terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Casa Edificada sobre a Rocha

A Casa 
Edificada
na Rocha

 7,24  Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei aqo homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;

7,25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa: Ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha,

7,26   Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática, é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia,

7,27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa e grande foi a sua ruína.

                 Para  Mt (7,24) - A Casa Edificada na Rocha - , lemos em  “Pão Nosso”, de Emmanuel por Chico Xavier, a seguinte orientação:

Homens de fé...

            Os grandes pregadores do Evangelho sempre foram interpretados à conta de expressões máximas do Cristianismo, na galeria dos tipos veneráveis da fé; entretanto, isso somente aconteceu, quando os instrumentos da verdade, efetivamente, não olvidaram a vigilância indispensável ao justo testemunho.

            É interessante verificar que o Mestre destaca, entre todos os discípulos, aquele que lhe ouve os ensinamentos e os pratica. Daí se conclui que os homens de fé não são aqueles palavrosos e entusiastas, mas os que são portadores igualmente da atenção e da boa-vontade, perante as lições de Jesus, examinando-lhes o conteúdo espiritual para o trabalho de aplicação no esforço diário.

            Reconforta-nos assinalar que todas as criaturas em serviço no campo evangélico seguirão para as maravilhas interiores da fé. Todavia, cabe-nos salientar, em todos os tempos, o subido valor dos homens moderados que, registrando os ensinos e avisos da Boa Nova, cuidam, desvelados, da solução de todos os problemas do dia ou da ocasião, sem permitir que suas edificações individuais se processem, longe das bases cristãs imprescindíveis.

            Em todos os serviços, o concurso da palavra é sagrado e indispensável, mas aprendiz algum deverá esquecer o sublime valor do silêncio, a seu tempo, na obra superior do aperfeiçoamento de si mesmo, a fim de que a ponderação se faça ouvida, dentro da própria alma, norteando-lhe os destinos.”

            Para Mt (7,24-29) -A Casa Edificada na Rocha - leiamos, também,  a Antônio Luiz Sayão, em “Elucidações Evangélicas”:

            “..Para os espíritas, a prática da doutrina que professam é tudo, porquanto muito lhes será pedido, visto que muito lhes é dado. Cumpre, pois, nos preparemos, todos os que nos dizemos tais, para prestar contas exatas do que se nos confiou.

            Pouco depois de haver escrito o que acabamos de resumir, a Sra Collignon, médium pelo qual foram transmitidas ao Sr. J.B. Roustaing as revelações que se encontram na obra que ele publicou sob o título de “Revelação da Revelação”, passou a escrever, debaixo de nova influência mediúnica e com letra diferente, o seguinte:

            Não basta se diga que certa moral é sublime; cumpre pô-la em prática. Não basta ser-se CRISTÃO e mesmo CRISTÃO-ESPÍRITA, se se não pratica a moral por mim ensinada. Assim, pois, que os que queiram entrar no reino de meu Pai sejam seus filhos pelo coração e não de lábios somente, obedeçam com submissão, zelo e confiança às instruções que receberam e recebem hoje dos Espíritos, enviados de acordo com as minhas promessas, para os conduzir à verdade e lembrar-lhes o que eu lhes disse.

            “ Digam: Senhor, Senhor! mas digam-no do fundo de seus corações, correspondam seus atos às suas palavras e o reino dos céus lhes pertencerá..”

            Por aquele cuja mão protetora sustenta os humildes e os fracos e humilha os orgulhosos e os poderosos – Isabel”

            Em seguida, também de modo espontâneo, o médium escreveu, sob a influência anterior e com letra igual à com que fora traçado o ensino que acabava de ser recebido, esta última comunicação:

             “ Bendizei do Senhor a graça que vos fez e pedi-lhe de coração o apoio DAQUELE QUE SE VOS MANIFESTOU HOJE, por intermédio do seu enviado. Perseverai no caminho que trilhais, tende confiança e fé, mas séria, e o Senhor estenderá suas mãos sobre vós, para afastar os obstáculos que vos possam deter.”     João, Mateus, Lucas.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário