Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de abril de 2013

2. 'Didaquê Espírita'




2
Didaquê Espírita

compilação e coordenação
  Carlos Lomba
Ed.FEB 1948

CAPÍTULO I

DEUS

Tende por templo - o Universo;
por altar - a consciência;
por imagem - DEUS;
por lei - a caridade.


1. Que é DEUS?

            - DEUS é a perfeição total e absoluta.  É a inteligência suprema do Universo e a fonte inesgotável do amor e da vida eterna, Criador de todas as coisas.

2. DEUS é a própria Natureza?

            - Não. Seria confundir a criação com o Criador. Deus é o Criador da natureza.

3. Que é, então, Universo?

            - É o imenso espaço dentro do qual flutua a Terra e vivem todas as coisas criadas e dirigidas pelo seu divino Criador. Nele gravitam mundos inumeráveis, habitados como o nosso planeta. São as “muitas moradas da casa do PAI", como nos ensina Nosso Senhor Jesus Cristo, em seu EVANGELHO.

4. Como se pode encontrar a prova da existência de DEUS?

            - No axioma que se aplica às ciências: "NÃO HÁ EFEITO SEM CAUSA". Buscando-se a CAUSA de tudo o que não é obra do homem, chegar-se-á até DEUS.

5. Quais são os atributos de DEUS?

            - DEUS é eterno, imutável, único, todo poderoso e indivisível, soberanamente justo e bom.

6. Porque é eterno?

            - É eterno porque se houvesse tido princípio teria surgido do nada, o que é absurdo, pois o nada é o vácuo, é a irrealidade, é a negação e a inexistência de tudo. A própria palavra NADA define a sua significação. DEUS é eterno porque não teve princípio e não terá fim. Princípio e fim são contingências para a vida da
matéria.

7. Há, pois, DEUS e o UNIVERSO?

            - Sim. O Universo sem DEUS parecer-se-ia com um corpo sem alma.

8. DEUS, então, governa o Universo?

            - Assim como a alma dirige o corpo, assim também, por leis harmoniosas e sábias, invariáveis e eternas, rege DEUS o Universo.

9. As leis que regem o Universo procedem de DEUS?        

            - Sim. DEUS é a Lei das leis. É a razão, a verdade, o amor, a justiça e todas as Suas Leis são perfeitas e justas como Ele.

10. DEUS está em toda parte?

            - Sim. DEUS está em toda parte porque Ele é ESPÍRITO puríssimo e infinitamente poderoso, cujos fluidos enchem completamente o Universo. Nós estamos mergulhados e vivendo nesse fluido divino; por isso que estamos com DEUS e DEUS está conosco.

11. Quando é que veremos e melhor compreenderemos DEUS?

            - Por meio de seus fluidos divinos DEUS irradia sua presença por toda parte. DEUS não se mostra, mas se revela por suas obras sublimes. Quando formos espíritos puros, nós o veremos e mais encantadoramente O compreenderemos.

12. Quando e onde podemos adorar a DEUS?

            - Podemos adorá-Lo em qualquer lugar. Sendo DEUS um ESPÍRITO, é pelo pensamento que devemos adorá-Lo: em nossos lares, em nossas oficinas de trabalho, contemplando a vastidão do Céu e os astros, nas cidades, nos desertos, nos cárceres, nos campos, nos mares, entre as flores e nas florestas, nos palácios e nas choupanas, a qualquer momento podemos vê-Lo e adorá-Lo no conjunto harmonioso e esplêndido da Natureza que nos envolve e que Ele criou.

13. Só podemos adorar a DEUS pelo pensamento?

            - Não só pelo pensamento, mas principalmente por nossas boas obras e ações dignas. Porque as boas obras e boas ações que praticamos, são atos de reverência e de adoração a DEUS.

14. DEUS é único?

            - Sim. Só há um DEUS e n'Ele o conjunto ilimitado de todos os poderes e de todas as perfeições.

15. Porque DEUS é bom?

            - DEUS é infinitamente bom porque ama indistintamente suas criaturas com o mesmo amor. Diante de DEUS somos todos iguais e aos seus olhos apenas nos diferenciamos pelos merecimentos a que fizermos jus, com o nosso esforço e trabalhos individuais.

16. Porque DEUS é justo?

            - DEUS é justo porque dá a cada um de nós exatamente o que merecemos. Por isso que Jesus, seu Filho amado enviado à Terra, como nosso MESTRE, assim nos disse: “A cada um segundo suas obras".

17. Mas Jesus não é o próprio DEUS?

            - Não, absolutamente! Veremos esta resposta mais tarde, em outro Capítulo, porém Jesus é Filho de DEUS, nosso PAI comum, e Jesus é, pois, nosso Irmão mais velho, sábio e bom, a cuja tutela estamos confiados pelo Poder Divino. Ele, Jesus, é o nosso MESTRE amado.

18. Como foi que se teve notícia de DEUS na Terra?

            - Esta notícia está latente em nossas almas, desde que nascemos. A revelação de DEUS sempre nos foi dada pelos Profetas, emissários do Céu, em todos os tempos da Humanidade. Seus ensinamentos despertaram e despertam a existência de DEUS em nossas consciências adormecidas.

19. Quais foram esses Profetas?

            - Esses Profetas foram muitos e suas lições se encontram no ANTIGO TESTAMENTO, onde elas se revelam.

20. Dentre eles houve algum mais em evidência?

            - Foi Moisés o maior vulto do ANTIGO TESTAMENTO, pois que dera ele aos Hebreus, inspirado por um Espírito de DEUS - o DECÁLOGO, que é a Lei das leis, para a Humanidade.

21. Que vem a ser o DECÁLOGO?
           
            - São os dez mandamentos REVELADOS a Moisés, no alto do Monte Sinai.

22. Quais são esses dez mandamentos?

            Os dez mandamentos divinos, são: 1º - Eu sou o Senhor teu DEUS, e não terás outros deuses estranhos. Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma de tudo que há no alto do Céu, ou em baixo na Terra, ou sob as águas. Não as adorarás e nem lhes darás culto; 2º - Não tomarás o nome do Senhor, teu DEUS, em vão; 3º - Observa o dia de sábado para o santificares; 4º - Honra a teu pai e a tua mãe; 5º - Não matarás; 6º - Não cometerás adultério; 7º - Não furtarás; 8º - Não dirás falso testemunho contra o próximo; 9º - Não cobiçarás a mulher do teu próximo; 10º - Não desejarás coisa alguma de sua propriedade.

23. Essa Lei foi revelada a Moisés?

            - Sim. Por isso que Moisés é considerado o instrumento medianeiro, intermediário, revelador da LEI DIVINA.

24. Houve mais revelações divinas, depois de Moisés?

            - Sem dúvida que sim: Veio Jesus Cristo e com ele a sua maravilhosa Doutrina da fraternidade e do amor - o CRISTIANISMO. E Jesus, por sua vez, anunciou e prometeu, para muito mais tarde, a vinda do Espírito da Verdade - O CONSOLADOR, que, em nossos dias e para sempre, como complemento de sua amorosa Doutrina, é e será o ESPIRITISMO.

25. Então são três as Revelações Divinas?

            - São três. A PRIMEIRA REVELAÇÃO, por intermédio de Moisés, é chamada a Revelação Mosaica. A SEGUNDA REVELAÇÃO veio trazida diretamente por Jesus Cristo - O CRISTIANISMO. A TERCEIRA REVELAÇÃO, codificada pelo grande missionário Allan Kardec veio com o Espírito da Verdade, O CONSOLADOR prometido e enviado por Jesus - O ESPIRITISMO.




Nenhum comentário:

Postar um comentário