Pesquisar este blog

sábado, 21 de setembro de 2013

'Previsão do Futuro'

Catarina de Médicis


Previsão do Futuro
Ismael Gomes Braga
Reformador (FEB)    ?   1961

            Em outro artiguete sobre o impressionante livro "Nas Voragens do Pecado", mostramos estranheza pelo silêncio absoluto do Autor a respeito das figuras centrais dos crimes de massacre dos protestantes na França: -- Duque de Guise e Catarina de Médicis. Charles, o Autor do livro, limita-se a nos revelar suas esperanças sobre a grandeza futura de Catarina. Copiemos um longo trecho das páginas 90 e 91:

            "Em verdade, Catarina de Médicis seria a verdadeira vontade a conduzir o governo francês sob um pulso de ferro, cabendo a seu filho Carlos IX, o Rei, quase que tão somente consultá-la, ouvi-la e obedecer-lhe. Esse governo sombrio atirou para a responsabilidade de seu dirigente coroado muitos distúrbios e despautérios que de preferência deveriam pesar na consciência da Rainha-mãe, juntando-se à sua já muito extensa bagagem particular de arbitrariedades praticadas contra o povo, os amigos e os inimigos. Por isso mesmo, antes que se prestassem homenagens ao Rei, prestar-se-iam primeiramente a ela, visto que, ainda que se sentisse alguém nas boas graças daquele, nada aproveitaria se lhe fossem negadas as simpatias da Rainha. Essa mulher valorosa e cruel, arbitrária e inteligente, caprichosa e realizadora, quanto excelente mandatária, porque ordeira e severa naquilo que entendesse por cumprimento de dever, absorvia com seus tentáculos poderosos e insaciáveis as melhores forças existentes no caráter dos franceses de então, não concedendo senão migalhas de poder aos três filhos que foram reis de França e cuja coroa ela própria era quem mantinha em suas cabeças frágeis e incapazes, com a firmeza de seu gênio político. Se esse gênio pecou pela corrupção da crueldade fria generalizada, é cláusula que não apreciaremos nestas páginas. Imaginaremos, de preferência, do que será capaz esse mesmo gênio, másculo e forte, intrépido e producente, no dia em que, completamente reequilibrado nos planos da Justiça e ao Amor, conceder ao mundo, em veros benefícios, o que no século XVI apresentou em malefícios. E rendamos, assim, nestas páginas, cujo intuito não será outro senão o da análise construtiva, as homenagens que, mercê de Deus, há de merecer nos dias porvindouros, após o aprendizado cruciante, mas reconstrutor, das reencarnações terrenos."

            Aí fica uma bela lição de Espiritismo: em vez do monstro do passado, vejamos o arcanjo do futuro em Catarina de Médicis! O arcanjo é definitivo e eterno, enquanto que o monstro foi provisório, passado, viveu um momento fugitivo da História. 

 Ismael Gomes Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário