Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Nos trilhos mais íntimos


Nos trilhos mais íntimos
Emmanuel por Chico Xavier
Reformador (FEB) Fevereiro 1956

Além da beneficência que o dinheiro pode realizar, sem espetáculos de orgulho uma caridade existe, ao alcance de todos, que pode frondejar e frutescer nos trilhos mais íntimos da luta de cada dia, começando de nosso próprio lar.

É o verbo que se cala, tolerante e bondoso diante da maledicência ou da palavra otimista que alimenta as boas intenções, convertendo-as em obras elogiáveis.

É a gentileza silenciosa que dispensamos ao vizinho, no cultivo da cordialidade, e a compreensão que perdoa sem alarde o gesto infeliz do companheiro de luta.

É o pensamento amigo que a bondade exterioriza, em favor do necessitado, e a prece oculta que podemos formular em benefício das vítimas do infortúnio ou das trevas.

É o servicinho aparentemente insignificante que somos capazes de prestar aos que seguem conosco na viagem do mundo, quais sejam a informação útil e espontânea ou a condução de um fardo pequenino.

É a generosidade com que será justo suportar a irreflexão do nosso interlocutor e a desculpa sincera para com as ofensas recebidas.

Dessa benemerência que parece perder-se no turbilhão da existência agitada, repleta de minúsculas manifestações supostamente desvaliosas de amor e entendimento, nasce a harmonia do mundo.

Aprendamos a tolerar-nos uns aos outros, sem atrito, sem mágoa e sem acusações.

Reconheçamos que a falta ou a enfermidade de alguém representam igualmente problemas nossos.

E não olvidemos que o nosso beneficiário de hoje poderá ser o nosso benfeitor de amanhã.

Situando, pois, o coração em todos os nossos gestos na vida, marcando a nossa romagem com o selo da boa vontade, em todos os acontecimentos e em todas as situações, estaremos efetivamente seguindo os exemplos e os passos de Amigo Celeste, que nos ajuda e socorre, de instante a instante, sem que possamos perceber.


Nenhum comentário:

Postar um comentário