Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2018

O preço dum minuto de cólera



O preço dum minuto de cólera
Ismael Gomes Braga
Reformador (FEB) Julho 1951

            Quando a família do senador Públio Lentulus, cercada de todas as garantias a que tinha direito o Enviado de Tíbério e Representante do Senado, se encaminhava para Jerusalém, da margem da estrada partiu uma pedra que veio ferir levemente o rosto da esposa do senador. A dama ferida soltou um grito de susto.

            O chefe da segurança, Sulpício Tarquinius, lançou o cavalo a galope em perseguição de um rapaz de uns dezoito anos que procurava fugir, como sendo o autor do atentado. Pouco depois conduzia preso o jovem à presença do Senador, que determinou fosse ele impiedosamente açoitado diante de todos, como exemplo para quantos ousassem levantar mãos contra o Poder Imperial. Depois de cruelmente vergastado o rapaz, interrogaram ao Senador o destino que lhe deveriam dar. A resposta do orgulho ferido foi...

            - Para as galeras!..

            Todos estremeceram de horror, porque era a escravidão e a morte.
            Três dias depois que o Senador se achava em Jerusalém, já no exercício de suas funções, foi-lhe pedida uma audiência por um pobre lavrador que era o pai do jovem condenado tão sumariamente, e vinha implorar perdão para o filho leviano. Suplicou, cheio de humildade, o perdão para o filho, mas foi rudemente repelido pelo orgulhoso senador. O suplicante, diante de tanta crueldade, enfureceu-se e retirou-se jurando vingança.
            Depois de refletir um momento, o precipitado juiz se arrependeu de sua austeridade e determinou lhe fosse trazido o prisioneiro; porém este havia desaparecido da prisão; supunham houvesse evadido, o que deu inteira tranquilidade à consciência do senador. Determinou que ele não fosse perseguido pela justiça e ficou certo de que o moço regressaria tranquilamente aos braços do pai. Muito ao contrário, porém, o moço tinha sido raptado pelos guardas da prisão e vendido a um mercador de escravos que o levou para Roma, como cativo, onde foi vendido.
            O ódio tremendo de pai e filho, um em Jerusalém e o outro em Roma, executaram os mais tremendos planos de vingança, durante quarenta anos, contra o senador e sua família, O primeiro ato dessa tremenda rede de vinganças foi o rapto de um filhinho do senador, de um ano de idade, pejo pai do condenado. O menino raptado foi criado como escravo, com a máxima crueldade, nos rudes trabalhos da lavoura, nas quais viveu quarenta anos.
            A ama do menino, cúmplice do rapto, foi envenenada pelo raptor, para que não viesse a trair o segredo.
            Com o passar dos anos aquele humilde lavrador conquistou posição social e veio a ser um dos comandantes rebeldes de Jerusalém, numa tentativa louca de libertação da Palestina. Durant a guerra, quando Jerusalém se achava sitiada por Tito, o senador, como um dos conselheiros civis de Tito, caiu em poder do inimigo e foi condenado pelo seu antigo inimigo a ter os olhos vasados com ferro em brasa.
            O executor da sentença, escravo daquele comandante judeu, foi o próprio filho do senador, raptado quarenta anos antes, por um requinte de perversidade na vingança. Esse escravo, que nunca conheceu seu pai, logo depois de ser compelido a executar a horrorosa sentença, caiu morto pelos golpes dos soldados romanos que tomaram o posto militar dos rebeldes.
            Estas linhas são breve e pálido resumo de um episódio relatado dois mil anos mais tarde, pelo mesmo senador, no romance "Há dois mil anos"... ", de Emmanuel, recebido por Francisco Cândido Xavier.
            É uma lição profunda que todos devemos estudar, a série de consequências horríveis que teve aquele minuto de irreflexão e orgulho do senador, ao repelir a súplica do pai angustiado.
            Ele mesmo o compreendeu, alguns minutos depois, mas já era demasiado tarde: já havia desencadeado uma tempestade de ódio que durou quarenta anos de amarguras.
            A sabedoria, como ensina Rudyard Kipling, é aproveitar um minuto para que ele se espraia em benefícios pelos séculos:

"Se quem conta contigo encontra mais que a conta;
Se podes empregar os sessenta segundos
Dum minuto que passa, em, obra de tal monta,
Que o minuto se espraie em séculos fecundos...”

            Mas o inverso não é menos verdadeiro, infelizmente: assim como podemos lançar sementes do bem que germinem por longo tempo, assim, num minuto, podemos lançar sementes que envenenem durante séculos.

            "Há dois mil anos... ", como todas as obras de Emmanuel, encerra lições profundas, de sabedoria eterna, que merecem longa reflexão e séria aplicação na vida"


Nenhum comentário:

Postar um comentário