Os precursores
do Espiritismo
Possivelmente, além dos poucos
precursores que mencionamos nestes artiguetes, muitos outros houve de cuja
existência nada sabemos por não conhecermos as línguas em que escreveram. Que sabemos nós do movimento espírita em todo
o mundo eslavo e entre os povos orientais? Realmente, quase nada. Limitamo-nos
ao mundo latino e aos povos de língua inglesa, porque, para nossa finalidade, esse pouco basta.
Como vimos no artiguete anterior, no
mundo de língua inglesa o movimento foi iniciado mais
cedo do que na França e formou uma espécie de Igreja com seus pastores e
pastoras, com
rituais e sacramentos. Temos a edição de 1944 do "Spiritualist Manual", no qual são reimpressos pela sétima vez
os ensinos e ritual daquela escola, e vemos que ministram um sacramento de admissão
de candidatos à Igreja, o qual equivale ao batismo nas igrejas cristãs primitivas;
outra cerimônia de dar nome às crianças (Service of Naming Children) em lugar do
batismo das atuais Igrejas cristãs. esse sacramento termina com uma dedicação
da criança ao serviço do bem, nos seguintes termos:
O Ministro põe flores
na mão da criança e repete o seu nome e diz:
-
No conhecimento, solidariedade e grandeza do Evangelho do Espiritismo, nós te
consagramos ao Doador de todas as boas dádivas, ao serviço do mundo angélico, à
Humanidade e à verdade, para sempre." (Pág. 79. Ob. cit.) ,
Para celebrarem casamentos, vêm no
ritual duas fórmulas diferentes, mas ambas muito semelhantes na essência às das
Igrejas.
Finalmente, vemos no ritual a
cerimônia fúnebre dos enterros ou exéquias. Bastam essas notas para ficar claro
que o Espiritismo no mundo de língua inglesa já se tornou uma Igreja, uma
ortodoxia, quanto à organização geral e humana. Uma nota no ritual esclarece
que só a Associação Nacional pode ordenar ministros, tal faculdade não é conferida
às Associações Estaduais.
Na página 170 do mesmo volume fica
uma justificação de que os médiuns, do mesmo modo que os ministros e padres,
têm direito a receber honorários pelos seus serviços ( !) . Na página 176 fica
dogmaticamente negada a reencarnação (!).
Parecem-nos suficientes estas notas
para demonstrar que o Espiritismo organizado no mundo
anglo-saxão seguiu um caminho muito diferente do nosso; já é de fato uma
ortodoxia e
chama aos seus centros de Igrejas (Churches). Não queremos criticar, mas
somente apresentar fatos, deixando a crítica ao leitor inteligente. Isso quanto
ao Espiritismo ORGANIZADO, porque os Espíritos se reservam sempre o direito de
estar em desacordo com as organizações e ortodoxias humanas.
Na
escola francesa que seguimos, porque aceitamos as obras de Kardec e Roustaing
como fundamentais, e as de muitos outros autores do mundo latino como
complementares, tudo segue caminho bem diferente: nenhum médium pode receber
remuneração, ninguém e nenhuma instituição pode dar ou receber ordens sacerdotais
ou ministrar sacramentos; não aceitamos a codificação de Kardec como dogmas de
uma ortodoxia, mas somente como as bases de coisa ilimitadamente grandiosa, que
irá crescendo pelos futuros séculos e milênios sem estacionar nunca.
Vemos que os homens tenderam muito
no mundo anglo-saxão, como tendem um pouco entre nós, para pear a Revelação e
prende-la em dogmas do passado, em livros "sagrados" que deveriam
limitar todo o progresso futuro e fossilizar os conhecimentos. estabelecendo um
nec plus ultra à obra dos Espíritos. É
próprio da limitação humana essa luta contra o progresso, essa tendência para
"organizar" os conhecimentos e fazê-los estagnar, declarando que tudo
já está revelado dentro da sua pequenina seita e tudo mais é heresia, é obra
das trevas. Não faltam entre nós esses cavaleiros andantes, esses quixotezinhos,
na "defesa" de Allan Kardec, como não faltam na Igreja Católica os
"defensores de Deus". Querem um Espiritismo bem pequeno, bem limitado
no tempo e no espaço; mas, em oposição
a essa estreiteza da visão humana, quão grandiosa ,é a obra divina que se está
formando pela mediunidade!
O homem estabelece seus dogmas, seus
limites. fecha o seu Espiritismo numa celazinha sem
luz, mas os Espíritos continuam ensinando as coisas mais sublimes e produzindo
uma literatura majestosa que vai conquistando o mundo a despeito de todas as
limitações sectaristas! Diante das obras mediúnicas publicadas nestes últimos
vinte anos, preparadoras de uma compreensão infinitamente mais grandiosa da
vida do que todos os dogmas humanos, sentimos com AIlan Kardec que "em
Espiritismo estamos no A B C e nunca havemos de chegar ao fim"! Realmente,
esse fim não existe: tudo se transforma, tudo melhora, tudo se embeleza, tudo cresce
e o homem também crescerá sempre!
Longe de serem contraditórias as
obras que os Espíritos ditam nos diversos países e em todas
as línguas, são infinitas modalidades das infinitas formas de vida do Universo;
é uma grandiosa
distribuição do trabalho destinado a reunir-se
um dia num Imponente todo que será novo ponto de partida para maiores
ascensões, para mais altas conquistas. Muito acima das nossas atuais limitações
humanas, já se revela nessa literatura um Plano Superior, uma Alta Direção que
trabalha na eternidade do tempo, preparando sempre novos degraus da evolução.
Se o homem se fecha em estreitos
dogmas e transforma um momento da Revelação em ortodoxia com seus livros
sagrados intangíveis, comprazendo-se nas trevas de sua própria ignorância, os
Espíritos Superiores passam além desses dogmas e buscam outros homens para receberem
os seus ensinos; promovem a encanação de outros médiuns em outras rodas. Nomes
não lhes importam: Judaísmo, Cristianismo, Catolicismo, Evangelismo,
Espiritismo, Teosofismo, são palavras cunhadas pelo homem que pouco interessam
à Alta Direção da evolução da obra divina.
Os precursores do Espiritismo
sofreram muito e tiveram muita bravura no cumprimento de suas penosas missões.
Merecem todo o nosso respeito, toda a nossa gratidão. Desbravaram terreno dos
preconceitos humanos para que o mundo pudesse receber os. tesouros do Mundo Espiritual
que nos estão chegando hoje; assentaram as bases de uma nova civilização que já
está tomando forma em nossos dias; quebraram as cadeias que encarceravam o
pensamento humano. Os fanatismos estão forjando sempre novas cadeias, mas não
conseguem encerrar os Espíritos Superiores. A Revelação caminha sempre para cima,
eleva-se sem cessar, no sentido de libertar as consciências e dar novos ideais ao
homem.
Tempo virá em que os nomes de todos
os pioneiros do Espiritismo serão lembrados com amor
e reconhecimento.
Lino Teles
(Ismael Gomes Braga)
in Reformador
(FEB) Jun 1945
PS
Do Blog:
Da Inglaterra
não dispomos de informações recentes. Em Paris, França, nos deparamos com a
Livraria Leymarie que vende títulos como o que vai acima, com a imagem de
Kardec e do próprio Leymarie na capa, para o aprendizado da leitura de cartas de Tarô e assemelhados. Com a palavra os nossos confrades da Inglaterra e da França.
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