Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de abril de 2013

14. Ciência Religião Fanatismo



14

Ciência   Religião   Fanatismo

por  MINIMUS  (A. Wantuil de Freitas)
Ed. FEB
c.1938

Palestra 3   a/e


            Amigos e Companheiros:

            Ao iniciarmos a palestra de hoje, volvamos o pensamento ao Criador, numa prece de agradecimentos pelos benefícios espirituais que vimos recebendo, prece em que nós outros suplicamos à bondade do Pai bênçãos para todos vós que nos vindes ouvindo.

            Ainda se nos não apagou da memória o quadro confortador que nos apresentastes aos olhos, quando da última vez que palestramos convosco. Dias seguidos de chuvas constantes, inclusive o da palestra, convenceram-nos que o auditório, sempre numeroso às conferências desta Casa, seria, quando muito, de meia dúzia de amigos íntimos.

            Qual não foi, pois, a nossa surpresa ao verificarmos que mais de trezentas pessoas afrontavam o temporal, para comungar com seus irmãos nesse templo de Caridade, em que nos reunimos em nome de Jesus, para com Ele aprendermos a cumprir as leis do Senhor. A vossa presença, em aquele dia, não só nos demonstrou que erráramos em nossos cálculos, como nos advertiu que não devêramos julgar o próximo pelas nossas imperfeições, e, ainda, nos encheu de júbilo por se nos ter oferecido ensejo de auscultar o vosso adiantamento espiritual, a vossa abnegação e tolerância cristãs.

            Concedei, portanto, com a vossa generosidade habitual, que prossigamos, em que nos pese à insuficiência oratória, nas nossas perlustrações em torno da sublime Doutrina, de cujos princípios nos propomos ser humildes divulgadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário