não desejamos mal a ninguém e o nosso desejo é que todos os credos se irmanem e se respeitem, que o clero católico se reintegre na legítima missão cristã, exercendo o amor, a tolerância, o esclarecimento, consoante, aliás, as lições do Cristo de Deus. Mesmo porque a profecia de Jesus ainda está de pé: "Vedes tudo isto? em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada"...

Paganizado pelo clero, para satisfação de interesses de ordem temporal, o Cristianismo, graças ao Espiritismo Cristão, que veio restabelecê-lo em seus princípios primitivos, está salvo! Todavia, impõe-se que os adeptos espíritas não abandonem as determinações doutrinárias, para que não venham a incorrer nos erros que lançaram o Catolicismo no desprestígio e na confusão dos tempos atuais.

Todos os homens, independentemente de suas crenças ou ideologias, devem unir-se no ideal comum de fraternidade humana. Principalmente os que se dizem cristãos, não tem o direito de perseguir, odiar, difamar, mentir e separar. Pelo contrário: se se dizem continuadores da obra do Cristo, devem inelutavelmente abandonar suas atitudes desfraternas, descaridosas, odientas, belicosas, se não quiserem permanecer divorciados de Jesus, se não pretenderem continuar sendo o que têm sido até aqui: hipócritas, túmulos caiados de branco, mas cheios de podridões por dentro, exclusivamente incrédulos travestidos de discípulos do Mestre, fanáticos a serviço de um espírito sectário incompatível com a doutrina de Jesus, contrabandistas da mentira, trânsfugas da Verdade, cristãos sem Cristo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário