Definições
de
“Agênere”,
“Materialização”
e
“Ectoplasma”
in ‘Dicionário de Doutrina Espírita’ – 1ª Ed – 1963)
Publicado pelo Grupo Espírita Regeneração, RJ, RJ
fundado pelo
Dr.Adolpho Bezerra de Menezes em 1891
AGÊNERE
- modalidade de aparição tangível; estado de certos Espíritos, quando, temporariamente,
revestem as formas de urna pessoa viva, ao ponto de produzirem ilusão completa.
(OK2[2]
XXXI).
1- É de notar-se que as aparições
tangíveis só têm da matéria carnal as aparências; não poderiam ter dela as
qualidades. Em virtude da sua natureza fluídica, não podem ter a coesão da
matéria, porque, em realidade não há nelas carne. Formam-se instantaneamente e
instantaneamente desaparecem, ou se evaporam pela desagregação das moléculas fluídicas.
Os seres que se apresentam nessas condições não nascem, nem morrem, como os
outros homens. São vistos e deixam de ser vistos, sem que se saiba donde
vêm, como
vieram, nem para onde vão.
Ninguém os poderia matar, nem
prender, nem encarcerar, visto carecerem de corpo carnal. Atingiriam o vácuo os
golpes que se lhes desferissem. Tal o caráter dos agêneres, com os quais se
pode confabular, sem suspeitar
de que eles o sejam, mas que não demoram longo tempo entre os humanos e não
podem tornar-se comensais de uma casa, nem figurar entre os membros de uma
família.
Ao demais, denotam sempre, em suas
atitudes, qualquer coisa de estranho e de insólito que deriva ao mesmo
tempo da materialidade e da espiritualidade; neles o olhar é simultaneamente
vaporoso e brilhante, carece da nitidez do olhar através dos olhos da carne ...
a aproximação deles causa uma sensação singular e indefinível de surpresa ... e
quem com eles se põe em contato ... é levado a dizer involuntariamente: ali
está uma criatura singular. (OK5[3] -
XIV – nº 36 e notas).
2 - Se um Espírito tem o poder de
tornar visível e palpável uma parte qualquer de seu corpo etéreo, não há razão
para que não possa proceder do mesmo modo com os outros órgãos. Suponhamos,
pois, que um Espírito
estenda essa aparência a todas as partes do seu corpo, creremos ver uma
entidade semelhante a um de nós, enquanto que será apenas um vapor momentaneamente
solidificado ..... A, duração
dessa aparência está sujeita a condições que nos são desconhecidas; essa
duração depende, sem dúvida, da vontade do Espírito
que a pode produzir ou fazer cessar a seu gosto, mas dentro de certos limites
que ele não tem sempre a
liberdade de transpor.
Interrogados sobre isso, como sobre
todas as intermitências de quaisquer manifestações, os Espíritos sempre
disseram que procedem em virtude de permissão superior ..... Um Espírito, cujo
corpo fosse assim visível e palpável, teria para nós todas as aparências de um
ser humano, poderia conversar conosco,
assentar-se como qualquer pessoa em nosso lar, porque, para nós ele seria um
dos nossos semelhantes ...
Interrogado sobre esse ponto, um
Espírito superior nos respondeu que, de fato, podemos encontrar seres dessa natureza, sem suspeitarmos que não sejam
homens normais; e acrescentou ele que isso
é raro, mas se dá.
Como, a fim de nos entendermos, precisamos de um nome para cada coisa, a
Sociedade Parisiense
de Estudos Espíritas, chamou-lhe agêneres,
para indicar que sua origem não é produto de geração,
não são gerados ... o agênere, propriamente dito, não revela sua natureza e aos
nossos olhos é somente um homem como os
outros; sua aparição corporal, quando necessário, pode ser de duração bastante
longa para que ele possa estabelecer relações sociais com um ou diversos
indivíduos...
Os exemplos clássicos na Bíblia são
o do anjo que viajou com Tobias e o do aparecimento de Jesus Cristo sobre a
Terra ... algumas vezes há sobre a
Terra, Espíritos que revestem essa aparência e são tomados como homens normais
... .
O Agênere não tem corpo vivo sobre a Terra; só o seu perispírito toma
forma palpável, (AUTE[4] 8
- págs. 38/47 – 1ª
Ed. FEB).
3 - Os melquisedequianos eram no
século III os discípulos de Theodato de BIzâncIo, também chamado Theodato, o
Banqueiro. Viam em Melquisedeque o verdadeiro mediador entre Deus e os homens,
superior a Abraão, a
Moisés e mesmo a Jesus Cristo. Esta doutrina, fundada numa falsa interpretação
da Epístola aos hebreus (V, VI, VIII), foi renovada por um herético do começo
do século V, chamado Hierax. Vários autores católicos,
por outro lado, julgaram poder afirmar que Melquisedeque, sacerdote e rei de
Salem, não era um homem, mas sim um anjo, Esta opinião, sem ser herética, é
comumente rejeitada por teólogos católicos. (ENC. 1 - Vol. XII). VER: MATERIALIZAÇÁO.
Bibl. -
Elos Doutrinários, de I. Gomes Braga, Ed. FEB.
Etimo - do
Grego, a, privativo, e geiné, genomai, gerar; que não foi gerado.
MATERIALIZAÇÃO - Diz-se quando o Espírito atua
sobre a matéria. (OK2 – nº 129).
1 - Da matéria cósmica universal
tira (o Esp. ) os elementos de que necessite para formar, a seu bel-prazer,
objetos que tenham a aparência dos diversos corpos existentes na Terra. Pode
igualmente, pela ação da sua
vontade, operar na matéria elementar uma transformação íntima, que lhe confira determinadas propriedades. Esta
faculdade é inerente à natureza do Espírito, que muitas vezes a exerce de modo
instintivo, quando
necessário, sem disso se aperceber. Os objetos que o Espírito forma, têm
existência temporária, subordinada à sua vontade, ou a uma necessidade que êle
experimenta. Pode faze-Ias e desfaze-las livremente. Em certos casos, esses
objetos, aos olhos de pessoas vivas, podem apresentar todas as aparências da
realidade, isto é, tornarem-se momentaneamente visíveis e até mesmo tangíveis.
Há formação; porém, não
criação, atento que do nada o Espírito nada pode tirar. (Fnt. cit).
2 - Trata-se de serviço de elevada
responsabilidade, porquanto, além de exigir todas as possibilidades do aparelho
mediúnico, há que movimentar todos os elementos de colaboração dos companheiros
encarnados, presentes às reuniões destinadas a esses fins. Se houvesse perfeita
compreensão geral, respeito aos dons da vida, e se pudéssemos contar com valores
morais espontâneos e legitimamente consolidados no espírito, essas
manifestações seriam as mais naturais possíveis, sem qualquer prejuízo para o
médium e assistentes ..... na incerteza de colaboração eficiente, as sessões de
materialização efetuam-se com grandes riscos para a organização mediúnica e
requisitam número dilatado do cooperadores do nosso plano (espiritual), (OAZ3[5] -
pág. 107 – 3ª' Ed. FEB).
3 - Para a produção deste fenômeno,
o Espírito operante, tendo conseguido tirar do médium, dos assistentes e do
ambiente que lhe é próprio, o volume necessário de fluido pesado, combina-o
com fluido mais
fino, oriundo do plano espiritual, condensa-o ao ponto que baste para revestir
com ele o pertspirIto do Esp. que vai manifestar-se, tornando-o assim visível
aos olhos materiais. (AUTE[6] 3
- pág. 93 – 7ª Ed. LAKE).
4 - O caso mais notável de
materialização vamos dizer “a longo prazo” foi estudado e descrito pelo sábio
inglês William Croockes que, operando com a médium Miss Cook, teve sob seu contrôle
e análise, durante alguns anos, o Espírito materializado de Katie King. Deste
campo são também os casos de materializações
luminosas em que os fluidos empregados são mais do próprio mundo espiritual
..... Nos trabalhos deste teor reclamam-se processos acelerados de
materialização e desmaterialização de energia ..... O ambiente para a
materialização de entidade do plano invisível aos homens requer elevado teor de
ozônio e, além disso,
é indispensável semelhante operação a fim de que todas as larvas e expressões microscópicas
de atividade inferior sejam exterminadas. O ectoplasma, ou força nervosa, que
será abundantemente extraído do médium, não
pode sofrer, sem prejuízos fatais, a intromissão de certos elementos microbianos.
(Op. cit. - págs. 93 e
95).
5 - De todos os casos de
materialização, estudados e observados, o mais importante e extraordinário foi o de
Katie King. A importância deste caso resulta de ter sido ele estudado, durante anos,
pelo professor WiIliam Croockes ..... Florence Cook tinha 15 anos em 1872. No
dia 21 de abril de 1872, em casa de seus pais, uma
forma se materializou parcialmente e disse ser Katie King. O fantasma, nessa
primeira vez, era muito
imperfeito; admitia apenas a iluminação produzida por uma garrafa com óleo
fosforado ..... O fantasma dizia ter sido uma moça, chamada Annie Owen Morgan,
falecida aos 23 anos de idade ..... Em uma sessão em que Katie estava inteiramente
materializada, um imbecil, ignorante dessas coisas, segurou-a com grande força
e violência, para provar que o fantasma era o próprio médium. Katie não se debateu,
escapou do abraço
violento e
desapareceu : .... Em consequência dessa agressão estúpida, Florence Cook foi.
atacada de violentas convulsões, e sua vida correu perigo. (AUD11[7] -
XVII - pág, 170 - Ed. 1955), Ver ECTOPLASMA
E EFEITOS FÍSICOS.
Bibl. -
Materializações Luminosas, de Ranieri, Ed. LAKE e Missionários da Luz, de A.
Luiz, Ed. FEB.
ECTOPLASMA
- é um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. Pode ser comparado
a genuína massa protoplásmica. (OAZ9[8] -
pág. 244 – 2ª Ed. FEB).
1 - O
ectoplasma está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim
como um produto de emanações da alma pelo filtro do
corpo, e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da
Natureza. Em certas organizações fisiológicas especiais
da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a
manifestação necessária
aos efeitos físicos sendo extremamente sensível, animado de princípios criativos
que funcionam como condutores de eletricidade e magnetismo, mas que se
subordinam, invariavelmente, ao pensamento e à vontade
do médium que os exterioriza ou dos Espíritos desencarnados ou não que
sintonizam com a mente mediúnica,
senhoreando-lhe o modo de ser. Infinitamente plástico, dá forma parcial ou
total às entidades que se fazem visíveis aos olhos
dos companheiros terrestres ou diante da objetiva fotográfica, dá consistência
aos fios, bastonetes e outros
tipos de formações, visíveis ou Invisíveis nos fenômenos de levitação, e
substancializa as imagens criadas pela imaginação do médium ou dos companheiros
que o assistem mentalmente afinados com ele. Exige-nos, pois, muito cuidado
para não sofrer o domínio de Inteligências sombrias. (Fnt. cit.) ,
2 - Richet (o criador do termo) diz: é urna
espécie de geleia esbranquiçada que sal da boca de Marta (médium) ou
do seu peito, e organiza-se, pouco a pouco, adquirindo o aspecto de um rosto ou
de um membro ..... Geley diz: a subtância sólida, constituida por uma massa
protoplásmlca amorfa, quase sempre branca, sai do médium especialmente pelos
orifícios naturais, pelos flancos ou dedos. A substância gasosa ou nevoeiro parece
fraca nuvem fosforescente; é, sobretudo, da cabeça do médium que parece
formar-se. Às vezes, tem pontos
brilhantes de condensação. (AUDI1[9] -
pâg. 164 - Ed. 1955).
3 - Até presentemente, as experiências
com o ectoplasma tem sido orientadas em um sentido mais fenomênico do que
físico-químico. Têm-se observado mais as suas propriedades psicodinâmicas e ideoplásticas.
Inexplicavelmente, o rigor e o método científico não foram totalmente
empregados na análise, seleção e
classificação dessa extraordinária substância. sob o ponto de vista da sua
constituição química, de sua estruturação
molecular, paracristalina ou cristalina, etc. ..... já consideramos como ponto
pacífico com relação ao ectoplasma: a) a existência; b) a variedade; c) a
natureza material; d) a motilidade; e) a plasticidade.
(AUTE11[10] -
págs. 191/3 1ª Ed. Gráfica Betivegna).
4 - Os fluidos espirituais, que constituem
um dos estados do fluido cósmico universal, são, a bem dizer, a
atmosfera dos seres espirituais; o elemento donde eles tiram os materiais sobre
que operam; o meio onde ocorrem os fenômenos especiais, perceptíveis à visão e
à audição do Espírito, mas que escapam aos sentidos carnais,
impressionáveis somente à matéria tangível; o meio onde se forma a luz peculiar
ao mundo espiritual,
diferente, pela causa e pelos efeitos da luz ordinária; finalmente, o veículo do
pensamento, como o ar o é do som. Os Espíritos atuam sobre os fluídos espirituais
..... como os homens manipulam os gases ..... Pelo pensamento, eles imprimem aqueles
fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam com eles conjuntos que apresentam
uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas ..... Sendo o perispírito dos encarnados de natureza
Idêntica à dos fluidos espirituais, ele os assimila com facilidade, como uma
esponja se embebe de um líquido ..... Atuando esses fluidos sobre o
perispírito, este, a seu turno,
reage sobre o organismo material com que se acha em contato molecular. (OK5 [11]-
XIV - ns, 13/ 4 e 18). “Fundamento
doutrinário da substância modernamente conhecida como ectoplasma”. (ADGMT).
Etimo. - grego, ektos, por fora e plasma
de plassein, formar.
[1] Do Blog:
Os organizadores deste Dicionário resolveram ocultar seus nomes sob a sigla
ADGMT, resultante das iniciais dos respectivos nomes próprios.
[2] Do Blog:
Os autores usam uma Convenção que demanda esclarecimentos: OK2 = O Livro dos
Médiuns’ (1861)
[3] OK5 = A
Gênese (1868)
[4] AUTE8 –
‘Elos Doutrinários’ (FEB), de Ismael Gomes Braga.
[5] OAZ3 –Missionários
da Luz
[6] Mediunidade,
de Edgard Armond
[7] AUD11 –
Primeiros Passos em Metapsíquica, de Roberto Lisboa.
[8] OAZ9 –
Nos Domínios da Mediunidade.
[9] AUDI1 -
Primeiros Passos em Metapsíquica, de Roberto Lisboa.
[10] AUTE11 –
Teoria Corpuscular do Espírito, de Ernani G Andrade.
[11] OK5 – A
Gênese (1868).
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