quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Esclarecendo dúvidas

 Esclarecendo Dúvidas

A Redação          Reformador (FEB) Junho 1953 

             O Espiritismo, conforme reconhece o Conselho Federativo Nacional, órgão da Federação Espírita Brasileira, é a Revelação prometida pelo Cristo de Deus para os séculos em que a Humanidade alcançasse um grau de assimilação mais elevado.         

             Os fenômenos psíquicos, tão velhos quanto o mundo, só atraíram a atenção dos intelectuais, quando surgiram os ocorridos em Hydesville, em 1848.

             Em 1857, após observá-los e catalogá-los com o mais meticuloso rigor científico, AlIan Kardec Iançou ao mundo o primeiro livro da codificação dessa nova Revelação - O Livro dos Espíritos, criando o vocábulo Espiritismo para designar essa Revelação, então chamada e ainda conhecida em outros países pelo nome de Neo-Espiritualismo.

             Difere o Espiritismo de todas as religiões conhecidas por demonstrar a lógica dos seus ensinos através de experiências científicas e por apresentar uma filosofia também baseada em experimentos e observações e documentada por uma legião de sábios de renome universal.

             Religião científico-filosófica, confirmando os ensinamentos básicos de todas as religiões, não pretende demolir as que a precederam, antes reconhece a necessidade da existência delas para grande parte da Humanidade, cuja evolução se processará lenta e inevitavelmente.

             Doutrina religiosa, sem dogmas propriamente ditos, sem liturgia, sem símbolos, sem sacerdócio organizado, ao contrário de quase todas as demais religiões, não adota em suas reuniões e em suas práticas:

a)         - paramentos, ou quaisquer outras vestes especiais;

b)         - vinho ou qualquer bebida alcoólica;

c)         - incenso, mirra, fumo ou substâncias outras que produzam fumaça;        

d)         - altares, imagens, andores, velas e quaisquer objetos materiais como auxiliares de atração do público;

e)         - hinos cantos em línguas mortas ou exóticas, só os admitindo, na língua do país, exclusivamente em reuniões festivas realizadas pela infância e pela juventude em sessões ditas de efeitos físicos;

l)          - danças, procissões e atos análogos;  

m)       - atender a interesses materiais terra-a-terra, rasteiros e mundanos;

n)         - pagamento por toda e qualquer graça conseguida para o próximo;

o)         - talismãs, amuletos, orações miraculosas, bentinhos, escapulários ou quaisquer objetos e coisas semelhantes;

j)          - administração de sacramentos, concessão de indulgências, distribuição de títulos nobiliárquicos;

k)         - confeccionar horóscopos, exercer a cartomancia, a quiromancia, a astromancia e outras “mancias”;

I)          - rituais e encenações extravagantes de modo a impressionar público;

m)       - termos exóticos ou heteróclitos para a designação de seres e coisas;

n)         - fazer promessas e despachos, riscar cruzes e pontos, praticar, enfim, a longa série de atos materiais oriundos das velhas e primitivas concepções religiosas.

             O fenômeno psíquico pode surgir em qualquer meio religioso ou irreligioso e seu aparecimento pode conduzir a criatura ao Espiritismo, mas a consolidação da crença, o conhecimento das leis que presidem os destinos do homem e a perfeita assimilação da Doutrina Espirita só se conseguem através do estudo das obras de Allan Kardec e das que lhes são subsidiárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário