Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2013

4. "Didaquê Espírita"


4
Didaquê Espírita

compilação e coordenação
  Carlos Lomba
Ed.FEB 1948

CAPÍTULO III

JESUS

Fase da segunda e mais intensa LUZ DIVINA
baixada do Céu à Terra, com o seu próprio emissário
- JESUS CRISTO, ou a SEGUNDA REVELAÇÃO, prenunciada
pelos Profetas e moralistas do ANTIGO TESTAMENTO.


41. Quem é Jesus Cristo? 

            - É o maior, o mais poderoso e iluminado entre todos os grandes Espíritos que vieram à Terra.

42. Onde surgiu Jesus?

            - Jesus surgiu em Belém, cidade da Palestina, e o seu nascimento é comemorado todos os anos na noite do Natal - a 25 de Dezembro.

43. Como se chamavam os pais de Jesus?

            - Chamavam-se José e Maria e eram muito pobres, porém ricos e abastados de virtudes.

44. Como passou Jesus a sua mocidade?

            - Passou-a ajudando a subsistência do lar paterno e trabalhando como carpinteiro na pequena e própria oficina de seu pai.

45. Com que idade começou Jesus a ensinar?

            - Quando completou trinta anos de idade, começou Jesus a ensinar ao Mundo a sua Doutrina de Amor. Porém, desde muito pequenino, revelou possuir brilhante e extraordinária inteligência, e aos doze anos discutia surpreendentemente com os doutores da lei a questão religiosa do seu tempo.

46. Que nos ensinou Jesus?

            - Ensinou que devemos amar e conquistar o Reino de DEUS, e que a humildade, a mansidão, a tolerância, a paciência, a caridade, o trabalho, a vigilância e a oração são as virtudes que nos conduzirão a esse Reino.

47. Que vem a ser o Reino de DEUS?

            - É a nossa personalidade limpa e digna; é a entronização permanente de DEUS no tribunal de nossas consciências, tratadas com amor e bem cultivadas em nossas almas todas as virtudes e preceitos cristãos.

48. E que  foi que Jesus combateu?

            - Combateu os preconceitos, as rivalidades de raça, os hipócritas e tartufos, os vaidosos, os
orgulhosos, os avarentos, os egoístas, os traficantes inescrupulosos e os malvados de toda espécie, inclusive e com energia os vendilhões do templo.            

49. Jesus amou a todos, indistintamente?

            - Sim. Jesus sempre amou os bons, como os maus, animou os fracos, amparou os pobres, consolou os aflitos e ensinou os pecadores a se regenerarem, sempre exemplificando a grande lei geral do Amor.

50. Que disse Jesus sobre o perdão?

            - Disse e afirmou que se não perdoarmos não seremos perdoados, o que vale dizer que é puro egoísmo e insensatez, grande iniquidade, pedir-se aquilo que se nega.

51. Que disse sobre a conquista da nossa felicidade?

            - Disse Jesus que só seremos realmente felizes quando soubermos perdoar ao nosso próximo e amar os nossos próprios inimigos.

52. Jesus teve inimigos?

            - Sim, como os maiores e mais generosos  Espíritos que vieram a este Mundo, Jesus teve os mais cruéis e impiedosos inimigos. Foi dolorosamente perseguido e condenado à morte infamante, padecendo as mais terríveis afrontas e penosos sofrimentos.

53. Que fez Jesus a seus inimigos?

            - Sempre lhes perdoou. Antes do seu passamento, pregado à cruz, o último exemplo que nos deu foi pedir a DEUS, nosso Pai comum e misericordioso, que perdoasse a seus perseguidores e verdugos, como ele próprio, Jesus, o fazia, naquele angustioso e extremo momento.

54. O perdão é assim tão rigorosamente recomendado por Jesus?

            - Assim o é, pois que Jesus sentenciou "que não apenas sete vezes mas setenta vezes sete devemos perdoar".

55. Onde estão colecionados os ensinamentos de Jesus?

            - Suas grandes lições e luminosos ensinamentos estão contidos em seu EVANGELHO, coluna mestra do NOVO TESTAMENTO, de autoria de seus Apóstolos e discípulos Mateus, Marcos, Lucas e João.

59. E o mistério da TRINDADE, considerando numa só pessoa o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO?

            - A palavra mistério, aí aplicada, revela um absurdo nascido de desculpável ignorância. A razão mostra e Jesus afirma que essas três pessoas são entidades diferentes e distintas, que supervisionam uma obra comum. DEUS é o Pai; Jesus, como nosso irmão, é o FILHO; e o ESPÍRITO SANTO é a imensa quantidade
de outros nossos irmãos, bons Espíritos servidores de DEUS, Espíritos que se tornaram puros e que são, sob a chefia de Jesus, os nossos guias na Terra.            

60. Qual a finalidade da vinda de Jesus à Terra?

            - Jesus veio exemplificar o BEM pela exaltação das VIRTUDES, e revelar a VERDADE, para salvar os homens.

61. Basta crer em Jesus e admirar os seus ensinamentos para se obter a salvação?

            - Não. Não basta que assim procedamos.  Cumpre que tenhamos Jesus como alto modelo para a nossa vida, uma vida digna, limpa, incorruptível e vigilante, praticando os seus ensinamentos a todo custo, abnegadamente, e enriquecendo de VIRTUDES as nossas almas, sempre predispostos à prática do BEM, das boas AÇÕES e realizando o trabalho santificador das boas OBRAS.

62. Quais as boas ações e obras de que fala Jesus no seu EVANGELHO?

            - São os atos de humildade, mansidão, fraternidade, misericórdia e caridade, praticando a lei do Amor e do Perdão, como ele o fez, e sempre trabalhando para o bem de todos, indistintamente, jamais visando interesses materiais.

63. Foram completos os ensinamentos de Jesus à Humanidade?

            - Não completos, porém básicos. Quando entre nós, disse-nos Jesus assim: “Tenho ainda muito que vos dizer, porém não o podeis suportar agora; quando vier, entretanto, aquele ESPÍRITO DA VERDADE, ele vos guiará em toda a verdade".

64. E quando virá esse tempo?

            - O tempo já é chegado. O ESPIRITISMO, que é a Revelação da Revelação - é a palavra do ESPÍRITO DA VERDADE, o Paracleto anunciado, O CONSOLADOR prometido por Nosso Senhor Jesus Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário