A
luta pela vida começa cedo. Mal a criança principia a andar e falar e já se lhe
dá um
encaminhamento, que pode ir desde o Jardim da Infância até os estudos mais
altamente graduados, na escala dos conhecimentos superiores.
Constitui mesmo um espetáculo à
parte, embora diariamente repetido, a ida dos colegiais às escolas. Dá gosto
vê-los, tomando de assalto, por assim dizer, a condução ou postados nas
dependências dos educandários, quais bandos de aves que pousassem em revoada em
um só local. Palradores e bulhentos, sorridentes e brincalhões, lá se vão eles,
os estudantes, de portes e tipos diferentes, sobraçando pastas e porta-cadernos,
merendeiras e bolsas. Voltam alegres como foram, movimentando o centro e os
bairros da cidade, nos turnos da manhã, da tarde e da noite.
É o preparo para a vida. Há pais que
deixam de vestir-se bem, de alimentar-se melhor só
para terem o prazer de ver seus filhos graduarem-se nos estudos. Raiam, por
vezes, pelo sacrifício
as epopeias de luz que são descritas pelo heroísmo paternal, levados a extremos
de dedicação inimaginável.
Selecionam-se cursos, destacam-se
nomes e endereços de colégios e professores, recortam-se anúncios de
explicadores especializados, consultam-se fontes autorizadas quanto a programas
e horários de ensino de maior confiança e eficiência, tudo para facilitar a
criança e o adolescente nos domínios do aprendizado. Rios de dinheiro são
gastos com a instrução dos filhos.
Amanhã, eles estarão bem situados na
vida. Serão autênticos representantes da Cultura. Exercerão as mais variadas
funções nos múltiplos setores das atividades humanas. Falarão
línguas. Escreverão com raro brilhantismo. Discursarão com facilidade e
felicidade. Conceberão
coisas impressionantes. Farão planejamentos maravilhosos. Formularão programas
ousados. Terão seus nomes em evidência na imprensa. Ocuparão com frequência os
microfones. Ver-se-ão procurados e preferidos pelos lançadores de cartazes,
como “homem do dia” ou “figura do momento”.
O público terá conhecimento de suas
andanças, de suas entrevistas, de suas palavras, de suas decisões. São os
homens de hoje aquelas crianças de ontem. Estudaram. Aprenderam
e subiram. Guindaram-se a altas posições. Galgaram postos representativos. Fizeram-se
porta-vozes de suas classes. Tornaram-se autoridades na ordem de assuntos que
dominam. Temos, enfim, as grandes capacidades: técnicos, especialistas, doutores
e publicistas, cultores das Armas, Ciências, Letras e Artes.
Consistirá, porém, apenas nisto o
preparo para a vida? E o objetivo de ser bom? e o ideal de tornar-se melhor? e
a obtenção do grande tesouro da Educação?
Onde a formação do caráter, a
purificação do íntimo, a dignificação do sentimento, a iluminação do
entendimento, o acrisolamento da consciência, o aperfeiçoamento da mente, a
sublimação de tudo quanto é do Espírito?
Geralmente os pais não pensam nisto.
Bem poucos são os que olham este segundo lado da questão, enquanto quase todos
por pouco não ficam alucinados de preocupações pelos resultados da outra parte.
É que eles apenas situam as coisas
no terreno das temporalidades. A seu ver, tudo se reduz
a uma questão de dinheiro no bolso. Tendo este, o mais virá como consequência
inevitável.
No entanto, assim não é, nunca foi e
jamais poderá ser. Já devemos ter o necessário amadurecimento
para compreender que os destinos do Homem e do Mundo são intimamente
entrelaçados nos meandros da Cultura e da Educação.
Preparemos, pois, nossos filhos não
só para viver bem, mas, sobretudo, para bem viver. Tanto quanto a Inteligência,
o Coração também precisa de alimentos e elementos para sustentar-se e sustentar
outros dentro da Vida.
A Terra só será realmente um planeta
feliz quando seus filhos, além de intelectualizados, forem verdadeiramente
bons.
Preparo para a Vida
Alberto
Nogueira da Gama
Reformador (FEB) Setembro 1970
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