Caravana da "Escola Jesus-Cristo", de Campos (RJ), integrada, entre outros, por Clóvis Tavares,
Salvadora Assiz e Dejanira Bastos de Souza, dirigiu-se a Pedro Leopoldo (MG), em
fevereiro de 1939, com o fim de confraternizar com o médium
Francisco
Cândido Xavier.
Durante os
dias que passaram naquela
pequena localidade, fartas luzes espirituais
desceram do Alto, na forma de comunicações de Espíritos
diversos,
em prosa e verso, oportunamente
estampadas no valioso opúsculo de trinta páginas, organizado e
gratuitamente distribuído, na época,
por aqueles
companheiros do florescente município fluminense.
Entre os
trabalhos figurantes na publicação aludida - denominada
Mensagens -, quatro
indagações diretas feitas a Emmanuel
tiveram dele respostas prontas, claras e persuasivas, as
quais - devido às solicitações de esclarecimento que, nos
dias de hoje,
são ainda endereçadas aos Centros Espíritas, formuladas por pessoas influenciáveis por questões "misteriosas", "secretas" ou de cunho exótico-fenomênico - passamos a reproduzir em
nossas colunas.
A Redação.
O
Redentorismo de Luiz de
Mattos
Pergunta: -
"Como
Emmanuel considera o Redentorismo, fundado por Luiz
de Mattos?"
de Mattos?"
Resposta:
Atendendo-se às suas variadas expressões
fenomênicas, ninguém poderá contestar que essa ou aquela manifestação de ordem
espiritística deixe de ser uma expressão da Doutrina, em seus numerosos
aspectos de fenomenismo. O que falta, todavia, a essas numerosas correntes
pessoais, no terreno das interpretações doutrinárias, é a iluminação
evangélica, para que encarnados e desencarnados, que nelas cooperam, sejam
conduzidos à certeza de que toda a finalidade do Espiritismo é a restauração da
fé, em Jesus Cristo, pelo coração e pelo sentimento.
Toda a desgraça da civilização do Ocidente é o dizer-se
cristã, sem que o seja.
Infelizmente, dentro dos arraiais da
Doutrina, há muita singularidade que padece desses contra sensos.
Em tocando a superficialidade desse ou
daquele fenômeno, julgam alguns dos nossos irmãos conhecer toda a Doutrina, e
daí o se afirmarem espiritistas, sem apreenderem as profundas ilações de ordem
moral e religiosa das revelações do plano invisível.
Sem o necessário esclarecimento da fé e sem
o concurso do sentimento evangélico, atiram-se, desprevenidos, às mais vastas
experiências, sendo, muitas vezes, colhidos na rede sutil das vaidades
pessoais, esquecidos de que todos os fundamentos da Verdade residem em Jesus Cristo.
Em todos os agrupamentos, porém, militam os
de boa-fé e os de generosas intenções, e, desde a antigüidade, falam-nos as
tradições religiosas que o Senhor poupa as cidades transviadas do mundo pelos
justos que elas possuem. E, também, o Mestre recomendou que se deixasse
crescer, juntos, o trigo de seus ensinamentos e o joio dos homens, na seara
vasta do mundo, porquanto Ele há de julgar e escolher o bom grão na época da
ceifa.
Assim, pois, trabalhemos na edificação das
almas, confiados na misericórdia do Cristo, cientes de que todas as correntes
de pensamento que não se coadunem com as verdades de sua lição divina,
transformar-se-ão, mais tarde, ou cairão por si mesmas, sem que o Divino
Mestre, para destruí-Ias, necessite dos penosos processos de agressividade do
mundo.
As
Igrejas protestantes da atualidade
Pergunta: -- "Como
encara Emmanuel as Igrejas Protestantes da
época atual?"
Resposta:
Todas as dificuldades espirituais das Igrejas Protestantes,
na atualidade, são filhas da herança dogmática, guardada pela Reforma, quando de sua libertação da tutela arbitrária da Igreja de Roma.
Além disso, a união de algumas de suas forças mais poderosas com a política dos Estados do mundo, à maneira da instituição romana, corta-lhes as radiosas possibilidades de enriquecer os seus patrimônios espirituais.
Não
fossem
essas circunstâncias constrangedoras e os seus postulados teriam beneficiado, sobremaneira, os corações, caminhando com a evolução do pensamento para a fé raciocinada, dentro do Evangelho em
espírito e verdade, sem o penoso cárcere da
letra.
Mas, é lícito esperarmos por melhores dias. Virá o momento
em que todas as seitas religiosas hão de reconhecer
que o Espiritismo Cristão é a dádiva celeste que
lhes envia Jesus, a fim de que as suas expressões mais
generosas não pereçam no naufrágio da desorientação dogmática, considerando-se que todas as estagnações da concepção religiosa terão de desaparecer, em
futuro próximo, com a evolução do pensamento
do mundo.
As
Assembléias Pentecostais
Pergunta: - "Que acha Emmanuel das Assembléias
Pentecostais, que se dizem
visitadas pelo Espírito Santo?"
visitadas pelo Espírito Santo?"
Resposta:
Nos pródromos
de todas as organizações religiosas há o
ascendente místico da influenciação dos poderes ocultos
do plano espiritual. Toda
essa influenciação do Alto é de natureza divina, mas, a
palavra do céu, como o orvalho, mistura-se com o elemento que a recebe,
sobre a face do mundo. Sobre o diamante puro, o rocio do firmamento se
conservará sempre puro, mas, de um modo geral, a gota de orvalho descansa sobre
outros elementos do solo, misturando-se, compulsoriamente, aos defeitos da
terra em que caiu. Os organizadores das Assembléias Pentecostais receberam a intuição
divina das relações entre a Terra e o plano espiritual, mas, não souberam
compreender os apelos do Alto, consubstanciados, então, de maneira simples e
edificante, na Doutrina Espiritista, à luz do Evangelho.
O
Esoterismo
Pergunta: - "Como considera Emmanuel o Esoterismo?"
Resposta:
O Esoterismo, como vasto movimento de
educação espiritualista, é um louvável esforço da mentalidade humana para
apreender a ciência espiritual, na sua complexidade e no seu
transcendentalismo, mas, todo estudioso deve ter o cuidado preciso quando
algumas de suas escolas pleiteiam o talismã do poder e da felicidade sobre a
Terra.
Todo
poder que não vem do amor e do bem é um novo agravo de responsabilidades para
as criaturas que o detêm, e toda felicidade que não descansa sobre a felicidade
dos outros é um filtro venenoso que pode enganar os menos avisados de
entendimento.
É
por isso que acima de todas as escolas espiritualistas colocamos o Evangelho de
Jesus Cristo. Ele é o sopro que vivifica e renova todas as abençoadas
revelações das grandes almas. Representando uma estrada para o Espiritismo
Cristão, o Esoterismo será igualmente convocado para o Caminho, para a Verdade
e para a Vida, em Jesus, quando todos os seus órgãos de expressão compreenderem
que, enquanto a maioria de suas escolas prepara os homens para os poderes
terrestres, o Consolador edifica todos os corações do mundo para esta vida e
para a outra, que se desdobra, com a lei das compensações, nas luzes do
Infinito.
Estagnações
da concepção religiosa
Redação
Reformador (FEB) Junho 1976
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