Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Saúde da alma


Saúde da Alma

Vinélius Di Marco (Indalício Mendes)
Reformador (FEB) Setembro 1957

            Você, que é espírita, como todos nós, já se deteve alguns instantes para meditar sobre o extraordinário poder do pensamento? Já analisou alguma vez o alcance prodigioso de uma ideia boa emitida em favor de um doente? Já procurou examinar a ligação forte que o pensamento estabelece entre os homens? Se ainda não se lembrou de o fazer, experimente-o na primeira oportunidade. Logo após o despertar, ponha--se em condições de absoluta relaxação física e mental. Depois, eleve seu pensamento numa prece simples mas profunda. Comece por fazer uma mensagem silenciosa a toda a Humanidade, mentalizando o amor, a paz e a compreensão entre os homens. Em seguida, permaneça quieto, dentro de si mesmo, de olhos cerrados, mas sem abandonar a posição de tranquila calma adotada inicialmente.

            Permaneça assim algum tempo. Em seguida, fixe um programa de trabalho para o dia que o espera. Predisponha-se a agasalha ideias sãs, a cultivar gestos fraternos, a estimular a tolerância esclarecida, a renúncia construtiva e a cooperação fecunda. Quando se sentir plenamente senhor desses pensamentos, forme ideias-matrizes de saúde, cooperação e paz. Descanse em silêncio durante mais alguns minutos, realize depois outra prece muda e, então, interrompa a ligeira sessão meditativa. Verá como, durante o dia, as ideias-matrizes se subdividirão em outras ideias da mesma natureza, facilitando suas tarefas cotidianas. E não há nada de novo nisto.

            Amparados pelo Evangelho, fortalecidos pela Doutrina, devemos enfrentar corajosamente a vida, enfeitando-a o mais possível com o otimismo, que é uma forma reveladora da saúde da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário