Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Quem é este a quem o mar e os ventos obedecem?



Quem é este a quem os ventos e o mar obedecem?
por Vinícius
Reformador (FEB) Abril 1951

- E eles, deixando a multidão levaram Jesus consigo no barco. Eis que se levantou grande temporal subindo as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E o Mestre estava na popa, dormindo sobre uma almofada. Despertaram-no os discípulos, dizendo; Senhor, não se te dá que pereçamos? Ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala- te, aquieta-te. E o vento e o mar se aquietaram, sucedendo grande bonança. E disse-lhes: Porque sois tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram grande temor, e diziam uns aos outros: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? (Marcos, IV).

É curioso e interessante o relato acima. Jesus terminara uma de suas prédicas falando, como de costume, de dentro do barco. Em seguida, levaram-no naquela mesma embarcação para outra banda a fim de fazer ligeiro repouso. Logo após se afastarem da praia, sobreveio um grande temporal, pondo em risco a pequena e frágil nau. O Mestre descansava tranquilamente na popa, tendo a cabeça reclinada sobre um travesseiro. Apavorados com a tempestade, despertam-no, dizendo: Senhor! não se te dá que pereçamos? Erguendo-se Jesus, dirige-se aos elementos em fúria, e ordena ao mar que se aquiete, e aos ventos que se amainem, sendo imediatamente obedecido, de modo que, ao terrível vendaval, sucedeu calma, bonança.

Admira-se de que aqueles pescadores, afeitos à vida marítima, não previssem uma tempestade de tão grandes proporções, antes de tentarem a travessia. Os marujos conhecem os sinais precursores das alternativas do tempo. Este caso leva-nos a pensar que o Mestre mesmo provocara a tempestade, pondo à prova a fé dos seus discípulos. Tratava-se de dar uma lição de escola viva, cujos resultados são mais eficientes e elucidativos que os da escola teórica. O bom educador, não só se prevalece, como cria oportunidades para exemplificar. Demais, porque não poderia provocar um temporal, aquele que teve poder para sufocá-lo? Onde revelaria Ele maior autoridade, deflagrando ou apaziguando a tempestade? O Filho de Deus, pois, acendeu e apagou a violência das ondas e o furor dos ventos. Os colaboradores escolhidos para atuarem no prosseguimento da sua missão terrena, deviam assistir ao imponente espetáculo a fim de formarem um juízo relativamente exato daquele que OB orientava e instruía acerca dos magnos problemas do Destino, vistos e estudados, não segundo a mixórdia judaizante, mas nas páginas vivas do majestoso livro da Natureza.

Saber realmente quem é o Cristo de Deus não é tarefa muito fácil. Os que estão no alto sabem o que há em baixo, porém os habitantes das regiões inferiores desconhecem as particularidades das esferas Superiores e dos seres que nelas vivem. “Vos sou cá de baixo. Eu sou lá de cima." "Sou o pão vivo que desceu do céu." "Ninguém conhece o Pai senão o Filho, e ninguém conhece o Filho senão o Pai e aquele a quem Ele o revelar."

Simeão, o velho profeta, tomando em seus braços o menino (Jesus), disse a Maria: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos, e como sinal de contradição. E uma espada traspassará a tua alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.

E, de fato, assim tem sido. As opiniões acerca do Verbo encarnado são várias e contraditórias.

Os pensamentos íntimos, ocultos nos corações, vão-se exteriorizando através dos tempos, provocados por circunstâncias de momento. As conjeturas se sucedem, baralhadas, confusas, umas respeitosas, irreverentes outras.

Ainda há pouco, a imprensa profana assim se pronunciava, transcrevendo uma série de pareceres a propósito do assunto. - Fraco, feio e humilde, reza a tradição mais antiga sobre o aspecto físico do Salvador. Mas, "Tu és o mais belo dos filhos dos homens" nos diz, através dos séculos, a versão mais moderna. Dois conceitos opostos. O que é belo não pode ser feio, e como o feio ser belo? perguntamos nós. Será possível conciliar esta antítese? Talvez o possa uma frase de Orígenes: "Nele não havia apenas duas fisionomias; o seu aspecto variava de acordo com o mérito de quem o contemplava; e, embora fosse como era, nem sempre parecia tudo e que era.
           
Orígenes pretendeu exprimir, sem dúvida, que a fisionomia divina do Salvador transparecia na sua fisionomia humana; contudo, só era visível aos que a contemplassem com pensamentos puros, celestiais.     
Se existem contradições em tomo de sua figura humanada, que dizer a respeito do Cristo Espírito, redivivo, reflexo fiel da divina Paternidade?

Estudemos e meditemos o seu Evangelho de amor, a sua palavra de vida eterna.              
          Supliquemos-lhe que apazigue as terríveis tempestades das paixões que se desencadeiam no coração humano e cujas consequências são infinitamente mais funestas e desastrosas que aquelas que produzem vagalhões no oceano e furacão no espaço. Quanto, porém, à sua pessoa, parodiemos a solene interrogação dos rudes pescadores da Galileia, feita sob a influência da grande emoção de que se achavam possuídos no momento:

Quem, porventura, é este, a quem os ventos e o mar obedecem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário