Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Exemplifiquemos a Doutrina Espírita


Exemplifiquemos
a Doutrina Espírita

            O estudo permanente da Doutrina Espírita é uma necessidade para todos quantos desejam cumprir fielmente seus deveres no serviço da Terceira Revelação. As exigências da vida comum não raro distraem o pensamento da criatura humana, levando-a a intermitências no afã da exemplificação. Não o dizemos tanto pelos outros, como por nós mesmos, que formamos entre os que mais necessitam de estímulo e encorajamento, tão desprovidos nos encontramos das virtudes que já exornam espíritos mais avançados.

            À medida que nos aprofundamos na compreensão da Doutrina, vamos adquirindo uma noção mais ampla e segura da vida terrena. Ficamos mais tolerantes, mais compreensivos, mais bondosos. Não nos abespinhamos com facilidade nem vemos nos erros e fraquezas alheios motivos para desespero, porque é justamente em face deles que precisamos mostrar o grau de adiantamento doutrinário em que nos encontramos.

            Às vezes, e isto sucede muito comumente, vemos irmãos nossos que se intitulam espíritas e que continuam tão distanciados da Doutrina quanto um polo do outro. E eles se traem, porque são azedos, irritadiços, intolerantes, agressivos. Ficam catando motivos para questiúnculas e fazem um cavalo de batalha das coisas mais insignificantes. Tomam a Nuvem por Juno e deblateram, nervosos, em vez de se mostrarem pacíficos. Ora, a mansidão, a serenidade, a reflexão e o desejo de unir em vez de separar, são virtudes ensinadas pela Doutrina Espírita. E ninguém pode considerar-se espírita sem que haja aprendido a domar os próprios sentimentos, substituindo a ira pela bondade, a intolerância pela tolerância, a acusação gratuita pelo perdão construtivo.

            Os inimigos declarados do Espiritismo são menos temíveis do que aqueles que, supondo-se espíritas e convivendo com espíritas, procedem de maneira inteiramente contrária ao que preceitua a Doutrina. Mostram-se de uma intensa exaltação, são intransigentes e dogmáticos. Em lugar de colaborarem para o fortalecimento do Espiritismo, procuram enfraquecê-lo com as atitudes desatinadas que assumem, revelando-se completamente divorciados da Doutrina.

*

            A Federação Espírita Brasileira, por sua orientação absolutamente conforme os ditames do luminoso Espírito Ismael, prossegue imperturbável no seu trabalho de difusão do Espiritismo, pelo livro e pela tribuna, exemplificando, a cada passo, os ensinos do grande mestre Allan Kardec. Surgem agourentos pregadores de inverdades, buscando abalar os alicerces da Terceira Revelação, mas nada conseguem nem o conseguirão jamais, porque eles defendem uma causa perdida, e a Federação Espírita Brasileira e os espíritas em geral representam a ideia vitoriosa, que já está mostrando à Humanidade o caminho da legítima redenção, pelo esclarecimento dos homens, pelo desenvolvimento da sua compreensão moral, pelo apuramento de seu espírito e, sobretudo, pela convicção, cada vez mais arraigada, de que o Espiritismo não ilude nem trapaceia quando demonstra a realidade da vida, a razão do sofrimento, a natureza e a finalidade das provações, a necessidade da
reencarnação, tudo isso profusamente iluminado pelo Evangelho.

*

            Muitos desajustamentos individuais e coletivos são causados pela falta de compreensão dos deveres espirituais que os homens têm de realizar no mundo terreno. O Espiritismo veio justamente ensinar as criaturas humanas a se colocarem no rumo certo, renunciando a ideias e práticas antagônicas com os princípios lidimamente cristãos. Por isto, o conhecimento da Doutrina Espírita é uma necessidade, não apenas intelectual, mas uma necessidade substancial para a vida moral dos homens. Pensar e agir espiriticamente será encurtar o caminho das desilusões e das dores, será reduzir a caminhada para a redenção espiritual, fim que a todos nós aguarda, depois que houvermos saldado nossos débitos e extinguido pela ação do bem as asperezas cármicas.


Percival Antunes(Indalício Mendes)

Reformador (FEB) Março 1959

Nenhum comentário:

Postar um comentário