Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O Pagamento do Imposto ao Templo



O Pagamento
do Imposto ao Templo

17,24 Logo que chegaram a Cafarnaum, aqueles que cobravam o imposto da didracma aproximaram-se de Pedro e lhe perguntaram: Teu Mestre não paga a didracma?
17,25 -Paga sim!  Respondeu Pedro. Mas, quando chegaram a casa, Jesus preveniu-o, dizendo: “-Que te parece, Simão? Os reis da terra, de quem recebem os tributos ou os impostos? De seus filhos ou dos estrangeiros?”
17,26 Pedro respondeu: -Dos estrangeiros. Jesus replicou: “ -Os filhos, então, estão isentos
17,27 mas, não convém aborrecê-los. Vai ao mar, lança o anzol e ao primeiro peixe que pegares, abrirás a boca e encontraras um estatere*. Toma-o e dá-o por Mim e por ti.”

*Estatere -Moeda  equivalente a duas dracmas.


  

            Para Mt (17,24-27), -O Pagamento do Imposto ao Temploretornamos à palavra de Antônio Luiz Sayão, em “Elucidações Evangélicas”:

            “Os judeus, como sabemos, persistiam em querer que Jesus fosse um chefe temporal, pretensão que Ele não perdia ensejo de demonstrar infundada, porquanto o seu reino não era deste mundo, não sendo, pois, de estranhar que, os discípulos, como hebreus que eram, desejassem encontrar um pretexto para se forrarem às obrigações que lhes impunha o poder do dominador estrangeiro. Por isso, o Mestre, cuja missão era toda de natureza espiritual, aproveitou aquela oportunidade, para, com a eloquência de seus atos, lhes dar uma lição de humildade e submissão, apontando-lhes estas virtudes como as armas que dão, aos pequenos, a vitória da razão e da verdade.


            Os “filhos”, a quem Jesus se referia, eram, com relação aos reis da Terra, os naturais do país; ao passo que, para os romanos, eram “filhos” os cidadãos de Roma, sendo estrangeiros os povos subjugados; para os hebreus, ao contrário, no país que aqueles haviam conquistado, estrangeiros eram os conquistadores e filhos os que nesse país haviam nascido. Justo era, portanto, que, estando na sua terra, eles não pagassem tributo aos romanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário