Pesquisar este blog

domingo, 26 de abril de 2015

Mudança de Mentalidade

Mudança
de Mentalidade

Lino Teles / (Ismael Gomes Braga)
Reformador (FEB) Julho 1958

            Durante séculos duas grandes ordens religiosas disputaram a glória de haver criado a Santa Inquisição. Cada uma apresentava documentos e provas de haver sido ela quem fizera à Humanidade aquele grande bem. Mas a opinião universal foi mudando, a Inquisição passou a ser detestada, e hoje as mesmas ordens se acusam reciprocamente do crime de haver criado aquele monstro, do qual toda a Humanidade hoje se envergonha.

            Coisa semelhante vai ocorrendo com as glórias militares.

            Houve tempo em que era glória haver tomado a iniciativa de fazer a guerra. Depois cada um dos beligerantes passou a responsabilizar o outro pelo desencadeamento de uma guerra.

            Os heróis da guerra eram festejados. Levantavam-se lhes monumentos imperecíveis. Nossas cidades estão cheias de estátuas de guerreiros ilustres. Seus nomes estão escritos nas esquinas das ruas e praças. Mas a pouco e pouco a guerra passou a ser mecanizada. Já não depende de bravura, mas apenas de técnica. Nenhum de nós sabe o nome do "herói" que lançou as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Sabemos apenas que foi um aviador anônimo, de muito alto, sem correr risco algum. Ele mesmo nunca se atribuiu "glória" alguma por haver queimado tantos milhares de crianças, mulheres, anciãos. Talvez ande envergonhado do seu ato.

            A consciência de solidariedade humana vai-se formando rapidamente em toda a superfície da Terra e a mentalidade belicosa dos povos vai-se transformando em sede de paz e bem-estar para todos.

            Desde o início da Codificação do Espiritismo foi claramente anunciado que era chegado o tempo de uma grande transformação da Terra, que de mundo de expiação e de provas teria de passar a mundo regenerador. Quem não esteja lembrado disso, leia o Capítulo III de "O Evangelho segundo o Espiritismo", publicado em 1864, e não terá dúvida de que é chegado o tempo dessa grande transformação e o fato foi anunciado há mais de um século.


            Todos os grandes acontecimentos mundiais deste século são no mesmo sentido de universalizar a cultura, a ciência, o bem-estar de toda a Humanidade. Portanto, a mudança de mentalidade seria inevitável, como vai ocorrendo. Infelizmente os acontecimentos não seguiram o caminho traçado pelo Divino Mestre - todo de amor e harmonia -, porque os homens preferiram o caminho doloroso da violência, das guerras e revoluções armadas, em oposição ao Evangelho; mas os Altos Desígnios de Deus têm de cumprir-se fatalmente e o Planeta tem de transformar-se de conformidade com o Plano Divino da evolução Esse Plano já está bem visível para todos, por isso mesmo nossa mentalidade tem de mudar muito e adaptar-se à Lei de Amor Universal a todos os seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário