segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Roustaing - Divergir em Harmonia - Wikipedia


‘Roustaing
 Divergir em Harmonia’

fonte Wikipedia

Divergências no movimento espírita

     Os conceitos expressos na obra de Roustaing causaram, ao longo da história do espiritismo no Brasil profundos conflitos. Os principais pontos da chamada "revelação" afirmam que:

      Os espíritos criados simples e ignorantes no mundo dos espíritos (mundo primordial), após se tornarem individualidades e providos de livre arbítrio, seguem evoluindo em conhecimento e moral no mundo dos espíritos, desde que não errem devido ao orgulho, ao egoísmo e ao ateísmo. Nessa hipótese, e só então, terão necessidade de encarnar (a primeira encarnação) e, persistindo ou ampliando os erros, estarão necessariamente sujeitos a reencarnações sucessivas. A evolução ocorre através das encarnações materiais (quando necessárias), ou em mundos espirituais, até não serem mais necessárias.

      Nos mundos primitivos, os seres humanos encarnados possuem um envoltório material rudimentar (corpo), em comparação com o estágio atual do nosso, e, assim, os que estivessem nesse processo (os espíritos criaram o termo "criptógamo carnudo" para designá-los) passariam por toda a fieira material até atingirem as condições de encarnarem em planetas de expiação, já agora com corpos correspondentes ao planeta que estejam habitando. E, daí por diante, continuariam em depuração material e no esforço das conquistas morais, passando por um espectro de planetas cada vez menos materiais, para depois irem aos fluídicos, dando continuidade à ascensão, até não mais necessitarem de encarnações ou manifestações sequer em mundos fluídicos, atingindo enfim o estado de espíritos puros.

     Jesus, por ser um espírito puro e de aparente constituição "material" inconcebível para nós, de estado evolutivo puro, incompatível com os estados vibracionais (energéticos) da matéria, que constituem os corpos dos planetas de expiações, não poderia estar sujeito às leis naturais que regem a formação de corpos humanos. Assim, para dar cumprimento à sua missão no planeta Terra, e, sendo impossível estar revestido de um corpo de matéria rudimentar como os nossos, deu curso à lei não menos natural de elaboração de um corpo perispirítico, para depois torná-lo denso e tangível, uma espécie de materialização que lhe deu todas as semelhanças e propriedades próprias dos corpos humanos que conhecemos.

     Os críticos da obra consideram que o seu conteúdo está em dissonância com os ensinamentos da doutrina espírita e contra argumentam que:  

      Os espíritos criados simples e ignorantes, no mundo dos espíritos (mundo primordial), após se tornarem individualidades e possuidores de livre arbítrio, mesmo que não tenham cometido nenhum erro, têm necessariamente de encarnar (mesmo numa primeira encarnação), para que possam evoluir e subsequentemente reencarnar, num processo de aprendizado e depuração.

      As explicações apresentadas na obra de Roustaing com relação à evolução dos seres humanos em mundos primitivos, antes de poderem habitar mundos de expiações, quando então foi utilizada a terminologia "criptógamo carnudo", significaria um processo e um ensinamento análogos à metempsicose.  Jesus não poderia ter um corpo de origem e natureza diferentes dos espíritos que reencarnam no planeta Terra, pois estaria contrariando leis naturais do processo encarnatório. Também o seu corpo não poderia ser de origem e de natureza diferentes da matéria terrena, pois estaria promovendo uma farsa, haja visto haver nos Evangelhos várias passagens que registram Jesus em rotinas e contratempos em que agiu e reagiu como quem possui um corpo igual ao de todos os terrestres.

     As divergências de múltiplas naturezas, estabelecidas entre as entidades espíritas de todos os níveis e de todo o país, desde os primórdios do movimento espírita no Brasil, levaram a dissensões históricas. A mais importante foi a que opôs os chamados "místicos", sob a liderança de Bezerra de Menezes, e os "cientificistas", estes defensores de um espiritismo voltado para a experimentação científica.

     Um acordo só teria lugar em 1945, com a assinatura do chamado Pacto Áureo promovido pela FEB, e que recebeu o apoio de todo o país.

Bibliografia

A favor

 1.A Educadora Émilie Collignon – Émilie Collignon (organizadores Jorge Damas Martins e Stênio Monteiro de Barros)
 2.A História de Roustaing – Jorge Damas Martins
 3.A Personalidade de Jesus, Leopoldo Cirne, 1ª ed., Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ, 1943.
 4.Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho – Humberto de Campos (psicografia de Francisco Cândido Xavier)
 5. Elos Doutrinários – Ismael Gomes Braga (organizador)
 6. Elucidações Evangélicas – Antônio Luís Sayão
 7. Em Verdade vos Digo – Júlio Couto Damasceno (organizador)
 8. Irmãos de Jesus, Kruger Mattos, Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ,1945.
 9. Jean-Baptiste Roustaing – O Apóstolo do Espiritismo – Jorge Damas Martins e Stênio Monteiro de Barros
 10.Jean-Baptiste Roustaing - O Missionário da Fé – Luciano dos Anjos
 11.Jesus nem Deus nem Homem – Guillon Ribeiro
 12.Jesus perante a Cristandade – Francisco Leite de Bittencourt Sampaio
 13.O Atalho – Análise Crítica do Movimento Espírita – Luciano dos Anjos, 1ª ed., Ed. Lachâtre, Niteroi, RJ, 1995.
 14.O Cristo de Deus – Manuel Quintão
 15.O Livro de Tobias – Ismael Gomes Braga
 16.Os Adeptos de Roustaing, Luciano dos Anjos, 1ª ed., Ed. AEEV, Volta Redonda/RJ.
 17.Os Mais Novos Argumentos Contra Roustaing – Luciano dos Anjos
 18.Os Quatro Evangelhos – Espiritismo Cristão ou Revelação da Revelação, Jean-Baptiste Roustaing, 4 vols.,8ª ed.,Ed. FEB, Rio de Janeiro/RJ, 1994.
 19.Para Entender Roustaing, Luciano dos Anjos, 1ª ed., Ed. Lachâtre, Bragança Paulista/SP, 2005.
 20.Ponte Evangélica – De Bordéus a Pedro Leopoldo – Jorge Damas Martins
 21.Testemunhos de Chico Xavier – Suely Caldas Schubert
 22.Vida de Jesus Baseada no Espiritismo – Antônio Lima

Contra

 ABREU FILHO, Júlio. Erros Doutrinários. São Paulo: Ed. Cairbar, 1973.
 ANDRADE, Henrique. A Bem da Verdade. Rio de Janeiro: Ed. do autor, 1946.
 COSTA, Luciano. Kardec e Não Roustaing. São Paulo: Editora LAKE.
 DIAS, Krishnamurti de Carvalho. Roustaing: Um Estudo Desapaixonado
 FERREIRA, Carlos Alberto. Será a obra de Roustaing Espírita? São Paulo: Editora Opinião E. Capivari.
 GARCIA, Wilson, O Corpo Fluídico. São Paulo: Edições Correio Fraterno do ABC, 1981.
 KARDEC, Allan. "Revue Spirite", 1861. São Paulo: Editora Edicel.
 KARDEC, Allan. "Revue Spirite", 1866. São Paulo: Editora Edicel.
 KARDEC, Allan. "Revue Spirite", 1867. São Paulo: Editora Edicel.
 PIRES, José Herculano. Agonia das Religiões. Editora Paidéia, 1989.
 PIRES, José Herculano. O Espírito e o Tempo. Editora Paidéia, 1983.
 PIRES, José Herculano. Revisão do Cristianismo. Editora Paidéia, 1980.
 PIRES , José Herculano; ABREU FILHO, Júlio. O Verbo e a Carne. São Paulo: Ed. Cairbar, 1973.
 PRESTES, Erasto de Carvalho. Brasil: Pátria do Anticristo. Niterói (RJ): Editora ECO, 1986.
 PRESTES, Erasto de Carvalho. Kardec X Roustaing. Niterói (RJ): Editora ECO, 1984.
 PRESTES, Erasto de Carvalho. Allan Kardec: Bom Senso ou Contra-Senso?!.
 SILVA, Gélio Lacerda da. Conscientização Espírita. São Paulo: Editora Opinião E. Capivari, 1995.
 TOURINHO, Nazareno. As Tolices e Pieguices de Roustaing.
 TOURINHO, Nazareno. Retalhos de um Atalho (resposta a um roustainguismo febeano).



Nenhum comentário:

Postar um comentário